A princípio, antes de entender como tirar comprovante de residência pelo CPF online vale a pena conhecer melhor para que esse documento serve.
Isso porque é tão comum empresas pedirem esse documento, que a dúvida de como tirar comprovante de residência pelo CPF online ainda permanece.
Então, no decorrer desse artigo mostraremos mais detalhes sobre como tirar comprovante de residência pelo CPF online sem burocracias de maneira simples. Aproveite!
Afinal, Como tirar comprovante de residência pelo CPF?
Como tirar comprovante de residência pelo CPF online? Em resumo, para conseguir um comprovante de endereço usando o seu CPF, é preciso que você tenha uma conta de luz, água ou telefone em seu nome.
Caso possua, siga o passo a passo a seguir e aprenda como tirar comprovante de residência pelo CPF online de maneira bem simples, como por exemplo:
- Em primeiro lugar, acesse a prestadora de serviço que deseja gerar seu comprovante (pode ser luz, água e telefone), um que estiver em seu nome;
- Coloque o numero do seu CPF para gerar o comprovante;
- Clique em “segunda via”, escolha a conta que desejar e imprima;
- Pronto já tem seu comprovante de Residência.
O que é Comprovante de Residência?
Logo depois de aprender como tirar comprovante de residência pelo CPF online é muito importante que entenda melhor como ele funciona.
Primeiramente, o comprovante de residência nada mais é do que um papel ou documento que prove que você realmente mora no endereço que está informando. Ou seja, que você tem uma residência fixa.
Assim, a conta de água, de luz, a fatura do cartão de crédito ou a cobrança da mensalidade do seu plano de celular são exemplos de documentos que servem como comprovante de residência.
Além de evitar fraudes, esse papel ajuda a empresa a ter certeza de que, caso seja necessário, você será encontrado em um endereço fixo, seja para o envio de um cartão novo ou para uma cobrança.
Contudo, as empresas pedem que o documento levado como comprovante de residência seja recente e tenha no máximo 90 dias de emissão.
Portanto, não adianta levar uma conta de luz que venceu há dois anos. Por isso é necessário aprender como tirar comprovante de residência pelo CPF online para evitar problemas.
Além disso, é indicado que o comprovante de residência esteja no nome e no CPF da pessoa que precisa comprovar o endereço.
Isso porque na maioria dos casos, as empresas não aceitam comprovantes em nomes de terceiros.
Mas vale lembrar que não tem diferença quanto a casa ser própria ou alugada. Se os seus dados e as informações do endereço estando corretas, é o que basta.
O que Pode Usar Como Comprovação?
Por outro lado, além de saber como tirar comprovante de residência pelo CPF pela internet é necessário conhecer quais as contas são usadas nos processo.
Por isso, é aceito como comprovante de residência as seguintes contas, como por exemplo:
- Contas água;
- Contas de luz;
- Conta de TV por assinatura;
- Conta de internet;
- Contas de telefone celular;
- Contas de telefone fixo;
- Contrato de aluguel, desde que tenha reconhecido firma em cartório;
- Declaração do Imposto de Renda;
- Carnê de cobrança de IPTU;
- Carnê de cobrança do IPVA;
- Multa de trânsito;
- Contas de gás canalizado;
- Fatura de cartão de crédito;
- Escritura de imóvel já no nome do cliente;
- Extrato do FGTS enviado pela Caixa;
- Registro de Licenciamento de veículos;
- Termo de rescisão de contrato de trabalho;
- Cobrança do condomínio;
- Boleto de pagamento do plano de saúde;
- Documento que comprove o financiamento de imóveis;
- Boleto para pagamento mensal escolar;
- Laudo de avaliação de imóvel feito pela Caixa Econômica Federal.
Além disso, veja se qualquer um desses documentos é aceito no local que pediu o comprovante de residência.
Mas vale lembrar que o comprovante de residência deve estar em seu nome. Caso não esteja, você deverá comprovar que tem alguma ligação de parentesco com a pessoa que está com o nome no comprovante apresentado. Por exemplo, se for o cônjuge, pode ser necessário apresentar a certidão de casamento.
Como tirar comprovante online
Em contrapartida, é comum as empresas oferecerem para o cliente que ele receba as contas de luz, cobrança de cartão de crédito, boletos entre outros, online.
Embora o processo seja bem mais prático, muitas pessoas ficam em dúvida quanto ao uso desses documentos como comprovante de residência.
Em resumo, você pode imprimir algumas contas e usá-las como comprovante, desde que o seu nome e CPF apareçam e estejam facilmente identificados, como por exemplo:
- Contas água;
- Contas de luz;
- Conta de telefone celular;
- Contas de telefone fixo;
- Declaração do Imposto de Renda recente;
- Multa de trânsito;
- Fatura de cartão de crédito;
- Cobrança do condomínio;
- Boleto de pagamento do plano de saúde;
- Documento que comprove o financiamento imobiliário;
- Boleto para pagamento da mensalidade escolar.
Contudo, a Elektro, que é a empresa que fornece energia para parte do Estado de São Paulo, solicita que a pessoa titular da conta de luz faça um cadastro no site antes de imprimir.
Entretanto, na Sabesp, a segunda via da conta acessada com mais facilidade. Basta digitar o RGI (código do cliente) e clicar em seguir para ter acesso à conta virtual para a impressão.
Além disso, nos dias de hoje, é muito raro que uma empresa não aceite uma conta impressa e obtida online como comprovante de residência, desde que a conta seja recente no prazo de validade. Porém, mesmo assim, indicado perguntar antes, para evitar problemas.
Fatura Digital Serve?
Por outro lado, seguindo o mesmo pensamento que mencionamos acima, será que é possível uma fatura digital comprovar sua residência? Sim!
Isso porque em vários locais, as faturas digitais são aceitas e muito mais simples de entender como tirar comprovante de residência pelo CPF pela internet.
Elas precisam estar em formato de papel e ser recentes, no máximo ter 90 dias de emissão e apresentar todos os seus dados pessoais, conforme já mencionamos.
Confira: