Carregando

Publicidade

Cotação do Dólar Atual: Como Funciona para Turismos e Comercial?

Publicidade

Entender mais sobre como funciona a cotação do dólar atual tanto no turismo quanto no comercial é uma das grandes dúvidas de pessoas que necessitam conhecer mais sobre essas alterações nos dias de hoje.

Além disso, quando falamos mais sobre a cotação do dólar atual comercial ou no turismo, leve em consideração a crise econômica que o mundo todo ainda vive hoje por conta da pandemia do Covid-19.

Publicidade

Portanto, pensando nisso, veja mais informações sobre a cotação do dólar atual no turismo e comercial, aprenda a diferença entre eles e quais os benefícios que possui nos dias de hoje. Boa leitura!

Publicidade

Cotação do dólar atual

Afinal, qual a cotação do dólar atual? Antes de qualquer coisa, a cotação do dólar hoje é de R$ 4,78. Ou seja, nossa moeda está um tanto quanto desvalorizada quando comparada com o dólar.

Cotação do dólar hoje
Cotação do dólar hoje (Foto: Reprodução)

Como funciona a cotação do dólar?

Por outro lado, além de saber qual a cotação do dólar atual e as diferenças entre eles no turismo e comercial, é bom que analise também o funcionamento desse cálculo nos dias de hoje.

Em resumo, a cotação do dólar funciona de acordo com a taxa de câmbio. Ou seja, segundo a relação entre as economias dos países. O câmbio é o que define quantos reais são necessários para comprar um dólar.

Assim, a taxa é flexível, porque muitos fatores políticos e econômicos influenciam as transações comerciais entre as nações. A taxa de câmbio é divulgada diariamente pelo Banco Central. E existem bancos e cartões que ajudam nesse processo, como é o caso do cartão de crédito BS2 ou então, o Banco Western Union.

Publicidade

Ela não é de uso obrigatório, mas serve como uma diretriz, principalmente para quem está começando a investir em dólar. Então, de que forma a cotação do dólar influencia o mercado brasileiro?

A resposta é simples, pois por meio da famosa lei da oferta e demanda. Assim como qualquer outro produto ou serviço, quando a oferta excede a procura, o preço pode cair. Mas, quando a demanda supera a oferta, o preço tende a aumentar.

No caso do dólar, o produto seria a moeda estrangeira e por isso é bom conhecer a cotação do dólar hoje no turismo e comercial. Se o dólar estiver circulando bastante no Brasil (oferta), o preço cai.

Publicidade

Porém, caso poucas moedas estejam em circulação (o que, proporcionalmente, aumenta a demanda), o preço pode subir.  Essa mudança na cotação do dólar pode acontecer por diversos motivos: taxas de juros do país, turismo internacional, superávit ou déficit comercial, entre outros.

Publicidade

A diferença entre dólar comercial e dólar turismo

Contudo, um dos pontos que é muito importante ao entender mais sobre cotação do dólar atual é necessário que analise também através do comercial e do turismo. Pois, o dólar é a moeda oficial dos EUA, referência para a economia mundial.

Publicidade

Apesar de ter diferentes classificações, a moeda norte-americana é uma só. As denominações indicam, na verdade, a finalidade de utilização e, consequentemente, os seus valores, como por exemplo:

1 – Dólar comercial

Em primeiro lugar, é usado por governos e grandes empresas em transações econômicas, como importação e exportação. Neste caso, não há necessariamente a presença do dinheiro físico.

A cotação do preço da moeda é definida pelo mercado conforme as negociações de oferta e demanda feitas ao longo do dia. Mas, tem vezes em que o BC acaba interferindo no valor estabelecido pelo mercado, comprando ou vendendo a moeda para evitar uma valorização ou desvalorização acentuada.

Publicidade

2 – Dólar turismo

Além disso, essa verãos de cotação do dólar hoje no turismo é aquele comprado em casas de câmbio por pessoas físicas que viajarão para fora do país. Por exemplo, ao trocar o real pela moeda norte-americana, usa-se o valor do dólar turismo e não do comercial.

Assim, esse é o dinheiro é usado na compra de produtos e serviços em estabelecimentos internacionais. Considera-se também o valor do dólar turismo para a conversão de débitos feitos em moeda estrangeira no cartão de crédito.

Ou seja, o preço se difere do “comercial” porque na cotação do “turismo” tem cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), praticado pelo Governo, além de custos logísticos, operacionais e lucros das casas cambiais.

Por que as cotações oscilam?

Em contrapartida, além de saber mais informações sobre o que é a cotação do dólar atual no turismo e comercial é interessante que entenda também o porque esses valores mudam tanto nos dias de hoje.

Isso porque o preço do dólar decorre do regime cambial do País. Quando existe maior procura pela moeda estrangeira e a taxa de câmbio sobe a níveis não desejados, o BC vende dólares no mercado, aumentando a oferta da moeda e pressionando o preço para baixo.

Ou seja, desse modo, o real volta a se valorizar em comparação ao dólar e a taxa de câmbio cai. De maneira inversa, quando há uma grande entrada de dólares no País, o Banco Central pode adquirir a moeda norte-americana e injetar mais reais na economia para não ter a queda da taxa de câmbio. Pois, caso o interesse seja de manter o valor do dólar acima do preço ajustado pelo mercado.

Quais setores se beneficiam do dólar alto?

No entanto, quando tem uma alta do dólar, o setor de exportações se beneficia. É comum nestes períodos as atenções se voltarem para as ações de empresas exportadoras e produtoras de commodities.

Produtos que funcionam como matéria-prima e com alta capacidade de produção e estocagem, como o petróleo e soja. Empresas do setor elétrico, de seguros e da siderurgia são exemplos de quem ganha com a alta da moeda norte-americana.

Importância da cotação do dólar atual

Por fim, depois de tantos detalhes sobre como funciona a cotação do dólar atual na versão de turismo e comercial, é muito bom que conheça todos essas informações por ser algo que interfere diretamente na economia do Brasil.

Ou seja, em algum momento você foi ao supermercado e percebeu que os alimentos teve um aumento nos valores, isso está diretamente ligado ao dólar. Por isso, conheça bem o que é a cotação do dólar atual e saiba o que ele afeta em sua vida!

Confira:

// Veja mais com

Vagas De Emprego: Oportunidade de Trabalho e Agências

Saiba onde e como encontrar vagas de emprego para trabalhar em todo o Brasil, pelas agências online. Descubra qual a melhor forma de conseguir a vaga! Atualmente ficou ainda mais fácil encontrar vagas de emprego, uma vez que as agências online facilitam a vida dos que estão à procura de uma boa oportunidade. O que …

Cotação do Dólar Atual: Como Funciona para Turismos e Comercial? Leia mais »

CONTINUAR LENDO