Publicidade

in

Pagamento por aproximação: veja como funciona e como habilitar

Durante a pandemia, muito se falou sobre o pagamento por aproximação. Mas você sabe o que significa? Como usar? No artigo a seguir falaremos mais sobre isso.

pagamento aproximacao
pagamento aproximacao

Através da modalidade de pagamento por aproximação com celular ou até com cartão, é extremamente seguro e muitos bancos estão aderindo como, por exemplo, o Santander e Nubank.

Publicidade

Em resumo, a nova tecnologia de pagamento por aproximação veio para ajudar na agilidade no momento da compre e consequentemente, ajudou durante a pandemia evitando contatos.

Publicidade

Publicidade

Pensando nisso e em todos os benéficos que o pagamento por aproximação oferece, além de ser muito seguro é aceito por vários bancos como o Santander e Nubank.

Publicidade

Falaremos com mais detalhes sobre o assunto e as maneiras que te ajudará com o pagamento por aproximação nos estabelecimentos.

Publicidade

O que é pagamento por aproximação?

Primeiramente, o pagamento por aproximação acontece por meio de uma tecnologia chamada NFC (Near Field Communication), ou seja, “comunicação por campo de proximidade”.

Assim, só é possível realizar uma transação se dois dispositivos estiverem próximos um do outro como o que acontece com o novo modelo do cartão Digio, por exemplo.

Publicidade

Publicidade

Com essa nova tecnologia do pagamento por aproximação, você paga por meio do celular, pulseira e até o cartão de crédito de forma totalmente segura.

Também não é preciso digitar a senha, exceto em alguns casos em que o valor da transação é muito alto que, por questão de segurança, pede a senha.

Publicidade

Como fazer pagamento por aproximação?

Sabia que tem como fazer pagamento por aproximação do celular ou do cartão sem nem ter que encostar na maquininha?

Publicidade

Em resumo, o pagamento por aproximação é uma forma bem simples e seguro de pagar suas compras com maior agilidade através do celular, pulseira ou cartão.

Publicidade

Como fazer pagamento por aproximação?
Como fazer pagamento por aproximação? (Foto: Reprodução)

Para pagar dessa maneira você precisa autorizar esse serviço em seu cartão e só depois de aprovado, pode pagar assim.

Ou seja, só tem como fazer o pagamento por aproximação do banco Santander, Nubank, Itaú e todos os outros quando for liberado esse serviço para você através dos aplicativos.

Publicidade

Publicidade

Pagamento por aproximação é seguro?

Afinal, o pagamento por aproximação é seguro? Vale a pena investir? Sim, sendo considerado melhor do que a maneira tradicional com senha.

Sem contar que tem como pagar boletos com cartão de crédito também por aproximação, ajudando ainda mais na agilidade no pagamento.

Publicidade

Para cada compra com pela tecnologia NFC, é gerado um tipo de criptografia, o que protege seus dados de seu cartão. Isso dificulta a clonagem ou acesso a suas informações.

Publicidade

O sistema também é protegido em caso de duplicidade de pagamento, caso acidentalmente encoste o cartão duas vezes na maquininha.

Publicidade

Ter um cartão de crédito já é uma segurança maior, pelo fato de não ter que ficar levando dinheiro por aí.

Então imagine não levá-lo para outros lugares e usar um dispositivo comum que não chama a atenção?

Publicidade

Publicidade

Ou seja, se o valor mínimo é de R$ 50 e você faz uma compra de R$ 100, basta informar a sua senha do cartão na maquininha e comprará normalmente.

Quais maquininhas aceitam pagamento por aproximação?

A maquininha de cartão de crédito é a mais requisitada por todos que abrem seu próprio negocio para dar inicio ao pagamento de seus serviços.

Publicidade

Contudo, através da tecnologia do pagamento por aproximação da Cielo, por exemplo, a facilidade e agilidade na hora de comprar aumentou.

Publicidade

Hoje em dia é bem fácil encontrar as maquininhas que aceitam o NFC (Near Field Communication ou Comunicação de Campo Próximo). Elas apresentam um ícone na parte de cima, de fácil reconhecimento.

Publicidade

Você deve encontrar um símbolo como esse na máquina de cartão:

simbolo maquininha
Símbolo maquininha (Foto: Reprodução)

Conforme informar para o vendedor que deseja pagar por aproximação. O processo é bem simples.

Publicidade

Publicidade

O lojista vai digitar o valor da compra e colocar o meio de pagamento por aproximação, aí é só aproximar o seu cartão, pulseira ou celular.

Lembre-se que a maquininha não existe apenas para passar cartões de crédito/débito, mas é bem simples de entender como funciona o empréstimo via maquininha de cartão de maneira simples e objetiva.

Publicidade

Como funciona o pagamento com cartão, celular, pulseira e relógio?

