Publicidade

Lista dos maiores bancos do Brasil

Publicidade

Confira junto com a gente quais são os maiores bancos do Brasil em uma lista com bancos tradicionais e bancos digitais.

As concepções de banco mudou muito nos últimos anos, atualmente têm os bancos digitais os bancos tradicionais. No entanto, isso não quer dizer que eles não são iguais, pois os bancos digitais, geralmente têm todas as características dos bancos tradicionais. Por outro lado os bancos tradicionais pegaram características dos bancos digitais como, por exemplo, a conta digital e a solicitação de cartões através de aplicativos, entre outras coisas.

Publicidade

Publicidade

Contudo, você sabe me dizer quais são os maiores bancos do Brasil, veja nossa pesquisa a listas dos grandes bancos que existem em nosso país. Descubra com a gente quais são eles.

Como se fizeram os grandes bancos?

Quando falamos em instituições bancarias, devemos nos lembrar da lista dos grandes bancos que já atuaram no Brasil. Mas, puxando esse assunto mais profundamente, três palavras fazem parte dessa lista: Monopólio, oligopólio e concorrência. Sobretudo, três categorias que falam muito de onde surgem os maiores bancos do Brasil.

Publicidade

Quando falamos sobre monopólio, devemos saber que esta palavra significa, “o privilégio legal, que possui uma pessoa, ou empresa… tem de vender certas coisas, de explorar determinados serviços, de ocupar certos cargos”

Ou podemos ir mais fundo e explorar outro conceito, que também está nos dicionários, que é: “comércio abusivo que consiste em… um grupo tornar-se único possuidor de determinado produto para, na falta de competidores, poder vendê-lo por preço exorbitante”.

Vendo dessa forma, observamos que quando um banco é grande, ele pode se servir de monopólio para que consiga conquistar esse grande reino dos bancos. Uma maneira mais simples de falar, é que existem, atualmente, vários bancos, entre eles os digitais. Portanto, era pra ser uma briga justa, sobre qual é o mais poderoso, mas os maiores bancos ou mais ricos são aqueles que obtiveram o monopólio por bastante tempo.

Em contrapartida a concorrência é quando temos mais instituições bancárias e assim as taxas de juros ficam menores.

Maiores bancos do Brasil, lista completa!

Mas porque estamos falando sobre isso? Para que você entenda de onde surgiram e porque que até hoje ainda os maiores bancos são os bancos tidos como tradicionais. No entanto, alguns bancos digitais podem estar correndo atrás desse ranking e no futuro alçar o lugar.  Isto é bem provável, pois nossa lista dos maiores bancos do Brasil, vendo s décadas passadas, quem eram os maiores bancos eram os tradicionais. Porém, na atualidade podem vir a perder o espaço para as fintech ou bancos digitais.

Os maiores bancos do Brasil, lista completa

Lista dos maiores bancos do Brasil. Revista Valor Econômico.
Lista dos maiores bancos do Brasil. Revista Valor Econômico. (Foto: Reprodução)

Vamos começar nossa lista. Nosso sistema bancário está na mão de cinco grandes bancos, você pode verificar isso na lista da revista Valor Econômico, que puxou o nome dos 100 maiores bancos do país. Entra na lista, os cinco primeiros, que são bancos brasileiros, fortes considerados maiores bancos do Brasil.

Todavia os cinco primeiros dominam 80% do mercado brasileiro. Sendo assim, não tem como não chamá-los de grandes.

Então segue a lista!

Itaú com 20%, Banco do Brasil com 18%, o Bradesco e a Caixa Econômica Federal com 16% cada um e por fim Santander com 10%. Mas o que isso significa na realidade.

Isso significa que a concentração bancária no Brasil está estipulada nesses 80% que o banco Itaú e o outros têm com eles. Mostrando assim que o banco Itaú é um dos maiores bancos do Brasil.

E como havíamos falado lá em cima é um oligopólio onde os clientes são desfavorecidos, pois assim há um grupo de bancos que tem suas taxas e os clientes não tem para onde correr.

Bancos digitais estão na lista dos maiores bancos?

Mas, e sobre aos bancos digitais que podemos dizer deles, vamos falar agora. Primeiramente, como será que estão às porcentagens e eles. Será tem chance de entrar nesse oligopólio, juntando-se aos cinco maiores bancos do Brasil, uma vez que a lista é bastante disputada.

Falando sobre bancos digitais não tem como não se lembrar da Nubank que foi um dos pioneiros no assunto de facilitar a vida dos clientes. Ele foi um dos primeiros a implantar automação digital.

Quando Nubank chegou ao Brasil ele veio para modernizar e inovar tudo a respeito de bancos. Isso porque o cartão era moderno, minimalista e inovador.

Não só no seu aspecto, mas também por trazer uma maneira diferente de trabalharmos com bancos. Coisa que nunca tínhamos visto, de certo modo, ele era um banco digital, onde você solicitava o cartão através da internet.

Querendo ou não, isso o transformou em um dos grandes queridinho dos jovens e pessoas que gostavam de comodidade.

Mas será que mesmo com tudo isso ele conseguiu entrar na lista dos bancos dos maiores bancos do Brasil, vamos analisar.

Primeiramente, podemos dizer que o Nubank bateu grandes recordes. Até mesmo a respeito dos bancos tradicionais. Por ser um banco novo ganhou visibilidade notória rapidamente, o que é um feito incrível. Seus números são de grande importância em referência aos bancos tradicionais.

Isso porque bancos como Itaú, Santander e Banco do Brasil já estão no mercado há anos e construíram uma carreira sólida difícil de sucumbir por qualquer um ou a qualquer momento.

Sendo assim, é muito difícil disputar com esses bancos grandes, porém isso não quer dizer que o Nubank não tenha batido recordes e que sim ele pode se tornar grande no futuro, ou seja, pela quantidade de clientes e também por ser um produto novo, é surpreendente sua trajetória.

Bancos mais queridos do Brasil

Continuando a falar do Nubank o banco é o queridinho do Brasil. E se você acha que isso é uma opinião nossa, está muito enganado, pois ele está na lista dos 10 bancos mais queridos do Brasil, e em primeiro lugar. Será que isso significa que entre os digitais ele é um dos maiores bancos digitais.

De qualquer forma isso o torna um dos maiores bancos do Brasil, pois por mais que ele não tenha ainda anos de estrada como Itaú e o Banco do Brasil podemos sim colocá-lo  na lista dos maiores.

Entre outras coisas seu crescimento foi muito expressivo quando nos referimos a bancos ou a categoria de bancos digitais, já que esta é uma categoria nova e ainda segue outra linha de mercado.

Digamos que à conclusão é que existem bancos grandes e bancos que vão se tornar grandes bem como o Nubank, que está em uma trajetória magnífica. E o importante é que esse mercado cresça favoráveis a nós clientes. Nubank tem a possibilidade de estar entre os maiores bancos digitais sim!

Diga o que você achou do artigo e o que você acha de todas essas informações. Acompanhe mais também em nosso site!