Buscando...

Publicidade

Como Saber Meu Código IBAN Banco do Brasil e Qual a Importância Dele?

Anúncios

Afinal, como saber meu código IBAN Banco do Brasil e qual a importância dele para os clientes de contas do BB com vantagens diferenciadas no momento da transferência?

Então, para saber como saber meu código IBAN Banco do Brasil e como funciona esse processo mostraremos mais detalhes ainda nesse artigo. Confira!

Publicidade

Como saber meu código IBAN Banco do Brasil?

Afinal, como saber meu código IBAN Banco do Brasil com segurança e para que serve? A princípio, você pode descobrir o seu IBAN e encontrar tudo o que precisa acessando o banco online de Banco Do Brasil S.A, ou verificando o seu extrato bancário.

Anúncios

Mas se você não usar o número de IBAN correto, o seu pagamento é devolvido ou enviado para a conta errada. Então, certifique-se que tudo está correto desde o início consultando o seu banco ou pedindo ao beneficiário para forneça os dados que você precisa, caso não tenha certeza.

// DESCUBRA
Descubra Qual é o Cartão Secreto
Descubra Qual é o Cartão Secreto
INTERNACIONAL 100% DIGITAL APROVAÇÃO FÁCIL

Clique abaixo e Descobrir Qual o Cartão Ideal para seu perfil.

Você permanecerá em nosso site*
DESCOBRIR O CARTÃO

Aliás, não se esqueça que qualquer IBAN ou número de conta BBAN usados nesse artigo foram dados como exemplo, e não são usados para processar uma transferência. Viu só como não é tão complicado assim saber onde fica o código IBAN Banco do Brasil da sua conta?

O que é o código IBAN e para que ele foi criado? 

Logo depois de entender como saber meu código IBAN Banco do Brasil chegou o momento de aprender de fato para que ele serve e como funciona. Em resumo, o IBAN é um padrão internacional de identificação de contas bancárias.

Ele facilita os processos de remessas e de pagamentos internacionais, uniformizando a maneira como os dados informados e tratados. Isso ajuda a reduzir as possibilidades de erro e por isso é muito comum que procure saber o que é o código IBAN Banco do Brasil

Anúncios

//PRÉ-APROVADO
SOLICITAR O SEU SUPERDIGITAL OU PAGBANK
SOLICITAR O SEU SUPERDIGITAL OU PAGBANK
MASTERCARD APROVAÇÃO FACIL ISENTO DE TAXAS 100% ONLINE

Peça o seu cartão de crédito SuperDigital e Pagbank de maneira fácil, prática e com qualidade! 

Você continuará em nosso site*
VEJA COMO SOLICITAR ➝

Além disso, você acha que isso parece não ser muito útil? Então, pense em quantos países existem no mundo. Agora, imagine quantos bancos tem em cada, quantas agências cada banco tem e quantas contas existem em cada agência.

Pois bem, identificar cada uma delas em escala global não é uma tarefa nada simples se não tiver um padrão único. Ele é formado por um código alfanumérico que contem até 32 caracteres.

No caso, para entender melhor o que é o código IBAN Banco do Brasil a estrutura definida pela norma internacional ISO 13616-1, de 2007 e registrado na Society for Worldwide International Financial Telecommunication (SWIFT). 

Anúncios

Por fim, a estrutura padronizada diminui erros e rejeições, o que gera uma economia de tempo e dinheiro. Assim, ele permite, por exemplo, uma validação automática dos dados no momento do preenchimento, oferecendo mais segurança para os clientes. 

Qual é a estrutura do código? 

Assim como acontece com alguns outros códigos grandes, como o nosso CPF (Cadastro de Pessoa Física), o código IBAN Banco do Brasil tem uma estrutura diferenciada. Isso significa que aqueles caracteres não são gerados aleatoriamente. Existe uma razão para cada número. 

Portanto, no Brasil, esse código regulamentado pelo BC no dia 14 de fevereiro de 2013, por meio da Circular nº 3.625. Aqui, ele é composto por 29 caracteres e por isso é tão simples de encontrar o código IBAN Banco do Brasil.

