Publicidade

in

Renovação da CNH: Qual novo período de validade da sua habilitação

Novo projeto sobre a Renovação da CNH visa um novo período de validade da Habilitação.

Renovacao da CNH Qual novo periodo de validade da sua habilitacao
Renovacao da CNH Qual novo periodo de validade da sua habilitacao

Conforme informações, a Câmara dos Deputados aprovou mudanças no Código de Trânsito sobre Renovação da CNH. A decisão alterou o período de validade da Carteira Nacional de Habilitação. E o número de pontos da CNH.

Publicidade

Com as mudanças, agora terá validade maior para a Renovação da CNH. Para condutores com menos de 50 anos terão o documento válido por dez anos. Com idade maior de 50 anos, vão precisar renovar  a cada cinco anos. Os condutores acima de 70, a cada três anos.

Publicidade

Publicidade

Com essas mudanças, assim como o projeto CNH sem autoescola. Com limite de 20 pontos de multas na CNH igualmente aumentou. Portanto, agora um aumento no limite de pontos. Será levado em consideração o número de multas gravíssimas. No período de 12 meses.

Publicidade

Em outras palavras. Quem tiver duas ou mais multas gravíssimas. Terá direito apenas 20 pontos. Impedindo a Renovação da CNH. Quem cometer uma multa gravíssima. Terá direito a 30 pontos. Agora, quem não possui multas. Terá 40 pontos na CNH.

Publicidade

Pontos polêmicos sobre a Renovação da CNH

Contudo, pontos do projeto da Renovação da CNH mudaram. O projeto falava da redução da idade do uso da cadeirinha de 10 anos para 7 anos. E advertência por escrito para quem infringir a regra. A decisão, entretanto, manteve a idade de 10 anos. Multa gravíssima para quem não cumprir.

Pontos polêmicos sobre a Renovação da CNH
Pontos polêmicos sobre a Renovação (Foto: Divulgação)

A Renovação da CNH das categorias C, D e E continuam com os exames toxicológicos obrigatórios. Os motoristas menor de 70 anos. Eventualmente, devem realizar o exame a cada dois anos e meio.

Publicidade

Publicidade

O projeto fala de penalidade e multas. Como, por exemplo. A condução de veículos com cor ou característica modificada. Sem o documento obrigatório do condutor ou veículo. E placa irregular com as normas do Contran. Então, nesses casos. O condutor recebe uma notificação por escrito.

Vale estarmos falando que, a Renovação da CNH é de importante para todos. E conforme a paralisação por conta da pandemia. Esse serviço acabou ficando suspenso atrasando muitas renovações. Portanto, procure saber corretamente. E fazer, eventualmente a Renovação da habilitação.

Publicidade