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Melhores Plataformas de e-Commerce: Conheça as 20 Principais!

melhores plataformas de e-commerce

Saber quais os melhores plataformas de e-commerce com diferentes opções disponíveis no mercado para facilitar ainda mais a vida das pessoas que querem abrir uma loja virtual e precisam de um suporte inicial nessa área.

Além disso, ao conhecer mais sobre as melhores plataformas de e-commerce e como funciona cada uma das opções que mencionaremos, é bom que se atente também sobre as vantagens em suporte que cada um oferece antes de fechar contrato.

Portanto, se também tem dúvidas sobre quais os melhores plataformas de e-commerce e como é cada uma dessas opções disponíveis no mercado para quem está começando, fique até o final desse artigo e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura e aproveite!

20 melhores opções de plataformas de e-commerce

Afinal, quais são as 20 melhores plataformas de e-commerce e como funciona cada uma dessas opções? Antes de mais nada, seja na criação de uma loja virtual ou até mesmo atualizar para uma versão moderna em uma já existente, sempre bate a dúvida sobre quais são as melhores plataformas de e-commerce dos dias de hoje.

Pensando justamente nisso, trouxemos as 20 opções dos melhores plataformas de e-commerce que estão disponíveis no mercado que compensa conhecer para facilitar sua vida caso precise de algum desses serviços, como por exemplo:

Plataformas de e-Commerce
Plataformas de e-Commerce (Foto: Reprodução)

1 – Nuvemshop

Em primeiro lugar da lista das 20 opções dos melhores plataformas de e-commerce temos o Nuvemshop. Nos dias de hoje, a Nuvemshop conta com mais de 110 mil lojas ativas até o momento e já foi eleita 3x a melhor plataforma de e-commerce pela ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Isso sem contar que com a Nuvemshop é possível criar sua loja online totalmente de graça, sem limites de produtos e de visitas, sendo importante saber nomes de loja virtual que mais se enquadra com seu ramo.

No entanto, para quem busca investir um pouco mais nessa questão, tem a opção de contratar os planos Essencial, Impulso e Escala, que trazem outras funcionalidades bem interessantes.

Juntamente com isso, a plataforma é boa para pequenas e médias empresas do Brasil, que representam seu maior público. Entretanto, o plano mais completo é o único que oferece suporte melhor, sendo uma desvantagem dessa opção.

2 – Loja VirtUOL – Melhores plataformas de e-commerce

Por outro lado, a Loja VirtUOL é mais uma das uma das 20 opções de melhores plataformas de e-commerce do mercado, sendo uma espécie de hub, com diferentes tecnologias voltadas para empresas. Para criar sua loja virtual peça um dos planos disponíveis: 

  • Start;
  • Essencial;
  • Up;
  • Mega Store.

Mas apesar de não existir uma versão completamente de graça, a plataforma oferece 7 dias de teste gratuito para instigar a curiosidades de novos empresários. Aliás, um ponto bem interessante é que tem a possibilidade da integração dela com outros canais de vendas como Shopee, Mercado Livre, Instagram e Facebook.

Justamente por ser algo padronizado, os pagamentos feitos com cartão de crédito e débito, PIX ou boleto caem diretamente na conta digital Pagseguro, a PagBank, o que é não é tão bom caso tenha preferencias de recebimento por outro banco, por exemplo.

3. Magazine Luiza

Além disso, na lista das 20 opções de melhores plataformas de e-commerce, temos o Magalu Marketplace, que funciona como um shopping virtual cheio de benefícios para seus clientes e parceiros.

Ou seja, a plataforma trabalha mais como uma vitrine onde se divulga todos os produtos da sua loja. Então, para aproveitar toda essa visibilidade da Magazine Luiza, basta se cadastrar e fazer a integração com sua loja virtual já criada.

Isso sem contar que outra grande vantagem dessa plataforma é justamente a possibilidade da integração da loja física e virtual. A qual permite que sua empresa tenha pedidos de diferentes canais de vendas. Mas lembre-se, só faz todo esse processo que já tiver uma loja pronta.

4. Mercado Livre

Quem é que nunca ouviu sobre os benefícios que o Mercado Livre trouxe para vida de muitos empresários nos dias de hoje, não é mesmo? Pois bem, ele também está na lista dos melhores plataformas de e-commerce que oferece a opção de venda de seus produtos por dois caminhos.

O primeiro é de forma manual através do site, anunciando um ou poucos produtos, colocando sua descrição, preços e todas as outras informações. O segundo é através de uma integração com a sua loja virtual, na hora.

5. Shopee – Melhores plataformas de e-commerce

Nos dias de hoje, ouvimos diariamente sobre as maravilhas e valores baixos que a Shoppe oferece, e não estaria de fora da lista de melhores plataformas de e-commerce disponíveis no mercado.

