Conhecer mais sobre como funciona emissão cartão CNPJ Receita Federal e como é a consulta dele para que mantenha sua empresa em ordem e sempre atualizada perante a justiça e a população.
Além disso, quando entendemos mais sobre a consulta e emissão cartão CNPJ Receita Federal é interessante que tire um tempinho também para aprender sobre como ele funciona de fato e se tem muitas vantagens.
Sendo assim, ainda nesse artigo veja detalhes de como funciona a consulta e emissão cartão CNPJ Receita Federal, quais são seus diferenciais, principais serviços e vantagens oferecidas. Confira!
Como é a emissão cartão CNPJ Receita Federal?
Afinal, como é a consulta e emissão cartão CNPJ Receita Federal? Antes de qualquer coisa, é de conhecimento geral que para emitir o cartão de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, antes, será fundamental que o negócio esteja legalizado.

Sendo assim, somente será possível consultar e emitir o documento se a empresa estiver corretamente legalizada e registrada nos órgãos responsáveis e com a numeração gerada.
Dessa forma, caso você ainda não tenha o seu CNPJ, é essencial abrir a sua empresa, de forma online, no conforto de sua casa ou escritório. Após esta etapa, poderá emitir o seu cartão CNPJ no site da Receita Federal. Uma dessas contas simples é a conta PJ BS2 e também e a Conta Digital Cora para PJ.
Como imprimir cartão CNPJ
Por outro lado, para consultar e imprimir o seu cartão CNPJ é muito simples, rápido e prático. Isso porque com o seu CNPJ, você faz um documento relativo à outra empresa para verificar o status cadastral.
Ou, até mesmo, obter os dados essenciais para emitir nota fiscal, se for firmado um contrato comercial entre as empresas e por isso compensa saber mais sobre a emissão cartão CNPJ Receita Federal. Portanto, para emitir o seu documento, siga os seguintes passos:
- Primeiramente, acesse a página Emissão de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral no site da Receita Federal;
- Digite o seu número de CNPJ ou qual deseja consultar;
- Faça a verificação do captcha para validar a ação;
- No fim, clique em “Consultar”;
- Após aparecer na tela o cartão CNPJ, você irá procurar pelo botão “Imprimir”;
- Caso queira verificar quem são os sócios e administradores da empresa, clique em “Consultar QSA”.
Cartão CNPJ: o que é e como ele funciona?
Logo depois de entender mais sobre consulta e emissão cartão CNPJ Receita Federal Primeiramente, o cartão CNPJ, também conhecido como Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, é um documento que comprova a abertura da empresa e que ela está cadastrada nos órgãos competentes de maneira certa.
Então, por isso, todas as empresas registradas no Brasil passam pelo processo de abertura de empresa e, consequentemente, possuirá o número de CNPJ, que também constará no cartão CNPJ.
Além disso, analise que o número CNPJ é formado por 14 dígitos, sendo os primeiros oito números a “base” que identifica a empresa. Depois o elemento “barra” (/), a numeração irá se referir à quantidade de filiais do negócio.
Por exemplo, CNPJ numerados “/0001”, indicam que tem somente uma filial. Ou seja, a própria matriz. Mas, os dois dígitos finais são conhecidos como verificados. Através de contas matemáticas, eles indicam se o CNPJ é real ou falso e fazem a comprovação às entidades fiscais como RF e bancos sobre a veracidade da numeração.
Emissão cartão CNPJ Receita Federal – Quais informações tem no cartão CNPJ?
De acordo com o que já mencionamos antes, o cartão CNPJ contém muitas informações do negócio. Portanto, pensando nisso, além da consulta e emissão cartão CNPJ Receita Federal, mostraremos quais são as principias informações que ele oferece para o cliente, como por exemplo:
- A princípio, número de inscrição;
- Data de abertura da empresa;
- Nome empresarial;
- Nome fantasia;
- Tipo de porte;
- Código e apresentação da principal atividade econômica;
- Codificação e apresentação das segundas atividades econômicas;
- Código e apresentação da natureza jurídica;
- Endereço completo da empresa (Rua, número, CEP, bairro, cidade e estado);
- E-mail da empresa;
- Telefone do empreendimento;
- Ente federativo responsável (EFR);
- Situação cadastral (ativa ou não);
- Data da situação cadastral;
- Motivo da situação cadastral;
- Caso tenha, situação especial;
- Data da situação especial.
Benefícios da emissão cartão CNPJ Receita Federal
Sem dúvidas que muitos são os benefícios da emissão cartão CNPJ Receita Federal que compensa conhecer. E ele serve, a princípio, para evidenciar que a empresa foi aberta e não se trata de um empreendimento informal.
Então, por isso, o cartão CNPJ pedido em quaisquer atividades que um empreendedor por cumprir. Por exemplo, as vezes, o documento costuma ser exigido em casos de solicitação de empréstimos e financiamento em bancos, assim como para abertura de uma simples conta PJ.
Mas nas relações comerciais esse documento é normalmente pedido para formulação de contratos para prestar serviços ou fornecimento de insumos, produtos de revenda etc.
Já para casos de terceirização de trabalho através de outra empresa, provavelmente pedirão o cartão CNPJ para evidenciar que a sua empresa é formalizada, possui cadastro na RF e, principalmente, confere a situação cadastral.
É bom ressaltar que a emissão cartão CNPJ Receita Federal também é essencial para a emissão de nota fiscal, seja para acesso do sistema da prefeitura ou para a contratação de um sistema pago de emissão.
O que se faz com o cartão CNPJ?
Em contrapartida, de nada adianta saber mais sobre a emissão cartão CNPJ Receita Federal se também não souber o que ele faz de diferente. Isso porque o cartão CNPJ possui inúmeras aplicabilidades além das mencionadas no tópico acima.
Assim, além de ser fundamental para abertura de contas PJ e para solicitação de créditos e financiamentos nas financeiras, esse documento também é usada para cadastro da empresa em órgãos públicos, especialmente para licitações.
Com esse certificado em mãos, as chances de elevar a empresa a obter descontos em compras de varejo aumentam em, pelo menos, 50%. Geralmente empresas que revendem produtos de limpeza, materiais de escritório e até mesmo vestuário, conseguem valores diferenciados para PJ.
Conclusão
Por fim, será que é bom saber como funciona a emissão cartão CNPJ Receita Federal? Logo após ler todo o artigo, fica fácil compreender que, independente da natureza jurídica, o CNPJ é extremamente necessário para o empreendedor fazer a regularização. Então, analise todos os pontos e mantenha sua empresa em ordem.
Confira: