O Governo pode tirar o dinheiro da conta poupança através do confisco e como se proteger e no combate a desigualdade?
Confira se o governo pode confiscar investimentos e pegar o dinheiro da poupança, saiba como proteger, entenda o que é confisco. O congelamento da poupança é algo em que muitas pessoas têm temor ver, mas será que o governo pode tirar o dinheiro da conta?
Isso ocorre, pois em 1990, para quem não se lembra, o governo Collor pode tirar o dinheiro da conta poupança de milhões de brasileiros para quitar a dívida do país. Sobretudo isso assusta um tanto de pessoas ao pensar e refletir sobre as ações dos novos governos.
Então suma importância entender qual é a relação entre o governo e o que pode ocorrer com o dinheiro que está na conta poupança dos brasileiros. A dúvida para as novas atitudes governamentais é a seguinte, será que os novos governos podam tirar o dinheiro da conta poupança como já foi feito há tempos atrás com o governo do Fernando Collor de Mello?
O que a Constituição federal diz a respeito sobre o governo conseguir tirar o dinheiro de nossa conta?
Em 2016, no governo de Dilma Rousseff antes do impeachment, surgiram rumores sobre o governo confiscar o dinheiro da poupança. Contudo, nada ocorreu. Com o intuito de reafirmar essa notícia, espalharam-se boatos nas redes sociais. Sobre a retirada de dinheiro público das contas, o que, na verdade, não passou de boato.
É importante entender o que a Constituição federal diz a respeito disso. Logo após isso, em 2017, quando era o governo Temer, com a crise política e financeira, ainda surgiu alguns rumores sobre isso. Sobretudo de que presidente poderia ou estaria planejando confiscar o dinheiro da poupança de muitos brasileiros.
Atualmente devemos entender o que ocorre e por que isso não é possível. É de suma importância que saibamos o que a Constituição federal diz a respeito disso veio uma vez lá à nossa segurança através de leis.
Pois bem, como já falamos, foram apenas boatos, já que a poupança está assegurada pela Constituição federal. A emenda constitucional número 32, de 2001, modificou o artigo 62 da Constituição federal. Com isso, reafirmando a vedação da edição de medida provisória que visava o sequestro de bens de poupança popular ou qualquer outro ativo financeiro.
Sendo assim, não corremos nenhum risco de que o governo possa tirar o dinheiro da conta de populares. E com isso os brasileiros podem, contudo, dormir tranquilo, pois é somente notícia e boatos que não vão acontecer.
O que diz os especialistas?
De acordo com alguns especialistas, através da construção federal e as suas modificações isso não é mais possível. Sendo assim, afirmamos que não será possível o governo confiscar o dinheiro guardado na poupança dos brasileiros.
Então, nada mais justo do que dormir tranquilo e não pensar sobre isso. Ademais, isso não é mais possível como ocorreu na época do presidente Fernando Collor de nada.
É importante ressaltar também que a Constituição entra em vigor nessa época e havia um pouco mais de tolerância do Supremo Tribunal Federal, o que hoje não é permitido tal golpe.
E por que chamam isso de golpe, entenda!
O confisco da poupança de brasileiros com a retidão do dinheiro que nela está é tido como golpe. Isso porque, sim, título golpe tudo aquilo feito fora dos moldes da Constituição federal tirou, sendo assim não é possível que o governo pegue o dinheiro da poupança de brasileiros, uma vez que há uma lei englobada na própria Constituição.
É afirmativa também dos especialistas que não existe possibilidade, pois seria uma quebra sobre a Constituição. Economistas também revela que essa afirmação não é de hoje e que sempre quando no governo entra tem boatos parecidos com eles e que são boatos perigosos.
Outro detalhe importante é entender o porquê que esses boatos podem ser perigosos e devemos tomar cuidado quando recebemos notícias como essa em nosso WhatsApp ou por rede social.
Como tomar cuidado com as fake news?
É preciso tomar cuidado com tantos boatos para que eles não se espalham, uma vez que notícias que não são verdadeiras não tenho porque saírem do WhatsApp e se proliferare. Notícias como esta de que o governo pode tirar dinheiro da conta é algo comum, digo como já dissemos principalmente quando há uma troca de poderes.
Mas, devemos reafirmar que não se pode ou ter possibilidade do governo tirar dinheiro da conta poupança de qualquer maneira vivo visto que a Constituição federal agilizou a lei ir agora é proibido perante as regras constitucionais. Sendo assim, qualquer boato como esse é necessário não proliferar.
Aconselhamos então que notícias e boatos de que o governo pode confiscar o dinheiro é falso, sendo assim tome bastante cuidado ao vincular esse tipo de notícia pela internet.
Conclusão
Pois bem, agora você sabe que o governo não pode de maneira alguma confiscar e tirar o dinheiro da conta de qualquer popular. Sabe também que não se tem como quebrar uma regra constitucional, visto que é uma lei pétrea para garantir o direito a toda a população brasileira. Com isso vivo caso receba uma notícia como essa, é importante que não passe para frente.
O medo se dá por conta da época de 1990, quando o governo Fernando Collor confiscou os bens da poupança de muitos brasileiros. Com isso o temor de acontecer novamente existe. Porém, o STF deixa Claro que isso não é mais possível através de lei forte dentro da nossa Constituição federal que protege todo o brasileiro do confisco do governo, isso como golpe, contudo, um crime que não é comum.
LEIA TAMBÉM: