Buscando...

Publicidade

O Que é um Fundo de Pensão: Quais os Tipos Disponíveis?

Anúncios

Primeiramente, saber o que é um fundo de pensão de diferentes tipos disponíveis no Brasil e com muitas vantagens é necessário para algumas pessoas.

Isso porque, entender o que é um fundo de pensão faz com que o cidadão tenha interesse em conhecer melhor sobre os tipos do Brasil e as vantagens que ele possui. Confira!

Publicidade

O que é um fundo de pensão do Brasil?

Afinal, o que é um fundo de pensão no Brasil e quais os tipos disponíveis com suas vantagens? Em resumo, existem empresas que mantêm planos de previdência coletivos e, mesmo assim, não têm fins lucrativos.

Anúncios

Elas são organizadas e geridas por empresas ou grupos empresariais e são chamadas de fundos de pensão. Assim, uma empresa pode aderir a um fundo de pensão e oferecer para seus funcionários.

Dessa forma, as contribuições passam a ser descontadas diretamente da folha de pagamento, respeitando um determinado percentual do salário, por isso que é importante saber o que é um fundo de pensão e quais os tipos disponíveis no Brasil e suas vantagens.

Contudo, uma das maiores vantagens do fundo de pensão é que a empresa também costuma contribuir com um percentual do valor para o fundo de pensão de seus empregados, o que faz aumentar o montante mais rapidamente.

Logo, saber o que é um fundo de pensão nada mais é que ótimas opções de investimento, pois possibilitam aos trabalhadores o que chamamos de “aposentadoria complementar”, como uma previdência privada.

Isso acontece porque o dinheiro investido usado pelos administradores para fazer aplicações no mercado de ações, no setor imobiliário, em renda fixa e até para participações em organizações empresariais de cunho privado.

Anúncios

Tudo dentro de limites estabelecidos e regulamentados pelo BC. Então, para entender o que é um fundo de pensão e seus tipos no Brasil, quando o empregado se aposenta, passa a receber o benefício em parcelas mensais.

Mas se, por acaso, ele sair da empresa, recebe o direito de resgatar parte do dinheiro que contribuiu enquanto lá trabalhava, é menos vantajoso do que resgatar os valores acumulados a longo prazo.

O que é um fundo de pensão mais popular do Brasil?

Por outro lado, além de entender melhor sobre o que é um fundo de pensão e suas vantagens, vale a pena conhecer um pouco também sobre os tipos disponíveis no Brasil.

Hoje, mais de 300 empresas compõem a indústria de fundos de pensão existente no Brasil. Juntas, elas administram mais de 1.100 planos de benefícios, o que gera um montante de mais de R$ 700 bilhões em investimentos.

Anúncios

fundo de pensão
Fundo de pensão (Foto: Reprodução)

Mas algumas dessas empresas se destacam por seu tempo de trabalho no mercado e também pelo tamanho de suas operações. Ou seja, isso faz delas as mais seguras, também por estarem ligadas a empresas historicamente fortes, do ponto de vista da segurança nos investimentos, como por exemplo:

  1. Previ: patrocinado pelo Banco do Brasil;
  2. Petros: patrocinado pela Petrobras;
  3. Funcef: patrocinados pela Caixa Econômica Federal;
  4. Fundação Cesp: patrocinado por companhias fornecedoras de energia elétrica do estado de São Paulo;
  5. Valia: patrocinado pela Vale sendo mais um ponto sobre o que é um fundo de pensão e seus tipos no Brasil;
  6. MAG Fundos de pensão: patrocinado pelo Grupo Mongeral Aegon.

Mas atenção, pois isso não significa que outros fundos de pensão não listados aqui sejam inseguros ou não possua vantagens. Citamos apenas os mais famosos!

Como funciona um fundo de pensão?

Em contrapartida, depois de entender mais sobre o que é um fundo de pensão, alguns dos tipos no Brasil e vantagens chegou o momento de saber como ele funciona na prática.

A princípio, o funcionário de uma empresa contribui mensalmente com uma determinada quantia, enquanto a empresa contribui com a outra parte. Então, a soma destes dois valores se transforma em um complemento à aposentadoria formal do cidadão.

Anúncios

Ou seja, a relação estabelecida é de 1 para 1. Pois, a cada real investido pelo colaborador, seu empregador contribui com mais um. Essa é uma regra geral, mas cada caso é um caso.

Portanto, o funcionário deve prestar atenção ao formato do contrato usado ao entender o que é um fundo de pensão no Brasil. Entretanto, de qualquer forma, tem uma poupança estabelecida, uma vez que um valor fixo aplicado mensalmente pelo profissional, e a empresa também contribui com um montante.

O que é um fundo de pensão e seus tipos?

Quando se entende melhor sobre o que é um fundo de pensão e suas vantagens vale a pena conhecer também alguns dos tipos disponíveis no Brasil. Isso porque existem basicamente três modalidades de planos nos fundos de pensão, feitos pelas entidades conforme suas preferências ou modo de atuação.

No entanto, cada um tem características próprias, oferecidos sobre o modo de pagamento e de financiamento de distintos benefícios previdenciários. Veja a seguir o que é um fundo de pensão e alguns dos tipos disponíveis no Brasil com muitas vantagens, como por exemplo:

Anúncios

1 – Benefício definido

Em primeiro lugar, nessa modalidade de plano, o valor do benefício é estabelecido em um regulamento como percentual da última ou das últimas rendas. No entanto, a quantia da contribuição varia ou ser ajustada ao longo do tempo para assegurar o pagamento do valor do benefício.

Assim, quando o participante do plano tiver reunido as condições necessárias para se aposentar, fará o cálculo do benefício conforme as regras definidas no contrato previdenciário sobre o que é um fundo de pensão.

2 – Contribuição definida

Contudo, funcionam como planos de poupança individual, sendo constituídos por contribuições estipuladas antes e depositadas pela companhia, ou patrocinadora. A quantia que o participante receberá quando for se aposentar dependerá de algumas coisas, como por exemplo:

  • Valores acumulados em sua conta individual;
  • Rentabilidade alcançada nos investimentos financeiros;
  • Intervalo de tempo em que os depósitos são feitos.

3 – Contribuição variável

Por fim, ao entender o que é um fundo de pensão nesse tipo de plano, os benefícios programados correspondem à união das características dos dois tipos anteriores. Ou seja, da contribuição definida com o benefício definido.

Então, seus principais aspectos e atributos são mostrados nos regulamentos e contratos de adesão. O mais comum é que os benefícios programados, na etapa de atividade ou na etapa de acumulação, apresentem características de contas individuais. Entretanto, já na etapa de inatividade, o mais comum é que tenham atributos de rendas vitalícias.

Confira:

// Dicas Financeiras

Casas Lotéricas: saiba o horário de funcionamento, serviços disponíveis e como localizar a mais próxima

Veja como funciona as casas lotéricas da Caixa, qual o horário de funcionamento, quais os serviços disponíveis online e resultados de jogos das loterias, para pagar as contas e não sabe onde. Saiba os resultados dos jogos da loteria online sem burocracias. Aliás, existem vários serviços disponíveis nas lotéricas tanto online quanto presencial. Pensando nisso, inclusive …

O Que é um Fundo de Pensão: Quais os Tipos Disponíveis? Leia mais »

CONTINUAR LENDO