Isso porque a Shopee é um grande exemplo de marketplace do exterior que deu certo no Brasil por vários motivos. Mesmo que antes tinha apenas lojas estrangeiras nos catálogos, hoje também tem opções do Brasil com grandes oportunidades para quem investir ou comprar por ele.

Sendo assim, como alguns exemplos que demos antes, a maioria das lojas virtuais são integráveis com a Shopee, usando como um canal de vendas sem complicação. Assim como os outros marketplaces e plataformas que mencionamos, é preciso estar ciente da grande concorrência que tem lá dentro, detalhes que dificulta suas vendas inicialmente.

6. Shopify

No entanto, o Shopify é uma das melhores opções plataformas de e-commerce com foco em criação de lojas online e tem clientes em todo o mundo. Hoje, conta com três tipos de planos disponíveis para diferentes públicos, como:

  • Basic;
  • Shopify;
  • Advanced.

Isso significa que a plataforma oferece, ainda, 3 dias de graça para você experimentar, sem a necessidade de cadastrar um cartão de crédito até o encerramento daquele prazo. Apesar de ser bem completa, com muitas funções interessantes para qualquer tipo de negócio, seus preços são em dólar. Detalhe que dificulta algumas coisas.

Ou seja, para analisar, o plano inicial custa $14 USD/mês. Ou seja, em uma cotação em que o dólar estivesse no valor de R$ 5,00, você investirá no inicio cerca de R$ 70,00 todos os meses. Isso comparando com outras opções nacionais, está um tanto acima da média de preço.

7. Plataforma Wix

A princípio, com o sistema Wix existe a possibilidade de criar vários tipos de sites, inclusive lojas online cheia de vantagens e facilidade no processo. Para isso, basta se cadastrar na plataforma, escolher entre as opções de modelos de templates disponíveis e personalizá-lo de acordo com o seu gosto e o ramo escolhido.

Nesse caso, os planos disponíveis são o Business BásicoBusiness Ilimitado e Business VIP. A praticidade em criar sua loja virtual através dessa plataforma é o que mais atrai a maioria dos empresários, por realmente ser tudo muito simples.

Porém, é sempre bom lembrar que é necessário pedir outras soluções extras como uma plataforma de pagamento pela internet e serviços de entrega, por exemplo. Além disso, ocorrem dificuldades na integração com alguns destes serviços, por isso sempre tenha um programador por perto, caso não entenda de programação.

8. Tray – Melhores plataformas de e-commerce

Aliás, a Tray é uma plataforma de e-commerce de origem brasileira e pertencente à Locaweb, uma empresa de hospedagem de todos os sites. Além do grande foco em dropshipping, a Tray ganha destaque por sua integração com mais de 25 marketplaces diferentes, redes sociais, meios de pagamento, frete e comunicação com o cliente.

9. Bagy

Contudo, mais uma das melhores plataformas de e-commerce, temos a Bagy também é outra plataforma de e-commerce comprada pela Locaweb e que oferece a possibilidade de criar uma loja online de forma rápida e fácil. 

Entretanto, a diferença é que seu foco principal está nos pequenos lojistas e MEI que desejam levar seu negócio para o meio online cheio de benefícios e por isso compensa conhecer mais sobre as principais plataformas.

Isso com o plano Bagy Pro você terá acesso a muitas funcionalidades como mais de 70 integrações. Possibilidade da criação da sacolinha do Instagram e vender em marketplaces.

10. Loja Integrada

Assim, uma boa opção para pequenas e médias empresas que buscam sobre melhores oportunidades no ramo, a Loja Integrada viu seu número de clientes aumentaram ainda mais depois as restrições impostas com a pandemia do Covid-19.

Nos dias de hoje, mais de 40 mil lojas online são criadas todos os meses por meio da plataforma. Mas, além da versão que é de graça, limitada e extremamente boa, a plataforma também oferece outros planos pagos como o PRO 1, PRO 2, PRO 3 e PRO 4.

11. Loja Virtual

Mais uma alternativa, como o próprio nome já diz, a plataforma da Loja Virtual trabalha na criação de lojas online, prometendo um processo simples e prático. Isso não acontece por acaso, pois, tem mais de 400 mil lojas criadas até o momento e a cada dia que se passa os números aumentam ainda mais.

Sendo assim, a empresa proporciona 4 tipos de planos diferentes, que é o Loja Inicial, Loja Mais, Loja Completa e Loja Ilimitada. Isso, além da possibilidade de testar a plataforma sem nenhuma cobrança por um período de 15 dias.

12. Magento Open Source

Continuando a lista de opções dos melhores plataformas de e-commerce, a Magento, hoje reconhecida como Adobe Commerce, é uma das maiores plataformas de lojas online do mundo, em questões de desempenho e flexibilidade.

