Entender melhor sobre o que acontece se não pagar cartão de crédito e como funciona o pagamento do boleto da fatura é muito importante, ainda mais quando se se sabe mais quais os juros cobrado por dia.
Isso porque o processo de saber o que acontece se não pagar cartão de crédito é muito importante principalmente quando se sabe mais sobre os juros que rende por dia de cada banco, para saber que o valor só aumenta.
Então, pensando nisso, se também quer saber o que acontece se não pagar cartão de crédito e como funciona o pagamento do boleto de sua fatura com todos os juros que ele aumenta por dia após o atraso fique até o final e aproveite!
O que acontece se não pagar cartão de crédito e quais as consequências?
Afinal, o que acontece se não pagar cartão de crédito e quais as consequências que traz para o cliente? Antes de qualquer coisa, uma vez que a dívida está ativa, é possível que o banco suspenda seu acesso aos produtos financeiros, como empréstimos pessoais, financiamentos ou novos cartões de crédito até que a dívida esteja ativa.
Mas, talvez a pior e mais recorrente consequência do não pagamento do boleto da fatura do cartão de crédito. É a inclusão nos órgãos de proteção ao crédito (como SPC ou Serasa) bem simples de entender como funciona.
Pois, quando isso acontece, o CPF do devedor fica negativado e além das consequências acima, a pontuação do Score fica baixa, criando um histórico de pagamentos ruim e que só poderá ser revisto ao longo do tempo, quando o indivíduo se provar um bom pagador novamente.
Então, para evitar que esse tipo de constrangimento aconteça, é importante resolver suas dívidas o quanto antes. E por conta disso, muitas pessoas ficam com o nome sujo. Precisando de cartões que aceite essa condição, como é o caso do Pagbank cartão para negativado ou até mesmo o cartão Atacadão para Negativados.
Como resolver a minha dívida do cartão de crédito?
Por outro lado, além de entender o que acontece se não pagar cartão de crédito e como funciona o pagamento de juros por dia do boleto de sua fatura, é bom que saiba também como resolver esse problema.
Pois, existem algumas alternativas, como contatar o banco e substituir a sua dívida por outra mais vantajosa. No entanto, é comum que os endividados encontrem dificuldades de negociação ou que não consigam discernir a melhor alternativa para o próprio caso.
Sendo assim, na maior parte das vezes, a melhor solução é procurar uma empresa especializada em revisão contratual. Embora seja absurdo, é um hábito das financiadoras estabelecer juros abusivos (além do aceitável estabelecido pelo BC) e fazer cobranças impróprias.
Ou seja, a Novo Ideal Consultoria já ajudou muitas pessoas a se livrarem da dívida do cartão de crédito de uma vez por todas, com descontos de até 70% no valor total!
Impacto no Brasil – O que acontece se não pagar cartão de crédito
A princípio, segundo o último Mapa da Inadimplência do Serasa (outubro do ano de 2021). O número de dívidas chegou a 63,4 milhões de pessoas, sendo que a principal fonte de endividamento é o cartão de crédito, representando 28,7% do total.
Portanto, ele é o produto mais caro do mercado, sendo que os juros cobrados pelas financeiras brasileiras nessa atividade são um dos mais altas do mundo. E justamente por isso, ao entender o que acontece se não pagar cartão de crédito é bom que saiba que não fazer o pagamento do boleto da fatura gera juros altíssimos por dia após o atraso.
Então, no mesmo mês da referência anterior, sua solicitação alcançou o maior valor da série histórica do BC, sendo destinados R$ 21,6 bilhões ao rotativo de cartão de crédito independente do banco.
Para se ter uma ideia, esse valor é 29,9% superior ao do mesmo mês de 2019 e chegou a 343,55% ao ano. É a maior alta desde 2017, bem acima da média das demais operações financeiras (23,21%, de acordo com BC).
Como negociar uma dívida de cartão de crédito com desconto?
Em contrapartida, além de saber o que acontece se não pagar cartão de crédito é bom que saiba como resolver isso tudo da melhor maneira. Sendo assim, o Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de negociação de dívidas do país.
Conforme já mencionamos, a Serasa consegue oferecer descontos especiais para você limpar seu nome, que podem chegar a 90% do valor total da dívida. Veja como funciona esse processo, como por exemplo:
1 – Acesse o Serasa Limpa Nome
Em primeiro lugar, acesse o site do Serasa Limpa Nome ou baixe o app da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, faça o seu na hora. É rápido e você não paga nada. Ao concluir o login, se você tiver uma dívida de cartão de crédito atrasada ou negativada, ela aparecerá na tela.
2 – Veja as informações sobre a sua dívida
Logo depois de visualizar sua dívida, clique em “Ver oferta” para conhecer as opções de pagamento disponíveis para você. Portanto, é só escolher a que melhor se encaixa no seu perfil e a data de vencimento dos boletos, caso queira parcelar seu acordo. Mas se preferir, você também emita um só boleto e quitar essa dívida à vista.
3 – Confirme a opção de pagamento escolhida
Enfim, revise o acordo feito e clique em “Declaro que li e concordo com os termos e condições”. Aí, é só avançar e pronto! Seu acordo de negociação está feito.
Depois disso, leva no máximo 5 dias úteis para limpar seu nome na Serasa. Esse é o prazo que as empresas têm para solicitar a exclusão do seu nome da base de inadimplentes.
Mas, fique de olho, pois quando você escolhe quitar sua dívida em parcelas, seu nome é limpo após o pagamento do primeiro boleto. No entanto, a empresa pode solicitar que ele seja incluído na base de inadimplentes novamente, caso você não pague todas as prestações.
Conclusão
Quando se aprende mais sobre o que acontece se não pagar cartão de crédito e todas as consequências que isso trás para o cliente, é bom que nunca atrase suas contas para evitar problemas com o nome e também com o valor dos juros diário.
Entretanto, se caso já tenha se endividado, aproveite o passo a passo que separamos para limpar seu nome com segurança e muita facilidade, possibilitando um novo recomeço em sua vida financeira.
Confira: