Reduzir o consumo de energia elétrica não é um processo tão complicado de entender como funciona para economizar mais dinheiro, porém, sempre causa dúvidas em muitas pessoas que tem esse objetivo.
Essas dúvidas giram sobre como reduzir o consumo de energia elétrica em ações especificas e a melhor maneira de economizar seu dinheiro com contas mais baratas todos os meses do ano.
Então, se também busca entender mais sobre como reduzir o consumo de energia elétrica e economizar seu dinheiro com segurança, fique até o final desse artigo e aproveite cada uma das dicas que oferecemos. Boa leitura!
Como reduzir o consumo de energia elétrica e economizar mais?
Afinal, qual a melhor maneira de reduzir o consumo de energia elétrica e economizar seu dinheiro ainda mais? Antes de mais nada, quando se conhece mais sobre como reduzir o consumo de energia elétrica verá que está relacionado a certas atitudes para economizar mais.
Portanto, pensando em clarear mais a ideia de como reduzir o consumo de energia elétrica, separamos algumas atitudes e dicas para economizar seu dinheiro nessas contas, como por exemplo:
1 – Compre aparelhos que tenham o selo Procel
Em primeiro lugar da lista de como reduzir o consumo de energia elétrica, é bom que escolha sempre eletrodomésticos e eletrônicos com o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Mostrando qual a importância da economia da água e também da economia da energia.
Assim, segundo o Inmetro, aparelhos indicados com o selo tem um melhor desempenho quanto ao consumo de energia. Isso porque o PROCEL é o programa do governo federal vinculado ao Ministério de Minas e Energia que tem como principal foco promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica, eliminando os desperdícios e diminuindo os custos e os investimentos em questão.
No caso, investir em aparelhos que fazem economizar mais seu dinheiro por reduzir o consumo de energia elétrica, verá que não altera em nada em suas funções e qualidade. Ou seja, compensa sempre analisar esse selo antes de comprar qualquer eletrodoméstico.
2 – Iluminação
No entanto, mais uma opção dessa lista de como reduzir o consumo de energia elétrica temos ações especificas da iluminação, como:
- Mantenha as paredes internas e os tetos da sua casa ou trabalho com cores mais claras. Pois, elas refletem e espalham a luz para todo o ambiente, usando menos a energia e automaticamente, economiza nas contas;
- Aproveite sempre a luz do dia deixando cortinas, janelas e portas abertas para que a luz entre sem necessidade de ligar lâmpadas;
- Use a iluminação de acordo com o tamanho e a função de cada ambiente;
- Não deixe a luz acesa em cômodos sem nenhuma necessidade, apague as luzes dos ambientes que não tenha ninguém;
- Troque as lâmpadas comuns por lâmpadas LED. Porque elas são até 65% mais baratas que as fluorescentes fazendo com que o processo de reduzir o consumo de energia elétrica seja eficiente;
- Estude a opção de abrir novas janelas em pontos especiais da sua casa que bata muito sol e que clareie outros pontos com mais facilidade.
3 – Chuveiro para banho – Como reduzir o consumo de energia elétrica
Contudo, outra opção da lista de como reduzir o consumo de energia elétrica e economizar mais é na hora de escolher um bom chuveiro para o banho. Já que o chuveiro é um dos aparelhos que mais consome essa energia nos dias de hoje, é bom que evite usá-lo no horário de pico, das 18h às 21horas, quando o uso da carga aumenta.
4 – Geladeira mais nova
Conforme mencionamos sobre o chuveiro, a geladeira é o aparelho que mais consome energia e por isso é bom que saiba como economizar nessa questão:
- Primeiramente, não deixe a porta aberta sem precisar ou por tempo prolongado;
- Faça o degelo sempre que puder. Pois, é essencial para evitar maior demanda de energia;
- Mantenha a borracha de vedação do eletrodoméstico sempre em bom;
- Não deixe a geladeira perto do fogão. Isso porque um aparelho atrapalha o funcionamento do outro, causando problemas no consumo de energia;
- Além disso, existem produtos que não tem necessidade de fica na geladeira. Eles se conservam bem na temperatura ambiente. Ou seja, quanto menos coisas para gelar, mais fácil de economizar energia.
5 – Ar-condicionado – Como reduzir o consumo de energia elétrica e economizar
- Desligue o aparelho quando não tiver ninguém no lugar em questão;
- Mantenha janelas e portas fechadas quando o ar-condicionado durante seu funcionamento;
- Limpe os filtros mensalmente de preferencia.
6 – Computadores antigos e novos
- A princípio, não deixe impressora e outros acessórios do computador ligados sem precisar;
- Sempre que você parar para tomar um café, desligue o monitor de vídeo. Ele é responsável por 70% do consumo de energia. Se puder, configure-o para desligar na hora depois alguns minutos sem usar;
- Aliás, nas pausas maiores, desligue por completo o PC, inclusive o estabilizador.
7 – Evite deixar os aparelhos eletrônicos em modo de espera
Primordialmente, sempre tire da tomada aparelhos como televisão, micro-ondas e videogame quando não os estiver usando. Apesar de desligados, tem um gasto mensal de até 12% todos os meses.
Outras recomendações e dicas importantes
- Máquina de lavar roupa e ferro de passar também usam muita energia no dia a dia. Sendo assim, use apenas quando juntar suas roupas e fazer o processo uma única vez;
- Evite dormir com a TV ligada. Se ela tiver recursos de programação, use o timer para que desligue depois de um tempo especifico;
- Não deixe o celular “dormir” carregando. Retire da tomada quando a bateria estiver carregada, pois também é uma maneira de economizar.
Conclusão
Por fim, depois de tantos detalhes extremamente importantes para reduzir o consumo de energia elétrica e economizar mais seu dinheiro, percebemos que tudo é questão de costume.
Isso mesmo, se você é acostumado a dormi de luz acessa, use abajur. Se toma banhos longos, diminua o tempo e assim por diante. Mostrando mais uma vez que para economizar ainda mais seu dinheiro nessas questões é necessário que mude seus hábitos diários.
Leia mais: