Aprender como vender no Mercado Livre passo a passo sendo afiliado ou não, sabendo o que faz esse processo tão diferente de outros modelos é muito importante, para mostrar que vale a pena se cadastrar na plataforma.
Além disso, quando procuramos sobre como vender no Mercado Livre passo a passo e o que é cada processo, sendo um afiliado ou não, mostra que vale a pena investir no mercado online tanto quanto no físico. Ainda mais por ter muitas procuras por diferentes públicos.
Portanto, ainda nesse artigo, veja como vender no Mercado Livre passo a passo, o que se faz caso seja um afiliado, principais vantagens de cada um dos processos e se vale a pena ou não investir nesse meio online de vendas. Confira e boa leitura!
Como vender no Mercado Livre passo a passo?
Afinal, como vender no Mercado Livre passo a passo e o que é mais importante saber caso seja afiliado de alguma empresa mostrando que vale a pena investir nesse meio tecnológico? Antes de qualquer coisa, quando entendemos de fato como vender no Mercado Livre passo a passo tudo fica mais fácil, incluindo para afiliado ou empresa própria.
Portanto, se também quer facilitar sua vida, vale a pena conhecer o que e como vender no Mercado Livre passo a passo, sendo afiliado ou não, de maneira bem simples, como por exemplo:
1. Crie uma conta na plataforma
Em primeiro lugar da lista de o que e como vender no Mercado Livre passo a passo como afiliado ou não, temos a abertura da conta como PF ou PJ, através da página de registro oficial. Lembrando que através dessa conta, tem como pedir cartão do Mercado Pago e também fazer um empréstimo pela plataforma.
Assim, para abertura da conta como PF, é necessário informar alguns dados pessoais, como nome, telefone e um endereço de e-mail válido, além de cadastrar uma senha para aumentar a segurança.
Entretanto, no caso de conta de PJ, cliente em “Crie uma conta empresa” para aprender o que e como vender no Mercado Livre passo a passo com mais facilidade, sendo ou não um afiliado.
Então, o cadastro se faz pelo dono, sócia ou administrador da empresa em questão. É necessário informar os dados da empresa, e-mail, telefone e cadastrar uma senha para a criação da conta de maneira objetiva e simples.
2. Cadastre seu primeiro produto – Como vender no Mercado Livre passo a passo
No entanto, para aprender o que e como vender no Mercado Livre passo a passo de maneira que vale a pena, estude sobre o cadastro do produto depois da criação da conta. Isso significa que depois da abertura dela, clique no ícone do seu perfil e vá para à opção “Vender”.
Nesse momento, aparecerá uma validação de identidade. É um sistema de segurançapara comprovar a titularidade daquela conta, encaminhando a foto de um documento com foto, no caso de PF.
No entanto, para conta de PJ, a plataforma pede o envio de um documento da empresa (CNPJ, CCMEI ou DeCore) e da pessoa que é responsável por ela. Sem contar das informações como CNAE e faturamento mensal.
Logo após fazer a validação, é hora de escolher a categoria do produto em que anunciará, como roupas, carros e assim por diante. Depois disso, selecione “Produtos”, coloque algumas informações, como:
- Informe o nome do produto, marca e modelo (caso tenha);
- Aceite o regulamento da questão de autenticidade dos produtos cadastrados;
- Selecionar as categorias que se encaixam no produto. Caso tenha dúvidas, existe a sugestões do Mercado Livre;
- Coloque também as informações adicionais para cada produto na hora de entender como vender no Mercado Livre passo a passo;
- Responda se o produto é novo ou não;
- Escolha a cor e tamanhos disponíveis;
- Coloque fotos do produto, o tanto que tem disponível em estoque por tamanho e código EAN de cada variação.
3. Defina o preço do produto
Um dos processos mais importantes que vale a pena lembrar sobre como vender no Mercado Livre passo a passo é o preço. Isso porque, nessa parte, coloque o preço de venda do produto em questão. Ou seja, o preço que estará no anúncio. Lembrando que existe o desconto da taxa do Mercado Livre.
4. Escolha o modelo de anúncio é melhor para seu negócio
De acordo com o que mencionamos antes, a plataforma tem 3 modalidades de anúncio disponível para seus clientes ou afiliados ao entender como vender no Mercado Livre passo a passo (Grátis, Clássico e Premium). As diferenças são em relação à exposição, durabilidade e tarifa sobre a venda de cada empresa.
5. Preencha as informações a respeito da entrega
Assim, nessa parte, informe se os clientes retirarão as compras feitas pela plataforma pessoalmente em um endereço ou se você fará apenas envios para o endereço de cada um.
Nassa hora, também pedem o endereço de onde os envios encaminharão as mercadorias, para o sistema usar no cálculo do frete. Aliás, as tarifas dessa ação são mostradas pelo site.
6. Termine o anúncio – Como vender no Mercado Livre
Por último da lista de como vender pelo Mercado Livre sendo ou não afiliado de maneira que vale a pena conhecer, preencha as informações adicionais sobre o produto para encerrar.
Mas lembre-se de que as pessoas que compram pela plataforma não tocam no produto quando pesquisam online. Ou seja, isso quer dizer que quanto mais informações e detalhes você oferecer, melhor será para quem comprar. Depois de todos esses passos, finalize.
Conclusão
Afinal, vale a pena saber como vender no Mercado Livre passo a passo? Depois de todas as maneiras de fazer esse processo com segurança sendo PJ, PF ou afiliado com certeza vale a pena investir para que sua empresa cresça muito mais do que o planejado.
Portanto, foque nessa oportunidade de maior crescimento de suas finanças, monte um estoque de segurança e faça o seu cadastro o quanto antes para aproveitar todas as vantagens que o tempo lhe trará.
Saiba mais: