Carregando...

Publicidade

Minimalismo Financeiro: Saiba o que é e como funciona

Publicidade

Entenda o que é minimalismo financeiro e como funciona, e o qualificamos em nossa vida financeira e pessoais

Para entender melhor o que é um minimalismo financeiro devemos estar cientes que isso diz respeito à como qualificamos na nossa vida financeira e as finanças pessoais. Parece estranho, mas é muito simples aplicar em nossas vidas. Então, é importante aproveitar esse espaço, pois vamos dar dicas especiais e você vai entender tudo de maneira muito simples.

Publicidade

E se você já sabe o que é o minimalismo financeiro, onde o menos é mais você vai entender como o seu dinheiro pode dar frutos e ter lucratividade mesmo guardando o mínimo. Parece filosofia, mas aplicando a sua vida financeira pessoal isso pode ser a receita mais perfeita da felicidade.

Publicidade

Devemos ter cuidado para estarmos mais leves e mesmo assim produz. Você precisa entender qual é o melhor investimento que pode fazer para sua vida. Essa é a base do minimalismo.

Vamos entender melhor!

O que é minimalismo financeiro?

Antes de tudo devemos refletir sobre o que é bom pra nós e o que queremos produzir. Isso porque ansiedade bate principalmente em jovens quando estão na faculdade, estudando e ainda não tem uma profissão.

Quando se deparam com alguém bem sucedido que tem o carro do ano ou aquele carro caríssimo ansiedade bate por pensar se um dia vai conseguir pelo menos ter um carro quase que do mesmo valor

Publicidade

É aqui que entra o minimalismo financeiro, toda escada, por exemplo, deve ser subida de degrau em degrau. Sendo assim não podemos ter ansiedade até o cansar o último degrau e chegarmos até onde esperamos.

Ou seja, tudo na vida tem seu tempo talvez se aplicarmos o minimalismo financeiro as coisas como nossa rotina podemos entender e ter mais felicidade e não uma vida financeira mais.

Existem algumas áreas da nossa vida que podemos sacrificar para que façamos economia. Essas áreas devem ser pensadas a cada endivido. Mas as dicas são infalíveis para que você tenha mais felicidade menos mesmo que em certas para pontos da suas finanças você faça economia, sem esbanjar.

Publicidade

Como funciona o minimalismo financeiro?

O minimalismo financeiro é quando você muda seu estilo de vida, economizando. Um estilo de vida que se baseia na expressão “menos é mais”. Sobretudo um estilo de vida que visa o desapego aos excessos, ou seja, não ficar empenhado a correr atrás de muito, mas viver uma vida mais livre, com espaço, tempo e dinheiro se focando no que realmente importa.

Publicidade

Então, vamos às dicas

Publicidade

5 Dicas importantes para viver no minimalismo financeiro

Para entender melhor o que é um minimalismo financeiro devemos estar cientes que isso diz respeito à como qualificamos na nossa vida financeira e as finanças pessoais.
Minimalismo Financeiro. (Foto: Reprodução)

1.Pense no futuro sem sofrimento

Ao invés de trabalhar mais duro para comprar roupas da moda, trabalhe mais, guarde dinheiro e invista na sua previdência privada. Basta refletir, pois daqui alguns anos, você vai pode viajar pelo mundo, com todo tempo e tranquilidade. O minimalismo financeiro oferece a você a opção de decidir o que é importante para a sua vida.

2.Elimine tudo o que é desnecessário pratique o minimalismo financeiro

Elimine os bens materiais fúteis, e os gastos que não são essenciais para sua vida.

Então, separe os objetos que agregam a sua vida e os que não agregam valor. Isso é, roupas e sapatos que você não usa mais, mas mesmo assim ainda estão lá, guardados e ocupando espaços atoa. Isso não é minimalismos financeiro, entenda como funciona!  

Publicidade

Pode completar essa sua busca com os objetos de decoração que você nunca gostou, móveis que já estão velhos e dignificados.

3. Faça um bazar

Logo após separar os itens faça um bazar para seus amigos. Venda para seus vizinhos, venda na rede social e sites. Com isso, você elimina da sua vida itens que não usa, ou não gosta, e ainda ganha uma graninha extra.

4. Registre as suas movimentações

É importante quando quer viver o minimalismo financeiro, o registro de tudo que é gasto e saldo. Ou seja, precisa de um caderno de orçamentos, e/ou em uma planilha.

Aconselhamos que escreva em seu registro os valores e onde gasto, em que gastou. Esse registro deve ser feito dessa forma, pois com isso, é mais fácil perceber os seus gastos supérfluos, que não podem acontecer no minimalismo financeiro. Contudo, depois disso, tente manter somente o que agrega. Todavia, você terá mais controle sobre as suas finanças e conseguirá economizar mais.  

5.Simplifique seu serviços bancários

Comece pelas contas bancárias e cartões de créditos, caso tenha mais de um, corte isso de uma vez. Não precisamos disso para viver bem. Já pensou porque ter vários bancos? é uma tarefa quase impossível!

A princípio, uma opção ideal é que você simplifique ao máximo os serviços bancários. O melhor a fazer é procurar transformar as várias contas bancárias em uma.

E, lembre-se de evitar ter mais de um cartão de crédito, devido aos juros e taxas exorbitantes que costumam ser cobrados, isso está fora de ser minimalismo financeiro. Caso possa, procure cartões pré-pagos.

Para quem não sabe os pré-pagos podem ser usados como cartões de crédito, mas é você que coloca o limite. Outra vantagem dos pré-pagos é que o risco é mínimo. Mesmo com alguns tendo taxas altas, como na hora do saque.

Dica Bônus

Tente praticar o autoconhecimento, isso serve tanto para sua vida pessoal, mas também para suas finanças. Portanto, é necessário, para encontrar o minimalismo financeiro, aprender o autoconhecimento. Contudo, as opções para que tenha mais tranquilidade na vida, é:

  • Praticar meditação,
  • Iniciar um bullet,
  • Realizar cursos;
  • Andar de bicicleta entre outras coisas.

Pratique o minimalismo

Pois bem, se você entendeu como é praticar o minimalismo financeiro e saiba que vai conseguir economizar e ter mais frutos em sua vida financeira. Resumindo o minimalismo financeiro é nada mais nada menos do que a prática essencial de viver com pouco, com tranquilidade e ter dinheiro e ser feliz. É importante, antes de tudo, saber como funciona o Minimalismo Financeiro.

O minimalismo financeiro não é a abdicar do dinheiro ou dos benefícios que trazem as riquezas, mas se não colocá-las em primeiro lugar e sim uma vida estável boa gostosa e feliz de se viver.

Caso tenha chegado até aqui, você está interessado, e foi um início agora só praticar e se tornar minimalista.

Se você ficou duvidas, comente! E se gostou, compartilhe!

Leia também:

// Dicas Financeiras

20 Frases de Motivação Financeira: Inspire-se e Tenha seus Objetivos Alcançados

Quer motivar seus projetos, planos e finanças? Selecionamos Frases de motivacionais com motivação para te fazer refletir sobre suas finanças. Suas finanças estão saindo como planejado? Você está conseguindo atingir seus objetivos? Se a resposta é “falta de motivação”, talvez o que te falta é um pouco mais estimulo é por isso que estamos aqui …

Minimalismo Financeiro: Saiba o que é e como funciona Leia mais »

CONTINUAR LENDO