Buscando...

Publicidade

Fortuna de Michael Lee-Chin: Quem é e Qual a Sua Trajetória de Vida?

Anúncios

A princípio, saber qual a fortuna de Michael Lee-Chin é bem interessante para curiosos, pois é um empresário que tem uma história de carreira que vale a pena conhecer os detalhes.

Portanto, ainda nesse artigo veja informações sobre história de carreira e fortuna de Michael Lee-Chin, um empresário negro que conquistou muitas coisas. Confira! 

Publicidade

Fortuna de Michael Lee-Chin

Afinal, qual a fortuna de Michael Lee-Chin com toda a história de carreira que o empresário possui e porque está na lista dos maiores bilionários Negros do Mundo? Primeiramente, ele é presidente e CEO da Portland Holdings Inc., uma holding privada de investimentos com sede em Ontario, Canadá, o empresário jamaicano-canadense Michael Lee-Chin é um dos nomes da lista dos bilionários negros.

Anúncios

Ademais, fortuna de Michael Lee-Chin gira em torno de muitos detalhes de sua carreira como empresário. Pois é proprietário de 65% das ações da National Commercial Bank Jamaica, o que alavancou seu patrimônio rumo aos 1.9 bilhões de dólares.

Hoje, ele não poupa quando se trata de causas sociais, a exemplo de sua doação de 10 milhões de dólares para a “Joseph Brant Hospital Foundation”, que ocorreu em setembro de 2014.

Quem é esse empresário de sucesso?

Antes de qualquer coisa, depois de entender melhor sobre a fortuna de Michael Lee-Chin é necessário que conheça a história de vida e de carreira desse empresário para analisar como chegou até o ponto que está hoje.

Em resumo, Michael Lee-Chin nasceu em Port Antonio, Jamaica , no ano de 1951, filho de Aston Lee e Hyacinth Gloria Chen. Seus pais eram birraciais africanos e sino-jamaicanos.

Michael Lee-Chin
Michael Lee-Chin (Foto: Reprodução)

Além disso, quando Lee-Chin tinha sete anos, sua mãe se casou com Vincent Chen, que tinha um filho de um relacionamento anterior, e o casal teve mais sete filhos, seis meninos e uma menina. 

Anúncios

Assim, a mãe do empresário vendia produtos da Avon e trabalhava como contadora para várias firmas locais, enquanto seu padrasto administrava uma mercearia local. Ele frequentou a escola secundária local, Titchfield High , entre 1962 e 1969.

Carreira

Por outro lado, um dos detalhes sobre a história da fortuna de Michael Lee-Chin está relacionada a carreira do empresário. A princípio, no ano de 1965, o primeiro emprego de Lee-Chin veio trabalhando como parte da equipe de paisagismo do Frenchman’s Cove Hotel. 

Já em 1970, ele foi para o Canadá em um programa de bolsa de estudos patrocinado pelo governo da Jamaica para estudar Engenharia Civil na Universidade McMaster, e se formou em 1974. 

No entanto, ele financiou seu primeiro ano na universidade por conta própria, mas depois disso foi capaz para participar com bolsa de estudos, mostrando ainda mais a habilidade do empresário desde muito novo. 

Anúncios

Logo depois de se formar na McMaster, Lee-Chin trabalhou por um tempo como engenheiro de estradas para o governo da Jamaica, mas incapaz de encontrar trabalho em sua área qualificada, voltou para Canadá, onde começou seus estudos de pós-graduação em negócios. 

Então, no início, ele trabalhou como segurança, mas depois encontrou um emprego como consultor financeiro para o Grupo de Investidores, o qual fez parte da lista de aliados da fortuna de Michael Lee-Chin.

Detalhes sobre a carreira

Lee-Chin passou dois anos no Investors Group, no escritório de Hamilton, Ontário e, no ano de 1979, mudou-se para a Regal Capital Planners e tornou-se gerente regional. Assim, enquanto trabalhava, em 1983, garantiu um empréstimo do Continental Bank of Canada no valor de C$ 500.000. Para comprar uma participação no Mackenzie Financial Group.

Na época, a empresa tinha participações de cerca de C $ 800.000. Ele renomeou a empresa AIC e a desenvolveu em um fundo que hoje controla cerca de C$ 6 bilhões, com centenas de milhares de investidores. 

Anúncios

Entretanto, em 2009, Lee-Chin vendeu a AIC Limited para a Manulife por um valor não mencionado. No ano seguinte, Manulife mudou a marca dos fundos patrimoniais da AIC e eliminou o nome AIC da linha de fundos.

Portanto, além de ser o fundador e presidente da Portland Holdings Inc., o Sr. Lee-Chin é presidente e diretor da Mandeville Holdings Inc. e presidente executivo, CEO e gerente de portfólio da Portland Investment Counsel Inc. Depois de toda essa explicação sobre a sua carreira e vida, ficou fácil entender porque a fortuna de Michael Lee-Chin é tão grande!

Investimentos 1990-2005 – fortuna de Michael Lee-Chin

No entanto, no final da década de 1980, a AIC sofreu um colapso no mercado imobiliário, no qual havia investido. Ela se recuperou no início da década de 1990, mantendo investimentos em grandes grupos, como Merrill Lynch e o banco TD (antigo Toronto Dominion ). 

Isso fez com que os investimentos crescessem de US $ 8 milhões em 1990 para quase US$ 8 bilhões em 1998. Lee-Chin estava relutante em investir no boom das pontocom e viu os investimentos da AIC perderem 8% em valor, mesmo com o S&P ganhando 56%. 

Anúncios

Entretanto, em novembro de 2003, a AIC participou de uma investigação regulatória envolvendo 105 empresas canadenses de fundos mútuos, a qual fez parte da fortuna de Michael Lee-Chin

Em sua análise, os investigadores não encontraram evidências de negociações tardias e atividade de market timing por parte da equipe da AIC. Mas, a Ontario Securities Commission (OSC) concluiu que, durante o período de 1999–2003, a AIC permitiu que investidores terceirizados específicos se engajassem em negociaçõe em Fundos da AIC que geraram lucros de $ 127 milhões. 

Aliás, em 5 de outubro de 2006, Lee-Chin anunciou sua renúncia como CEO da AIC, para ser substituído por Jonathan Wellum, diretor de investimentos da AIC.

A vida privada

Contudo, depois de entender mais sobre a fortuna de Michael Lee-Chin , história e carreira do empresário, existem dúvidas sobre a vida pessoal dele. Em resumo, em 1974, ele se casou com Vera Lee-Chin, uma canadense ucraniana que conheceu na universidade. 

Contudo, eles se separaram em 1991 e se separaram oficialmente (embora não tenham se divorciado) no ano de 1997. A Sra. Lee-Chin desde então contestou os termos do acordo de separação, alegando que Lee-Chin não contou sobre sua riqueza real no momento da separação. 

Aliás, o casal teve três filhos, Michael Jr., Paul e Adrian. Lee-Chin agora mora com Sonya Hamilton, com quem tem filhas gêmeas, Elizabeth e Maria, em Burlington, Ontário.

Confira:

// Empreendedorismo

Fortuna de Aliko Dangote: Veja História de Vida Desse Empreendedor!

Saber qual a fortuna de Aliko Dangote conhecendo melhor sobre sua história nos negócios com grandes conquistas na carreira faz com que muitos curiosos pesquisem sobre a vida dele. Isso porque além da fortuna de Aliko Dangote, existem dúvidas sobre quem é esse empreendedor que fez carreira com investimentos em sua vida. Pensando nisso, mostraremos …

Fortuna de Michael Lee-Chin: Quem é e Qual a Sua Trajetória de Vida? Leia mais »

CONTINUAR LENDO