Publicidade

Como Consultar PIS pelo CPF. Confira!

Anúncios

Descubra como consultar PIS pelo CPF, qual é o site e as maneiras de consultar o número do PIS. Bem como, como funciona o PIS e como calcular e assim descubra também como consultar o fundo PIS PASEP pelo CPF.

É trabalhador ou já trabalhou em alguma empresa e deseja consultar o PIS, mas não sabe como? Fique tranquilo, é só vir com a gente na leitura desta matéria que te explicamos tudo, tim tim por tim tim. 

Publicidade

Assim, saiba como funciona o PIS e como consultar este fundo. 

Anúncios

Confira isso e muito mais logo a seguir! 

Como funciona o PIS, para que serve? 

Como consultar PIS pelo CPF
Como consultar PIS pelo CPF (Foto: Reprodução) 

Em primeiro lugar, é importante entender melhor como funciona o PIS, não é verdade? Nesse sentido, te contamos como é o PIS e para que serve. 

O PIS nada mais é que a sigla usada para designar o Programa de Integração Social. Em outras palavras, este é um programa no qual as empresas privadas devem fazer depósitos para os seus empregados registrados em carteira. 

Ou seja, o PIS é um direito do trabalhador, sendo depositado por seu empregador. Desse modo, este fundo vai para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Assim, por meio deste dinheiro são garantidos e pagos diversos benefícios ao trabalhador como o abono salarial e o seguro-desemprego. 

Juntamente com o PIS, foi criado o PASEP (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público). Entretanto, é necessário saber que apesar de parecidos e funcionarem de forma bem semelhante os dois não se referem ao mesmo fundo. Uma vez que o PIS abrange e assiste trabalhadores da iniciativa privada, já o PASEP cuida dos benefícios dos funcionários públicos. 

Anúncios

Todavia, apesar de o PIS fornece o dinheiro que garante benefícios trabalhistas a diversos empregados, você deve saber que não é todo mundo que tem direito ao PIS. 

Como saber se tenho direito ao PIS? 

Como dissemos logo acima é necessário estar empregado ou ter trabalhado com carteira assinada durante um período. Entretanto, não é só isso que basta e garante que você tenha direito ao PIS. 

Assim, alguns requisitos devem ser cumpridos e a empresa empregadora deve informar e manter os dados do seu empregado sempre atualizados. 

Portanto, para saber se você tem direito ao PIS consulte diretamente os canais oficiais.  

Anúncios

Desse modo, você pode ligar para o número 0800 726 0207. Ou ainda, baixar em seu celular e consultar o Aplicativo Caixa Trabalhador. Como também, se preferir pode se dirigir a unidade mais próxima de você de alguns do Postos de Superintendência Regional do Trabalho. 

E para fazer o saque do dinheiro referente ao PIS é importante ter o Cartão Cidadão. Todavia, se não tiver o cartão ou não estiver portando o Cartão Cidadão e quiser sacar o valor do abano é só ir até uma agência da Caixa e apresentar um documento de identificação. 

Como calcular o valor do meu PIS? 

Para calcular o valor do PIS é bem simples. 

Nesse sentido, o cálculo do PIS é feito baseado no valor do salário mínimo atualizado e nos meses trabalhados. 

Anúncios

Em outras palavras, é necessário dividir o valor do salário mínimo atual, que é de 1.100 reais, por 12 e multiplicar pelo número total de meses trabalhados com registro em carteira. 

Dessa forma, você pode receber um valor que varia de um mínimo de 92 reais, referente a 1 mês de trabalho. Até o valor cheio de um salário mínimo, 1.100 reais se você trabalhou durante o período de 12 meses com carteira assinada. 

Agora que você já sabe como funciona o PIS, bem como sabe calcular o valor do abono salarial, confira abaixo como o consultar o PIS

Como Consultar fundo PIS/PASEP pelo CPF

Em primeiro lugar, é importante reforçar o que já explicamos logo acima. Em outras palavras, o PIS é referente a trabalhadores de empresas privadas. Já o PASEP diz respeito a funcionários públicos. Portanto, apesar de muitos se referirem aos dois como sendo a mesma coisa e falar fundo PIS/PASEP ao querer fazer referência ao PIS, é importante saber que se tratam de coisas diferentes, ok? Assim, o nome fundo PIS/PASEP não existe oficialmente. Portanto, não há como consultar o fundo PIS/PASEP pelo CPF como uma coisa só, mas sim cada um em separado.

Anúncios

Com isto esclarecido agora te explicamos como consultar o PIS pelo CPF. Dede já te adianto que é bem simples. Portanto, veja qual é o site para consultar PIS pelo CPF.

Consultar PIS pelo CPF

Desse modo, o site para consultar o PIS pelo CPF é o do Meu INSS. Em outras palavras, é só acessar o site Meu INSS clicando aqui. Uma vez no site você deve clicar em ‘’Entrar com gov.br’’. Após selecionar esta opção é só digitar o número do seu CPF e clicar em ‘’Continuar’’, ou faça o seu cadastro se ainda não for cadastrado. Em seguida, é só inserir a sua senha. 

Desse modo, você será encaminhado para a página inicial. Assim, nesta página você deve clicar em ‘’Meu Cadastro’’, que fica localizado no canto superior esquerdo. Pronto, após selecionar esta opção você irá visualizar os seus dados, como o seu nome, número de CPF e consequentemente o NIT/PIS. 

Todavia, saiba que existem outros canais e caminhos para acessar o seu PIS. Desse modo, você pode consultar o PIS por meio do Aplicativo da Caixa ou ainda através do site oficial da Caixa Econômica Federal. 

Podemos concluir que… 

É verdadeiramente simples consultar o PIS pelo CPF, não é mesmo? Portanto, agora você já sabe o caminho e não precisa ficar quebrando a cabeça tentando lembrar o número do seu PIS. 

Em suma, se você é trabalhador com carteira assinada não deixe de conferir e consultar os canais que te passamos. Desse modo, você descobre se tem direito ao PIS. Bem como, agora você já sabe como consultar o PIS pelo CPF.

Portanto, não de acessar os seus direitos trabalhistas, como por exemplo o PIS. E assim, trabalhe com mais segurança.

Confira mais matérias que podem te interessar e ajudar:  

// Veja mais com

Ações CVC: Comprar ou vender?

A CVC é uma das principais operadoras de turismo do Brasil. A companhia possui agências em várias cidades, atendendo milhares de turistas. Além disso, também é uma das principais empresas do setor listada na Bolsa de Valores, assim, as ações CVC (CVCB3) estão constantemente em pautas de recomendações e carteiras de investidores.  No entanto, os …

Como Consultar PIS pelo CPF. Confira! Leia mais »

CONTINUAR LENDO