Normalmente, na lista de documentos necessários para solicitar um empréstimo pessoal ou abrir uma conta bancária, temos em mente a conta de luz, mas o que vale de comprovante de residência além desse, e quais documentos devem apresentar como certificado de residência nessa hora.
As instituições e empresas veem esta como uma maneira de provar que o endereço informado é correto e real, ou seja, que você mora mesmo nele. Sobretudo, esta é outra maneira de tentar evitar fraudes e falsificações na hora de solicitar dinheiro no Banco.
Porém, quando você se muda de cidade e ainda não tem uma conta em seu nome, tudo fica mais complicado, então, como você vai provar que o endereço é correto?
É por isso que devemos ter conhecimento de tudo que vale como comprovante de residência nessa hora.
Caso vá trabalhar em outra cidade, e precise abrir uma conta em um novo banco, diferente do atual, como você iria comprovar que mora no lugar que acabou de se instalar?
Sendo assim, separamos uma lista de tudo que pode ser usado como comprovante de residência, pois há outras maneiras. Então, fique conosco, pois não precisa ser somente o comprovante de luz e água em seu nome, visto que há outras possibilidades. Saiba mais sobre como provar que mora naquela residência e veja quais documentos pode usar.
O que é Comprovante de Residência?
O comprovante de residência é um documento que prova que o endereço que você relata é de verdade sua residência, ou seja, o local onde você mora. Em geral as empresas e instituições costumam solicitar comprovante de residência.
A conta de água ou a conta de eletricidade são as principais formas comprovante, mas existem outros, como, por exemplo, uma a fatura do cartão de crédito ou a mensalidade do celular. Contudo, além desses, existem outros documentos simples, que podem servir como prova de residência.
Além disso, sabendo dessas coisas, você pode evitar fraudes. O comprovante de residência é o que a empresa usa de garantia que, se necessário, precise enviar algum documento para o endereço específico, ou um novo cartão e também um comunicado.
Todavia, em geral, as empresas não aceitam documento que comprovem a residência que estão no prazo superior a 90 dias. Então, o documento que vale como comprovantes de residência devem ser recentes, não passando desse prazo.
Portanto, não faz sentido levar a conta da luz antiga, ou seja, tem que ser uma conta atual. Além disso, é necessário que o comprovante de residência esteja em nome da própria pessoa.
Em geral, as empresas não aceitam quando o comprovante está em nome de outras pessoas. Afinal, como é que eles saberiam que realmente você vive naquele local, sendo assim, sem sem estar com nome no documento para comprovação? Mas, mesmo assim é possível através de documentos. Caso os comprovante esteja no nome dos pais é só levar os documentos e provar a filiação. E se for de outra pessoa, tem que fazer a declaração de residência.
O que vale com comprovante de residência?
Quando nos mudamos de endereço, não tem nenhuma confirmação o novo endereço em nosso nome, pois ainda não está atualizado. Sendo assim, o pedido de declaração de residência pode ser uma boa alternativa.
Nesse caso, o documento é preenchido pela própria pessoa, como no esclarecimento da residência em nome de outra, é feito pelo terceiro.
No entanto, como, por exemplo, a abertura de uma conta bancária no caso de a instituição, pode ser feito a declaração de residência.
Está deve colocar informações pessoais, como nome completo e CPF, e informar o endereço de onde reside. Depois disso, o pedido deve ser impresso e assinado.
Em alguns casos, as empresas pedem que a assinatura seja reconhecida por um cartório ou que você forneça uma cópia da identidade da pessoa cuja o nome está a residência.
Então, o que vale como comprovante de residência?
Antes de ver a lista de documentos que valem como comprovante de residência é necessário saber que nem todos são aceitos por todas as organizações. No entanto, existem locais que consideram apenas a conta de água, eletricidade e telefone. Então vale a pena perguntar antes.
O que vale e são aceitos como comprovantes de residência:
- Contas água e eletricidade;
- TV por assinatura;
- Conta de internet;
- Contas de telefone celular;
- Telefone fixo;
- Contrato de aluguel, desde que tenha sido reconhecido firma em cartório;
- Declaração do Imposto de Renda recente;
- IPTU;
- Carnê do IPVA
- Contracheque emitido por órgão público;
- Demonstrativos do INSS ou SRF;
- Multas de trânsito;
- Contas de gás canalizado;
- Fatura de cartão de crédito;
- Escritura da casa;
- Extrato do Fundo de Garantia;
- Registro de Licenciamento de veículos;
- Termo de rescisão de contrato de trabalho;
- Cobrança do condomínio;
- Boleto de plano de saúde;
- Financiamento imobiliário;
- Boleto da mensalidade escolar;
- Laudo de avaliação de imóvel que tenha sido emitido pela Caixa Econômica Federal.
Comprovante de Residência Online
A cobrança em débito automático no cartão de crédito e o boletos online também podem servir de comprovante de residência. Embora, fazer isso seja mais prático, algumas empresas tem dúvida quanto ao uso desses documentos como comprovante de residência. Então, ao Solicitar comprovante de residência exigem a conta de luz, água e telefone.
Comprovantes online que você pode imprimir:
- Contas água e eletricidade;
- Telefone celular e fixo;
- Declaração do Imposto de Renda recente;
- Multas de trânsito;
- Fatura de cartão de crédito;
- Cobrança do condomínio;
- Boleto de pagamento do plano de saúde;
- Documento que comprove o financiamento imobiliário;
- Boleto para pagamento
Conclusão
Pois bem , agora você sabe o que vale de comprovante de residência e quais documentos pode usar. Quando forem usar comprovante de residência online você precisará imprimir. Contudo, algumas empresas dão acesso direto ao site da própria instituição em que você pode tirar o comprovante, como por exemplo a conta de luz e conta de água. Então, você tem que cadastrar, pesquisar a conta online e imprimir. Todavia, solicitar comprovante de residência é natural de toda a empresa!
Compartilhe o conteúdo caso tenha gostado e deixe um comentário se tiver dúvidas! E, isso pode te interessar também: Como Gerar Comprovante de Residência pelo CPF Grátis pela Internet
.