Buscando...

Publicidade

Confederação Nacional do Comércio CNC: Conheça sua História!

Anúncios

Antes de qualquer coisa, saber o que significa Confederação Nacional do Comércio CNC com toda a história e benefícios por trás da sigla para empresas no geral, é muito importante.

Isso porque entender o que significa Confederação Nacional do Comércio CNC faz com que os comerciantes saibam alguns direitos e benefícios que o acompanha.

Publicidade

Portanto, ainda nesse artigo mostraremos mais detalhes sobre a história e o que é Confederação Nacional do Comércio CNC com toda a importância para o comércio no geral e benefícios. Boa leitura!

Anúncios

O que é CNC e como funciona?

Afinal, o que significa CNC e como funciona seus benefícios para o comércio? A princípio, a sigla CNC significa Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Ou seja, é a entidade sindical de um dos principais setores da economia do País.

Assim, juntas, essas categorias respondem por cerca de 1/4 do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram aproximadamente 25,5  milhões de empregos diretos e formais. Representante maior dos cerca de 5 milhões de empresas, a CNC fundada em 4 de setembro do ano de 1945.

História CNC

Por outro lado, depois de entender o que é Confederação Nacional do Comércio CNC, chegou o momento de aprender mais sobre sua história que trouxe muitos benefícios para os comerciantes.

Em primeiro lugar, em 1945, o fim da 2° Guerra Mundial e do Estado Novo, mudaram o foco da política social e econômica do Brasil. Assim, fazendo com que o País se olhasse para a concepção de mecanismos. Pois, se por um lado garantiriam uma sociedade democrática, por outro legitimariam a representatividade das classes trabalhadoras e empresariais.

CNC
CNC (Foto: Reprodução)

Mas somente o pacto entre empregadores e empregados gerou um ambiente de paz social, resultado do encontro das duas forças produtivas.

Anúncios

No entanto, a I Conferência das Classes Produtoras do Brasil (I Conclap) foi organizada pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) no dia 1° de maio do ano de 1945, em Teresópolis, cidade fluminense.

Outros pontos sobre a trajetória

Reuniu 183 delegações de todo o Brasil, compostas por representantes de sindicatos, associações comerciais, industriais, entre outras entidades.

Um detalhe importante sobre a história CNC é que presidida por João Daudt d’Oliveira, então presidente da ACRJ. O qual se tornaria o primeiro presidente da CNC nesse mesmo ano. Pois a conferência discutiu os principais temas ligados às atividades no Brasil.

Entretanto, três pontos de destaque das discussões temos, como por exemplo:

Anúncios

  • Carta Econômica de Teresópolis: um raio-x da situação socioeconômica do País. E um compromisso dos empresários com um regime de “justiça social”, que manteria a harmonia entre as produções;
  • Carta da Paz Social: mostrava a preocupação dos empregadores com a grande pobreza do País. Aliás, e a baixa capacitação profissional do trabalhador brasileiro ao comércio;
  • Enfim, a necessidade de um órgão que fosse o porta-voz oficial do comércio perante o governo e a sociedade.

Então, acelerou-se a criação da CNC. Portanto, reconhecida em 30 de novembro do ano de 1945 como a entidade maior do empresariado comercial brasileiro, sendo o que é CNC hoje.

No ano de 1946, a CNC criou seu próprio sistema de desenvolvimento social. Assim, montando o Senac, e, logo depois, o Sesc. O que significa mais oportunidade para os cidadãos com muitos benefícios para a história do comércio. Aliás, essas instituições formam hoje um dos maiores sistemas de desenvolvimento social de todo o mundo.

Sicomércio – CNC

Em contrapartida, a partir de reuniões feitas em 1989 e 1990, expedida, em 23 de novembro do ano de 1990, a resolução CNC-CR n° 01. Então, criando o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomercio).

Com isso, foram produzidas normas institucionais, ajudando a autogestão de todo o Sistema. Tudo isso composto também por sindicatos e federações, um marco importante para a história do comércio.

Anúncios

Além disso, a primeira reunião Sicomércio feita nos dias 8 e 9 de agosto do ano de 1991, no RJ. Reuniu presidentes de federações e de sindicatos.

Portanto, a proposta era discutir temas sobre o Sistema, como o que é CNC e seus benefícios, representação dos trabalhadores nas empresas e organização sindical.

No mesmo período, é expedida a Resolução Sicomércio-CNC nº 2, regulando o registro e o enquadramento sindical no Sicomércio e criando a Comissão de Enquadramento e Registro Sindical do Comércio (Cersc), também sendo um grande marco na história dos benefícios que saber o que significa CNC trouxe.

Cetur

A princípio, para melhorar o diálogo setorial, a CNC criou, no ano de 1955, o Conselho de Turismo. O qual é formado por personalidades de reconhecida competência que sabem em turismo.

Anúncios

Contudo, seu trabalho é promover o relacionamento da Confederação com gestores públicos, empresários, acadêmicos e pesquisadores. Isso para discussão sobre as características e tendências da atividade turística no Brasil e no exterior. Contudo, pensando em turismo, muitas pessoas buscam soluções financeiras para facilitar o processo, como é o caso do Cartão Caixa Turismo Internacional, por exemplo!

História Cetur

Mas ao longo de sua história, o Cetur da CNC fez várias ações para a promoção do turismo, como por exemplo:

  • Atividade indutora do crescimento econômico;
  • Criação de políticas públicas que ajudaram para o desenvolvimento do setor no País.

No entanto, a partir do ano de 2000, para aumentar ainda mais seu trabalho na área de CET criou Astur. Assim, passando a CNC a ter três áreas especializadas em turismo.

No ano de 2014, o CNC foi reestruturado. O que significa que passou a ser nomeado de Cetur e a integrar todas as áreas de turismo existentes na Confederação.

Portanto, o Cetur é responsável pela organização e distribuição de estudos que mostram a importância do turismo no desenvolvimento econômico e social do País. Por isso é tão importante saber o que é CNC e conhecer mais detalhes sobre sua história de benefícios para o comércio hoje!

Qual a importância dele hoje?

Por fim, uma das importâncias da Confederação Nacional do Comércio CNC está relacionada aos negócios. Isso porque tudo que rende dinheiro nos comércios passam pela empresa. Além disso, ajudou a oferecer mais capacitação para os brasileiros, tanto em estudos como em trabalho.

Confira:

// Dicas Financeiras

Como solicitar crédito e ser aprovado na avaliação

Vai solicitar crédito, veja como ser aprovado ao passar pela analise na avaliação do cartão. Descubra o que devemos fazer na hora de pedir crédito nas instituições bancárias. Fazer uma proposta para o banco e receber uma resposta negativa pode não ser uma situação muito boa, porém temos aqui algumas dicas importantes para vocês. Tudo …

Confederação Nacional do Comércio CNC: Conheça sua História! Leia mais »

CONTINUAR LENDO