Isso sem contar que seu público-alvo é, principalmente, de grandes empresas. Porque em comparação com outras plataformas que já mencionamos nessa lista, seu custo é bem maior.

Isso significa que por se tratar de uma plataforma da modalidade de código aberto que é bom para empresas especificas que querem escalar suas vendas e melhorar ainda mais o rendimento. Porém, é bom que tenha um time de profissionais capacitados para colocar em pratica todas as alterações.

13. WooCommerce – Melhores plataformas de e-commerce

No entanto, o WooCommerce também considerado uma plataforma de código aberto como a que mencionamos acima. Porém, muito mais simples e barata que o modelo da Magento.

A princípio, nada mais é que um plugin que, quando instalado ao WordPress, ajuda a construir toda a vitrine e dar o visual de uma loja virtual, com um sistema para facilitar o processo de todos os produtos.

Mas apesar de sua utilidade, inclusive em sua versão que é de graça, necessário usa-lo em conjunto com outros tipos de extensões especificas. Onde é o caso das extensões para pagamento, entrega, visual, SEO, marketplaces entre outros pontos. 

14. Melhores plataformas de e-commerce – VTEX

Antes de mais nada, a VTEX é uma integrante da lista das melhores plataformas de e-commerce brasileira, com o objetivo em grandes empresas e que hoje conta com mais de 3.300 lojas funcionando.

Seu ecossistema robusto permite que as empresas consigam escalar suas vendas sem muitas complicações como quedas durante picos de acesso na plataforma, por exemplo. Sem contar que o VTEX tem base na quantidade de vendas feitas por mês, diferente de outros modelos.

15. Open Cart

Entretanto, ao inverso do WooCommerce, o Open Cart não é um plugin, mas sim o próprio CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo). Ou seja, ele é um sistema especifico para gerenciamento de conteúdo com objetivo em criação e gestão de lojas virtuais.

Criado no de 2005, foi muito popular em seus primeiros anos de vida, mas hoje não é tudo isso mais. Contudo, a grande vantagem do Open Cart é a praticidade de usá-lo para criar sua loja online totalmente de graça. Porém , não tem muitas atualizações, sendo modelos mais antigos.

16. iSet

Outra opção da lista das melhores plataformas de e-commerce brasileira que vem ganhando destaque nos dias de hoje é a iSet, criada no ano de 2007, em BH. Dentre seus principais recursos para a criação de lojas pela internet estão a possibilidade de integração com marketplaces de vários temas para personalização diferentes, visual responsivo, ecossistema integrado e muito mais.

17. Zyro

Primordialmente, o Zyro é um criador de sites da Hostinger. Onde se tem a possibilidade de  também criar sua loja virtual da maneira mais simples possível. Além disso, você também escolherá entre os modelos de templates disponíveis e personalizar da melhor maneira, de acordo com o que você precisa.

Além disso, uma grande vantagem desse modelo é que, ao fechar o plano na plataforma, você ainda ganha um domínio de graça pelo período de 1 ano, sendo um grande diferencial dessa plataforma.

18. Jet E-commerce

Com mais de 15 mil lojas funcionando, a Jet E-commerce não ficaria fora da lista das melhores plataformas de e-commerce desse ano, não é mesmo?! Pois bem, além de sua facilidade na criação de lojas virtuais, no ano de 2019 ganhou maior destaque ao lançar o Zap Commerce. Que é uma ferramenta focada para vendas através do WhatsApp, Instagram Direct e Facebook Messenger.

A empresa não os valores cobrados justamente por cada plano ser personalizado. Por isso, é indicada para empresários que buscam ter melhor suporte durante toda a construção de sua loja e não criá-la de uma maneira completamente sozinha.

19. CartPanda – Melhores plataformas de e-commerce

Já a CartPanda que, antes, era conhecida como CartX, é mais uma opção de plataforma para a criação de e-commerce de qualidade e seguro. A princípio, sua maior diferença está na otimização feita para aumentar ainda mais as vendas, a exemplo do Checkout Transparente, Upsell e Order Bump.

Para começar a usar a plataforma, o lojista necessita escolher entre os planos Light, Starter, Premium e Enterprise. Uma das maiores desvantagens do sistema é que, além dos valores fixo pagos por mês, se cobra uma taxa sobre as vendas feitas por meio da plataforma também.

20. Irroba

Enfim, a última opção da lista de opções de melhores plataformas de e-commerce, com centenas de novas lojas criadas todos os dias, o Irroba também está disponível para facilitar a vida de muitos empresários.

Isso porque com ele existe a possibilidade de criar sua loja virtual a partir de mais de 100 opções de layouts disponíveis, com SSL (sistema de segurança do site) de graça e Hospedagem na AWS.

