Carregando sua Recomendação...

O Que É e-Commerce e Qual Sua Finalidade?

o que é e-commerce

O que é e-commerce e qual sua finalidade para quem trabalha com marketing digital e busca maiores vantagens e lucros com vendas de seus produtos? Sem dúvidas, essas e outras questões sobre o que é e-commerce de fato ecoam na cabeça de muitos novos empresários.

Além disso, o fato de saber o que é e-commerce e qual sua finalidade deixa todo o processo de um empresário mais fácil, já que através do marketing digital, trás muitas vantagens e lucros para a empresa em si.

Sendo assim, se ainda tem dúvidas sobre o que é e-commerce e qual sua finalidade, como se usa o marketing digital nessas empresas online e quais são as principais vantagens oferecidas, fique até o final desse artigo e aproveite!

O que é e-commerce e qual sua finalidade

Afinal, o que é e-commerce e qual sua finalidade que compensa conhecer para aproveitar todas as vantagens oferecidas com o marketing digital? Antes de qualquer coisa, um e-commerce, ou comércio online, nada mais é que negócios que estruturam seu processo de compra e venda completamente pela Internet.

Vantagens e-Commerce
Vantagens e-Commerce (Foto: Reprodução)

Assim, todas as transações que o cliente tem com a empresa física na compra de algum produto, acontecerá por meio de ferramentas online com segurança e muita praticidade. Como já acontece ao pedir o cartão Renner ou fazer o cartão do Mercado Pago.

Dessa maneira, tudo fica fácil de entender o que é e-commerce e qual sua finalidade que envolve muito mais do que apenas a criação de um site com a finalidade de vender algo através de marketing digital com grandes vantagens.

Pois, é um tipo de empreendimento que se diferencia por conta da sua estrutura de funcionamento, totalmente relacionada ao marketing digital. Quando afirmamos isso, é bom destacar que o e-commerce mantem online dois dos principais pontos de um comércio: atendimento ao público e a venda especifica.

Qual diferença entre e-commerce e loja virtual

Pensando na mesma ideia, para que você entenda ainda melhor o que é um e-commerce, é muito importante que fique claro também a diferença entre essa modalidade e o de loja virtual.

A princípio, o e-commerce não se restringe ao seu site ou portal de vendas. Ou seja, isso, na verdade, é o que se conhecem de loja virtual. Sendo assim, a loja virtual é uma parte muito importante do e-commerce, mas não se considera o todo.

Entretanto, também conhecida no mercado, tem como objetivo, a loja virtual ser o único canal de vendas de um e-commerce. Isso através das redes sociais, e-mail marketing digital e outros apenas meios de divulgação, que tem como foco trazer o cliente para dentro da loja.

Qual a diferença entre e-commerce e marketplace

Por outro lado, não é só sobre o que é e-commerce e as vantagens que o marketing digital oferece para os empreendedores que causam dúvidas, mas também a diferença dele para marketiplace.

Em primeiro lugar, basta entender que o marketplace será mencionado como um tipo de e-commerce, sendo uma variação na qual a loja virtual não é exclusiva. Então, isso significa que o marketplace disponibiliza uma plataforma comum para que várias empresas vendam seus produtos através dela.

Essa plataforma da suporte no processo de cobrança aos clientes e, em muitos casos, também assume uma porcentagem da responsabilidade sobre a garantia da entrega e da qualidade do produto que está sendo comercializado através dela.

Ou seja, para um empreendedor, o marketplace é uma boa opção e trás muitas vantagens. porque é bem mais simples de gerenciar e administrar. Toda a estrutura está pronta, basta fazer um cadastro e começar e vender.

Qual a importância para as empresas de hoje?

Em contrapartida, quando entendemos de fato o que é e-commerce, como se usa a ferramenta do marketing digital para atrair mais vantagens para a empresa, é extremamente necessário que sai a importância dessa inovação nos dias de hoje. Principalmente para novas empresas.

Isso porque quando as primeiras lojas virtuais apareceram, nos anos de 1990, o e-commerce era bem simples e sem tantas funções. Um exemplo bem realista disso é a Amazon, com a venda de livros.

No início, só precisava a foto de capa, resumo, alguns dados mais técnicos do produto e o preço. A maneira que a logística funcionava também era bem simples, já que é fácil transportar os livros.

Entretanto, com o passar do tempo, a venda de produtos variados online foi se tornando um pouco mais complicada. Porém, tem mais acesso a diferentes categorias de produtos e acesso a longas distâncias.

E, hoje, dá para comprar e vender qualquer item e serviço de maneira virtual ao entender o que é e-commerce e como o marketing digital só trouxe vantagens para as empresas. Pois, não é exagero dizer que é possível comprar quase tudo pela internet.

Ou seja, isso significa que a maior importância em saber o que é e-commerce e como funciona de fato esse mercado online é a facilidade de atingir muitas outras categorias de público-alvo. E, consequentemente, ter maior lucro com o passar do tempo de sua empresa, já consolidada.

Vantagens do E-Commerce

Conforme mencionamos acima, ao entender mais sobre o que é e-commerce e qual sua função, conhecer mais sobre a qualidade do marketing digital usada é bom que saiba quais são suas principais vantagens, como por exemplo:

  • A princípio, aumento do alcance da empresa e conquista de novos clientes em pontos estratégicos;
  • Atendimento exclusivos para clientes que já fazem parte da sua empresa. Entretanto, com possibilidade de crescimento da empresa através do ticket médio;
  • Gestão completa dos resultados do e-commerce, fazendo análises mais aprofundadas sobre a empresa e seu segmento;
  • Aproximação com os clientes novos, antigos e os prováveis;
  • Posicionamento estratégico daquele segmento de mercado especifico, como o cliente, fornecedores e concorrentes.

Conclusão

Por fim, será que entendeu mesmo o que é e-commerce e qual sua finalidade para as empresas dos dias de hoje? Se sim, é bom que se atente a todos os modos de como ele funciona, maneiras de usar o marketing digital para aproveitar todas as vantagens oferecidas por essas plataformas.

Lembrando que todo o processo, desde a criação até a finalização da compra, é total responsabilidade da empresa. Na qual, indicamos, que contate alguém que especificamente para cuidar dessa área.

Leia Mais:

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.