Publicidade

Para Que Serve a Chave do FGTS?

Anúncios

Você sabe para que serve a chave do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço), como gerar esse código e sacar o benefício na Caixa Econômica Federal ? Entenda tudo isso agora!

Antes de tudo, precisamos entender também o que é FGTS. Sendo assim, fizemos um artigo direcionado inteiramente para que você descubra como gerar e para que a chave serve. Além disso, saiba como utilizá-la para sacar seu benefício e quais as modalidades existem.

Publicidade

Entender melhor como funciona a chave para sacar o FGTS no banco.

O FGTS é a sigla para Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Sobretudo, a criação do FGTS ocorreu no ano de 1966. E com isso, dando o direito total aos trabalhadores e a segurança financeira para os mesmos.

Anúncios

Por sua vez, o FGTS é a segurança financeira que estava trabalhador tem quando trabalha com carteira assinada. Inclusive, o trabalhador com direito ao saque deve cumprir os requisitos, como a demissão sem justa causa, se casar e comprar a casa própria, mas existem mais categorias. Atualmente, existe a possibilidade do trabalhador fazer o saque no empréstimo saque aniversário do FGTS que já falamos aqui em nosso site.

O que é Chave do FGTS e para que serve?

Você sabe para que serve a chave do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) e como gerar esse código? Entenda tudo isso agora!
Aplicativo do FGTS. (Foto: Reprodução)

A chave do FGTS é um código liberado para o trabalhador quando este é mandado embora do emprego e precise sacar o fundo de garantia. Essa chave, no entanto, serve para identificar que este trabalhador foi demitido do suposto emprego. Além disso, a chave dá acesso à autorização do saque do fundo de garantia FGTS.

Mas, vamos entender melhor para quer a chave para sacar FGTS seve?

Quando o empregado é demitido do trabalho ou da empresa que trabalhava ele tem direito ao acesso à uma chave de liberação do FGTS. Sobretudo, com essa chave ele pode ir até a Caixa Econômica Federal e receber seu dinheiro.

Entretanto, a empresa/empregador tem o prazo de 10 dias úteis para informar o desligamento e chave é liberada. Sendo assim, o trabalhador receber o FGTS.

Resumindo o empregador ou empresa tem 10 dias para informar o que aquele  funcionário foi demitido sem justa causa A Caixa Econômica Federal. Logo após isso, o trabalhador receberá essa identificação e é autorizado ou a receber o saque do Fundo de Garantia a partir daí ele terá 30 dias para resgatar esse benefício.

Caso o prazo não seja mantido e o trabalhador perca os 10 dias da chave do FGTS, terá solicitar novamente. Além disso, terá  algumas complicações na hora de receber esse FGTS.

Anúncios

Então, é importante que tanto trabalhadores quanto a empresa tenho consciência de que esse prazo deve ser mantido e observado. A chave então, serve com identificação do trabalhador.

Como funciona o FGTS?

Como já dissemos o Fundo de Garantia é um direito do trabalhador formal, que possa sacar o dinheiro uai dado banco na caixa. Então todos os empregados submetidos ao regime CLT tem direito ao Fundo de Garantia. Isto é, os trabalhadores temporários, trabalhadores rurais, trabalhadores avulsos e também os atletas profissionais.

As empresas têm direito de pegar o valor correspondente a 8% do salário do funcionário. Mas nem pra todos funcionam assim como, por exemplo, o contrato do menor aprendiz é um pouco menor o que corresponde a 2% desse valor.

É preciso analisar cada trabalhador em sua modalidade antes de que a empresa subtraia a porcentagem.

Anúncios

Consultar o saldo do FGTS

Para consultar o saldo do FGTS atualizado é tudo no banco caixa econômica federal pois os depósitos ficam armazenados na instituição. Atualmente, você pode ver o saldo no site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo do FGTS. E de maneira simples você consegue ver se o depósito está sendo feito e se o valor está atrelado ao seu nome. Para ver o saldo seja por aplicativo ou pelo site da caixa econômica federal você precisa ter o número do NIS PIS/ Pasep.

Contudo, a pesquisa é super simples você baixa o aplicativo instala no seu irmão no seu celular acessa coloca o número do PIS e consegue observar o saldo do FGTS. Entretanto, no site ou no aplicativo você tem direito ao extrato geral da sua conta do FGTS. Atualmente, tem os serviços de notificação por e-mail e SMS. Com isso, o trabalhador recebe informativos a cada 2 meses de como está a situação do seu FGTS na Caixa.

Quem pode sacar o FGTS?

Existem algumas modalidades para sacar do FGTS, vamos ver agora! Sendo assim, como vimos no decorrer do artigo o saque não é só para o trabalhador que recebeu demissão. Porém existem outros meios do saque ocorrer. Ou seja, quando o trabalhador se aposenta também pode receber o FGTS.

Anúncios

Mais veja quais modalidades você pode ter o saque do FGTS:

  • Ao se aposentar
  • Na compra da casa própria
  • Para realizar o pagamento de imóvel comprado em consórcio
  • Pagamento de imóvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação
  • Rescisão por acordo sem justa causa
  • Morte do patrão e encerramento da empresa
  • Quando o contrato de trabalho do trabalhador temporário chega ao fim
  • Se faltar atividade remunerada para trabalhador avulso por mais de 90 dias
  • Idade igual ou superior a 70 anos
  • Em caso de doenças como HIV, câncer e outras de estágio terminal
  • Com a morte do trabalhador
  • Rescisão por culpa recíproca ou força maior
  • Em caso de necessidade urgência grave, decorrente de desastres com chuvas e inundações que tenham atingido sua residência
  • Saque aniversário
  • Se a conta permanecer sem depósito por três anos seguidos
  • Trabalhador avulso com suspensão tempo igual ou superior a 90 dias
  • O dependentes ou herdeiros após a morte do trabalhador

Quais os documentos para saque do FGTS

Para sacar o FGTS tem que ser o titular da conta. Sobretudo, o processo de rescisão precisa que o ex-funcionário reúna os seguintes documentos:

  • Carteira de Trabalho com a baixa contratual
  • Documento de identidade
  • Cartão do Cidadão
  • Número de inscrição PIS/PASEP/NIT/NIS

Vamos finalizar!

Pronto, agora você sabe tudo sobre para que serve a chave para saque do FTGS. E não se esqueça dos prazos, pois pode dar problemas. Sendo assim, alerte seu ex-chefe quanto a isso!

Gostou? Então compartilhe esse artigo para informar seus amigos. E caso, ainda tenha ficado alguma dúvida restante, basta deixar no comentário! Assim que puder te responderemos!

Anúncios

// Dicas Financeiras

Financiamento de carro com taxa menor

Financiamento de veículo com taxa reduzida, vantagens e benefícios para todos na hora da compra do seu carro. O financiamento de carro é algo para refletir muito, pois, existem vários na internet . Mas, o que exatamente devemos saber sobre financiamento de carro e quais têm as maiores vantagens e taxas menores? Descubra como obter …

Para Que Serve a Chave do FGTS? Leia mais »

CONTINUAR LENDO