Aliás, para criar sua loja, escolha entre os planos Starter, Bronze, Silver, Gold, Emerald ou Ruby. Todos eles não estabelecem limites de pedidos, porém limitam por quantidade de produtos e cobram taxa extra para vendas feitas a partir do marketplace, bem como quantidade de pageviews excedente do plano.

O que são plataformas de e-commerce?

De nada adianta conhecer todas as informações sobre as melhores plataformas de e-commerce se não souber também como elas funcionam de fato. Primeiramente, as plataformas conhecidas como e-commerce são sistemas que ajudam na criação e gerenciamento de lojas online. Essa ajuda é na questão, visual, vendas, pagamentos, produtos, entregas etc.

As 5 principais diferenças entre e-commerce e marketplace

Com tantos detalhes importantes e as melhores plataformas de e-commerce disponíveis no mercado, é natural que tenha dúvidas em questões relacionada a comparações especificas. Pensando nisso, separamos as 5 principais diferenças sobre e-commerce e marketplace, como por exemplo:

1 – Quantidade de produtos

Primordialmente, a quantidade de produtos de um marketplace são mais abrangente do que o de um e-commerce, sendo uma das diferenças.Ou seja, uma variedade bem maior de produtos.

Só que isso acontece porque a plataforma reúne muitos vendedores dentro de um só lugar. No e-commerce, apenas uma única empresa tem controle do estoque. Isso se aplica mesmo a um marketplace de nicho especifico. Ou seja, isso significa que o nicho contemplado de forma mais completa do que eu um e-commerce. 

2 – Investimento – Melhores plataformas de e-commerce

Nesse caso, para vendedores, o investimento para vender através do marketplace é um pouco menor do que na loja virtual, sendo interessante conhecer as melhores plataformas de e-commerce.

Pois basta que o vendedor se filie à plataforma e venda seus produtos. No e-commerce, o empreendedor se preocupa com a abertura e a manutenção de seu site. No entanto, abrir o seu próprio marketplace exige um investimento a mais do que o e-commerce.

Justamente porque tem alguns custos relacionados a tecnologia, marketing, sistema de pagamento e outras despesas que prejudicam o orçamento final. Entretanto, se tiver sucesso, as chances de lucratividade e crescimento do marketplace também são maiores.

3 – Visibilidade – Melhores plataformas de e-commerce

Outro detalhe da diferença que chama atenção é a visibilidade no marketplace ser maior do que no e-commerce. Pois, a plataforma junta muitos vendedores, ela também reúne um alto número de clientes.

São clientes em todo o momento acessando a sua vitrine virtual no sistema. O e-commerce, para ter visibilidade, dependerá de alguns pontos a mais: consolidação da marca, bom marketing inicial, identidade visual (logo e slog), etc.

Assim, para quem vende no marketplace, é só negociar. Contudo, para quem abrir um marketplace, o desafio no começo da visibilidade é juntar ao do e-commerce. Isto é, são duas empresas novas, precisando se afirmar ainda mais no mercado. 

4 – Gestão logística

Para quem vende através do marketplace, a gestão logística simplificada caso a plataforma ofereça facilidades neste quesito. Imagine como se o Mercado Livre tenha convênio com transportadoras que permitem um despacho melhor. Nem toda plataforma oferece estes serviços.

Isso significa que, para os donos de lojas virtuais, toda a gestão logística fica por conta própria. Para pequenas encomendas, a maioria das empresas usa os Correios, mas outras transportadoras também são destaques dos envio delas.

5 – Marketing digital

Enfim, quem vende através do marketplace geralmente tem a visibilidade proporcionada pela própria plataforma.Portanto, é comum não dedicar tantos esforços externos a isso.

Entretanto, o empresário também constrói campanhas para diversificar sua loja dentro do marketplace. Quando você trabalha com marketplace, percebe uma diferença entre e-commerce e marketplace alta. Onde se conquista dois públicos-alvo. Ou seja, é necessário cativar tanto compradores, como vendedores em ambos os casos.

Conclusão

Por fim, depois de ter acesso as melhores plataformas de e-commerce com diferentes opções do mercado e também a interessantes detalhes sobre a diferença desse investimento para marketplace, será que compensa investir em alguma delas?

Sim, sem dúvidas que o investimento em um e-commerce é extremamente necessário e bom, ainda mais se sua empresa for nova e precisar se alavancar na internet. No entanto, existem alguns gastos, dependendo da plataforma e o plano escolhido, e mão-de-obra especializada para determinadas lojas.

Leve em consideração todos esses detalhes antes de abrir a sua e busque sempre o melhor caminho para a saúde financeira de seu negócio. Mas sim, o e-commerce é uma boa ideia!

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