Conforme mencionado acima, existem varias maneiras de realizar o pagamento por aproximação de modo que seja seguro.

Publicidade

A seguir, mostraremos quais são essas maneiras e como utiliza-las.

Publicidade

Utilizando o cartão

Sabia que tem como usar o cartão de crédito por aproximação? Isso mesmo, além de não precisar mais de senha, o seu cartão também não necessita mais se

Em número menor no Brasil, apenas alguns cartões dispõe dessa tecnologia do pagamento por aproximação, como Nubank e Santander, por exemplo.

Publicidade

Publicidade

Pagamento por aproximação usando o cartão
Pagamento por aproximação usando o cartão (Foto: Reprodução)

Em resumo, o modo para pagamento por aproximação é bem parecido com o do celular e pulseira e muito seguro.

É só pedir para pagar por aproximação que o vendedor vai digitar o valor na maquininha e você aproxima o cartão sem colocar senha.

Publicidade

Pagar por aproximação com celular

Chegou o momento de falarmos sobre o pagamento por aproximação do celular com toda qualidade e segurança que a tecnologia possui.

Publicidade

Hoje em dia, o celular é uma ferramenta de trabalho em mão de quem sabe como usar. Por exemplo, através dele fica fácil aprender como ganhar dinheiro na internet de verdade.

Publicidade

Contudo, aquele que pagar com o celular, não precisa ter o cartão de crédito por perto. Mas, antes de usar o serviço, saiba se o aparelho é compatível com o sistema NFC.

Pagar por aproximação com celular 
Pagar por aproximação com celular  (Foto: Reprodução)

Os celulares atuais contam com essa tecnologia. Caso você esteja em dúvida, procure no menu, em conexões ou no manual do telefone. Ative o serviço para que funcione e aproveite.

Publicidade

Publicidade

Depois, é só cadastrar o usuário e cartão de crédito/débito na plataforma de pagamento do seu celular. Para fazer o pagamento pelo celular é bem fácil e seguro.

Utilização da pulseira

Já pagar por aproximação com celular ou com pulseira como é bem comum no banco Santander ou Nubank, nem todas as financeiras aderiram a ela.

Publicidade

Alguns emissores de cartão de crédito disponibilizam as pulseiras para pagamento por aproximação, outros não deixando apenas o celular e o próprio cartão como opção.

Publicidade

Algumas das pulseiras de pagamento mais conhecidas são: band da Trigg, Santander Pass, Visa Bradesco, Bpp Tag e Pulseira Ourocard.

Publicidade

Realizar pagamento por aproximação com pulseira
Realizar pagamento por aproximação com pulseira (Foto: Reprodução)

O Santander, por exemplo, oferece além da pulseira, um adesivo e tag para relógio, que funcionam igualmente para esses pagamentos por contato.

Algumas emissoras cobram pela pulseira, o que não é nada estranho, já que é mais um produto que fica a critério do cliente utilizar ou não.

Publicidade

Publicidade

Usando o relógio

No caso do relógio que faz pagamento por aproximação o uso é igual ao da pulseira. Contudo, o que é diferente é o fato de que no relógio precisa ter um adesivo para realizar o pagamento.

Bancos com pagamento por aproximação

A seguir, separamos alguns dos bancos que aceitam esse tipo de pagamento por aproximação, como por exemplo:

Publicidade

  • Banrisul
  • Bradesco
  • Brasil Pré-pagos
  • Caixa
  • Credicard
  • Itaú
  • Neon
  • Next
  • Porto Seguro

Lembrando que os Cartões de crédito do Banco Itaú são um dos principais que aceitam esse tipo de pagamento por aproximação, juntamente com o Santander e Nubank.

Publicidade

Pagamento por aproximação Santander

Conhece o pagamento por aproximação celular Santander que é seguro e fácil? Tem a possibilidade de ter Cartão de Crédito no Santander Pass que nada mais é que o cartão feito com esse programa.

Publicidade

Na realidade, existem outros cartões da instituição que aceita essa tecnologia. Entretanto, é necessário que habilite esse serviço nele para só depois começar a usar.

Como habilitar pagamento por aproximação Santander?

Afinal, como habilitar a pulseira no sistema Santander Pass? Conforme informações, o banco estima que dois milhões de clientes usem essa forma de pagamento.

Publicidade

Publicidade

Ou seja, o pagamento por aproximação pelo celular, cartão ou pulseira permite transferir dados apenas encostando o celular, por exemplo, na maquininha.

Em resumo, o cliente entra no Santander Way, clica no botão NFC, habilita seu cartão. Nesta etapa, o Santander homologa o plástico e o aparelho, informa o código de segurança  e a validade do cartão e digita a senha enviada por SMS ou via token.

Publicidade

Como desativar pagamento por aproximação Santander?

Para desativar é tão simples quanto habilitar. No mesmo aplicativo que habilitou entre e clique na opção “desabilitar”. Depois disso, siga os passos que lhe for passado e conclua.

Publicidade

Pagamento por aproximação Nubank

Sobre o pagamento por aproximação Nubank se é ou não seguro, afirmamos que sim, é extremamente seguro.

Publicidade

Aliás, o Nubank trabalha com qual bandeira? Com todas as mais requisitadas do mercado financeiro, facilitando em compras e pagamentos.

Assim que se tornar cliente do banco Nubank, crie uma senha de 4 dígitos no momento do cadastro das informações pessoais.

Publicidade

Publicidade

Essa senha é para que o cliente inserir o cartão de crédito na maquininha para que a transação seja finalizada.

A tecnologia contactless (sem contato) permite que o cliente compre apenas aproximando o cartão da maquininha, sem inseri-lo. Tanto para crédito como para compras no débito.

Publicidade

Nubank
Pagamento por aproximação Nubank (Foto: Reprodução)

No caso do Nubank, para ativar essa função de pagamento por aproximação com celular, insira o “roxinho” normalmente na maquininha na primeira compra.

Publicidade

Depois disso, o cliente poderá utilizar a tecnologia sempre que quiser, desde que o estabelecimento disponibilize essa função.

Publicidade

A senha só será necessária para compras acima de R$100.

Como fazer pagamento por aproximação Itaú

Bem simples através do “Aproxime e pague.” Em resumo, é uma função disponível em alguns cartões Itaucard.

Publicidade

Publicidade

Com ele, você paga suas compras de até R$ 50,00 só aproximando o cartão da maquininha. Para compras acima desse valor, você aproxima o cartão e digita a senha de 4 dígitos.

Para ativar, quando fizer a primeira compra com o cartão, você precisa pagar inserindo seu cartão na maquininha e digitando a senha. Depois disso, as próximas compras já podem ser feitas por aproximação.

Publicidade

Bradesco pagamento por aproximação

Através do cartão de crédito Bradesco incluem as funções débito e crédito da bandeira Visa passaram a aceitar as carteiras digitais como o pagamento por aproximação.

Publicidade

Dessa forma, efetuar os pagamentos por meio de aproximação digital, dispensando o uso do cartão físico. O serviço é gratuito e sem incidência de taxas.

Publicidade

Como pagar por aproximação Caixa

Como funciona o cartão de crédito da Caixa? Nada mais é que um meio eletrônico de pagamento que substitui o cartão de débito e crédito físico pelo celular, ou seja, pagamento por aproximação.

Com Samsung Pay, você pode pagar suas compras com cartão de débito e crédito Caixa Mastercard e com cartão de débito Caixa Visa.

Publicidade

Publicidade

Com o Google Pay, você pode pagar suas compras com seu cartão de débito Caixa Mastercard e Visa.

Mas para usar o serviço, o seu cartão precisa ter a tecnologia de chip e estar habilitado no serviço de envio de mensagem via celular (SMS).

Publicidade

Neon pagamentos por aproximação

Com o Neon Cartão de crédito você já deve ter visto as pessoas pagando contas só aproximando ele na maquininha né?

Publicidade

Isso acontece graças à tecnologia NFC (Near Field Communication). Assim, a tecnologia permite que um pequeno número de dados seja transmitido rapidamente, com poucas chances de vazamento de informações.

Publicidade

É por isso que o pagamento por aproximação acontece tão rápido

Banco do Brasil

Com o cartão Ourocard Empreendedor Banco do Brasil o pagar por aproximação com celular chegou ao setor de transporte público e já está disponível em outros estabelecimentos.

Publicidade

Publicidade

Para pagar suas compras, basta aproximar celular e relógios habilitados com Apple Pay, Samsung Pay ou Google Pay dos estabelecimentos.

Tudo de forma rápida, prática e sem ter que colocar senha, amenos que a compra seja maior que R$ 100,00.

Publicidade

Pagamento por aproximação vale a pena e é seguro?

Assim, depois que vimos melhor como funciona o pagamento por aproximação, se é ou não seguro, como pagar pelo celular e quais bancos além do Nubank e Santander é habilitado.

Publicidade

Contudo, entendemos também que vale a pena sim investir e habilitar esse serviço, visando em maior agilidade nas compras.

Publicidade

Conheça a seguir, como funciona o pagamento pelo Santander na prática:

Publicidade

Publicidade

Por fim, caso tenha interesse, veja também:

 

Publicidade

Cartão de crédito do Banco Pan para negativados! Saiba como conseguir o seu!

Cartão de crédito Pan para negativados! Saiba como conseguir o seu!

Cartão de crédito Netshoes: Conheça o N Card e saiba como solicitar!

Cartão de crédito Netshoes: Conheça o N Card e saiba como solicitar!