Está com dúvida sobre como funciona e o que é uma franquia de seguro, então é importante entender claramente qual esse modelo de franquia baratas para que você possa saber aonde pode ser aplicada.
Como participação obrigatória o valor deve ser pago em determinados tipos de sinistro para que a seguradora realize os devidos consertos. Sobretudo esse é um tipo de franquia em que a muitas dúvidas sendo assim hoje vamos detalhar o que é e como funciona a franquia no seguro. Você vai ver iniciar artigo uma explicação resumida e simplificada para que entenda de uma vez por todas a franquia ampliada, básica e reduzida. Sendo assim vai entender melhor tudo sobre esse assunto fique conosco e tenha uma boa leitura.
O que é a franquia de seguro
Para você entender o que é uma franquia de seguros você precisa saber sobre a participação obrigatória do segurado contratou o seguro. Esse seguro pode ser de já automóvel viva residência ou mesmo condomínio. Sobretudo será reparado em eventos de sinistro que tenham a cobertura de sua apólice. Feito deverá o seguro auto a pessoa faz a contratação e sofre uma batida em seu carro. Sendo assim este aciona o seguro que vai fazer o reparo.
Então o seguro deve arcar com a franquia estipulada no seu contrato. Nesse sentido o valor é pago diretamente no local onde vai se fazer o conserto após a seguradora aprovar os reparos autorizados e também o serviço. Além disso, alguns clientes têm a principal dúvida que é quanto a franquia deve pagar por isso. Sobretudo a hora de contratar um seguro é quando você vai descobrir quanto que deve pagar por isso. Mas é importante esclarecer então listamos abaixo quais tipos de sinistro exige-se pagamento de franquias vamos observar. Além disso, existem franquia de seguros baratas para que você.
Franquia de Sinistro Integral
Vamos começar então falando sobre a franquia no sinistro integral. O sinistro em um carro é considerado irrecuperável, sobretudo os danos superam 75% do valor. O que isso quer dizer. O segurado tem o direito de ressarcimento no sinistro integral sem precisar pagar franquia de seguro. Sobretudo, a franquia neste caso não serve para pagamento quando o veículo é Furtado ou roubado sobretudo como não é recuperar.
Franquia de sinistro parcial
Vou sinistro parcial é quando os danos do veículo são inferiores algo que falamos assim, ou seja, 75% do valor. Sendo assim o pagamento da franquia desse tipo de seguro é obrigatório diferente do anterior. Esse tipo de sinistro pode ocorrer quando o carro tem colisões, furtos, roubo ou se tu ações habituais e naturais ou consequências naturais.
Sinistro que envolvem terceiros
Esperamos que estejam gostando e aprendendo o que é franquia de seguro. Agora vamos sair de uma situação em que envolve terceiros. Nesse caso a pessoa tem um seguro no carro e se envolve num acidente de trânsito com outro veículo. Sobretudo é necessário que o seguro contratado tenha cobertura e contemple os danos a terceiros.
Sinistros de imóveis
E para finalizar agora o seguro de imóveis que é uma franquia em que a cobertura é variada conforme o que você contratou referente a esse bem. Apólice te dá direito de conversar com o seu corretor de seguros que é a pessoa legalmente constituída para intermediar o cliente perante a seguradora.
Isenção de seguro quando ocorre?
A isenção de seguro ponto e caso você não saiba vai ficar sabendo exatamente agora. Na isenção é possível conferir as particularidades do seu contrato. Todavia é recomendado buscar informações diretamente na seguradora, pois cada um deles tem uma isenção específica vamos ver quais são as isenção referentes a automóvel.
Cobertura de seguro com perda total
Quando há um acidente que os danos a serem consertados são 75% Quando é assim a perda é total e o seguro não cobre. Nesse caso é analisado qual será o custo benefício dentre os estragos e o que compensaria fazer. A seguradora tem a função de analisar a tabela FIPE e assim dar como não há reparos no veículo.
Roubo Furto Veículo não recuperado
Outro exemplo básico é quando a situação de perda total é semelhante a roubado ou furto de veículo não recuperado. Quando isso acontece a vítima de roubo e furto que não tem a recuperação do veículo não haverá cobrança de taxa de franquia bem como anterior que não terá conserto então a taxa será isenta o que a franquia faz é analisar e conferir se isso é o certo a fazer.
O segurado deve comunicar o crime o mais rápido possível através de um boletim de ocorrência e apólice tem até 30 dias para encontrar. A seguradora deve notificar através das investigações e no prazo estipulado acima Siri quando eu for encontrado o cliente receber a apólice com o preço atualizado com as morrendo a 100% da tabela Fipe.
A isenção ocorre também quando a queda de raio, danos causados por terceiros e quando o Sinistro tem o com valor inferior a franquia do seguro. Todas essas são meios de isenção do pagamento da franquia, mas é barata.
Tipos de franquias de seguros
Para finalizar existem dois tipos de franquia de seguros para automóveis. A franquia básica e a ampliada. Na franquia básica o seguro é o mais comum vê-lo e o segurado pode contribuir financeiramente aos prejuízos indenizar vez para aquele evento ou seja uma batida leve por exemplo. Já na franquia de seguro ampliada você tem o valor mais de 100% da opção básica uma porcentagem que pode vir a ser 200%. Sobretudo para contratar um seguro com franquia ampliada o segurado tem maior participação financeira nos prejuízos indenizáveis por outro com desconto maior no valor, ficando assim mais barata. Existe varias empresas que fazem esse serviço, confira!
Ainda ficou dúvidas, deixe nos comentários!
Leia também: