Buscando...

Publicidade

O que é PRONAMPE. Veja como funciona!

Anúncios

Confira o que é PRONAMPE e como funciona. Sob o mesmo ponto de vista, descubra também se você tem direito ao PRONAMPE, taxa de juros e como solicitar.

Em primeiro lugar, se você é empreendedor e tem o seu próprio negócio saiba que esta matéria é para você. Nesse sentido, você não pode deixar de conferir o que é o PRONAMPE, como funciona e como ele pode ajudar os seus empreendimentos e fazer a sua empresa crescer ainda mais.  

Publicidade

Portanto se ficou curioso e quer saber mais sobre esse assunto continue com a gente nesta leitura. 

Anúncios

Então, sem mais delongas, vamos a matéria de hoje?! 

Como funciona o PRONAMPE 

O que é PRONAMPE
O que é PRONAMPE (Foto: Reprodução) 

O PRONAMPE nada mais é do que a sigla que designa o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Em outras palavras, este Programa do governo brasileiro ajuda empresas e empreendedores a fortalecerem os seus negócios. Nesse sentido, o PRONAMPE fortalece e promove o desenvolvimento de pequenas empresas. Assim, o PRONAMPE funciona como uma linha de crédito. Para que assim os donos de negócios possam solicitar e conseguir empréstimos. 

Nesse sentido, não são todos empreendedores que tem direito ao crédito oferecido pelo PRONAMPE. Logo, como é de se imaginar pelo nome do programa, o PRONAMPE se destina a auxiliar profissionais liberais. Além de pequenas empresas e microempresas. Bem como, associações, fundações de direito privado e sociedades cooperativas, com exceção das de crédito. 

Logo, há diversas instituições financeiras e bancos brasileiros que oferecem esta ferramenta para quem solicitar. E, é claro, cumprir os critérios e exigências necessárias para ter acesso ao programa. 

Desse modo, você pode escolher qual instituição prefere e pedir o programa. Assim, você pode solicitar o PRONAMPE por meio da Caixa. Banco do Brasil, Bradesco, Santander dentre muitos outros bancos brasileiros que oferecem este benefício para os seus clientes. 

Anúncios

Cabe também destacar a importância do PRONAMPE nos dias de hoje. Atualmente, vivemos tempos muito difíceis de crise e recessão econômica em nossos país. Ao passo que ainda enfrentamos as marcas deixamos pelo COVID 19 não só na saúde de inúmeros brasileiros, como também em sua vida financeira e negócios. Assim, este programa do governo federal brasileiro continuará auxiliando o pequeno empresário e empreendedor. Agora, ainda mais ao auxiliar os seus negócios visando também diminuir os impactos deixados pela ainda presente pandemia de COVID 19.

Característica e Exigências

Do mesmo modo o Pronampe também possui algumas exigências quanto ao seu funcionamento. Em outras palavras, o crédito concedido pelo programa não pode ser usado de qualquer maneira. Assim, o empresário pode usá-lo para fazer investimentos em seus negócios; Como por exemplo comprar equipamentos diversos, realizar reformas, dentre outros investimentos. Bem como, arcar e pagar certas despesas referentes ao próprio funcionamento da empresa. Ou seja, pagamento de contas diversas como conta de luz e água, aluguel do estabelecimento, comprar produtos necessários para funcionamento do negócio, dentre outros referentes à manutenção da empresa.

Dessa forma, é importante também saber que o prazo máximo concedido para que sejam pagas as operações feitas pelo PRONAMPE é de 48 meses. Portanto, é importante ficar ligado para não perder este prazo. E é claro, também ficar ligado na taxa de juros do PRONAMPE.

Logo, é importante deixar claro e frisar mais uma vez que este é um programa do governo federal e previsto em lei. Assim, se caso você esteja inseguro quanto a contratação e procedência do PRONAMPE não precisa ficar, pois este programa é um direito seu como empreendedor e empresário dono de pequenos negócios. Tá certo?! Então, se você preenche todos os requisitos necessários para solicitar o PRONAMPE. Bem como, se irá usar o crédito recebido de forma consciente não deixe de conferir e solicitar o PRONAMPE para investir no negócio e fazê-lo crescer com esta ajuda do governo brasileiro.

Anúncios

Sob o mesmo ponto de vista, o PRONAMPE engloba aquelas empresas que tenham um determinado faturamento. Nesse sentido, empresas que faturem o valor de até 4,8 milhões de reais, valor baseado na Receita Federal de 2020. Como também, negócios que foram constituídos há mais de um ano.

PRONAMPE Taxa de Juros

Como já explicamos brevemente logo acima, o PRONAMPE é oferecido por diversas instituições financeiras e bancos brasileiros. Em outras palavras, você pode solicitar o PRONAMPE por meio do banco que já é cliente e que se sente confortável em contratar serviços.

Sob o mesmo ponto de vista, o programa é o mesmo e dessa forma as suas exigências mínimas. Como também certas características exigidas e previstas em lei estão presentes em qualquer instituição que forneça este programa. Todavia, é necessário destacar que cada banco tem a sua forma de funcionamento e portanto de oferecer o programa. Como por exemplo a taxa de juros do PRONAMPE cobrada e formas de contratação. Porém, estas deves ser mantidas de acordo com a legislação brasileira vigente.

Assim, vamos usar como por exemplo a Caixa. Neste banco brasileiro a taxa de juros, assim como em outros, corresponde a taxa de juros anual máxima da taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia). Além disso, a taxa de juros é acrescida de 6 % a.a. Portanto, esta taxa é tida como uma taxa de juros competitiva.

Anúncios

Como solicitar

Desde já, te adianto que em qualquer site de banco que você visite irá encontrar muitas informações sobre o PRONAMPE. Nesse sentido, fique atento e veja como solicitar o PRONAMPE no seu banco. Todavia, todos os bancos apresentam suas facilidades na hora de contratar.

Desse modo, não se preocupe, porque contratar o PRONAMPE não é nenhum bicho de sete cabeças, muito pelo contrário. Na maioria das vezes você pode pedir através do site da agência bancária. Ou ainda se preferir na agência física de seu banco.

Por fim, sobre o PRONAMPE podemos concluir que… 

Por fim, pudemos ver o que é o PRONAMPE e como funciona. E também vimos mais sobre a sua contratação e características.

Desse modo, esperamos ter descomplicado este tema para você. Bem como, te ajudado a saber como sua empresa pode se beneficiar desse programa.

Anúncios

Confira também outras matérias de nosso site que separamos para você logo abaixo: 

// Dicas Financeiras

Como Escolher Um Bom Plano De Saúde: 6 Dicas Básicas

É importante saber como escolher um bom plano de saúde, para isso, é necessário se informar de como funciona e quais as vantagens. Isso faz parte de nossas preocupações diárias, e vamos te ajudar com isso. O que mais precisamos em um plano de saúde é saber como escolher. Desse modo, devemos ter em mente …

O que é PRONAMPE. Veja como funciona! Leia mais »

CONTINUAR LENDO