Qual é a estrutura do código IBAN
Qual é a estrutura do código IBAN? (Foto: Reprodução)

Como funciona?

Então, agora vamos entender melhor como é essa estrutura usando um exemplo fictício: BR66 6070 1190 0874 1000 0031 539C 1. 

Anúncios

  1. Primeiramente, os dois primeiros caracteres, que, no nosso exemplo, são BR, correspondem ao código do país, conforme definido pela norma ISO 3.166-1.
  2. Logo em seguida, aparecem dois dígitos verificadores (66, no nosso exemplo). Eles seguem as especificações da norma ISO 7.064 e funcionam como uma chave de controle para o IBAN. 
  3. Na sequência temos oito caracteres numéricos do código IBAN Banco do Brasil. Eles correspondem ao identificador da instituição financeira (6070 1190).
  4. Seguem a lista de participantes do Sistema de Transferência de Reservas, conforme divulgado no site do BC . Se você consultar a listagem, vai ver que esse código se refere ao banco. 
  5. Depois temos cinco caracteres numéricos (0874 1) que correspondem à agência bancária sem o dígito verificador.
  6. E, na sequência, dez caracteres numéricos (000 0031 539) que são o número da conta do cliente. 
  7. Em seguida, temos um caractere (C) que corresponde ao tipo de conta (nesse caso, uma conta-corrente).
  8. Por fim, um caractere (1) que identifica a titularidade da conta. Aqui, o número 1 indica que se trata do primeiro ou único titular. Se fosse 2 seria o segundo titular e assim por diante, até o nono titular. 

Viu só como existem muitos significados envolvendo o código IBAN Banco do Brasil e de outros bancos que vale para maior segurança de transferências para dentro e fora do país? Por isso é importante que entenda os detalhes dele e de outros códigos para se manter seguro!

Quando o código IBAN usado? 

//PRÉ-APROVADO
SOLICITAR O SEU SUPERDIGITAL OU PAGBANK
SOLICITAR O SEU SUPERDIGITAL OU PAGBANK
MASTERCARD APROVAÇÃO FACIL ISENTO DE TAXAS 100% ONLINE

Peça o seu cartão de crédito SuperDigital e Pagbank de maneira fácil, prática e com qualidade! 

Você continuará em nosso site*
VEJA COMO SOLICITAR ➝

Em contrapartida, para entender com mais detalhes sobre o código IBAN Banco do Brasil necessário que saiba em quais momentos ele usado. A princípio, o código IBAN usado principalmente para fazer transferências internacionais para contas bancárias mantidas no Brasil.

Contudo, a Circular 3.625 do Banco Central determina que os bancos têm que, obrigatoriamente, acatar as transferências recebidas usando esse código. Da mesma forma, você também precisará desse código para transferir dinheiro para uma conta em qualquer dos outros 75 países clientes desse sistema. 

Anúncios

Assim, essa é uma informação importante, por exemplo, para quem tem parentes que moram em outros países. Também é útil para quem presta serviço para empresas estrangeiras e ainda para quem quer investir no exterior.

Pois o uso do código IBAN Banco do Brasil e de outros bancos, se tornou tão comum que, em alguns países, esse código usado até mesmo para transferências dentro do território nacional. 

Por fim, vale mencionar que, em alguns casos, solicitam também outro código para fazer a remessa, que é o SWIFT. Ele tem como objetivo identificar a instituição bancária por meio de um código universal único, e pode conter entre 8 e 11 caracteres. 

Confira:

// Banco do Brasil

Conta Fácil BB: Vale a pena aderir? Conheça serviços e benefícios da conta

Conhecer como funciona a conta Fácil BB e como abrir a sua é importante, pois possui muitas vantagens e que vale a pena investir. Entretanto, se você assim como muitos não sabe como funciona a conta Fácil BB e muito menos se vale a pena abrir a sua ou não, no decorrer desse artigo mostraremos …

Como Saber Meu Código IBAN Banco do Brasil e Qual a Importância Dele? Leia mais »

CONTINUAR LENDO