Buscando...

Publicidade

O Que é Balanced Scorecard e Como Funciona: Como Aplicar Corretamente?

Anúncios

Entender o que é Balanced Scorecard e como funciona é muito importante para saber exatamente mais sobre os benefícios que possui para as empresas.

Isso porque saber o que é Balanced Scorecard e como funciona vale a pena para empresas que buscam maiores desempenhos em seus trabalhos oferecendo bons benefícios. Portanto, ainda nesse artigo veja detalhes sobre o que é BSC e no que será útil para você. Confira!

Publicidade

O que é BSC?

Afinal, o que é BSC e como funciona seu benefícios? A princípio, o BSC é uma metodologia para implementar e gerenciar estratégia, além de ser usada para proporcionar feedback às empresas. Assim, a sigla BSC pode ser traduzida como Indicadores Balanceados de Desempenho. 

Anúncios

Em resumo, para entender o que é os benefícios do BSC é bem simples. Pois, foi desenvolvida nos anos de 1990 pelos professores Robert S. Kaplan e David Norton, da Harvard Business School.

Como uma ferramenta revolucionária que mudou a visão tradicional em receita e saúde financeira das empresas com um bom controle de desempenho de seus trabalhos.

Contudo, o que os professores mudaram basicamente foi oferecer mais equilíbrio às funções organizacionais de diferentes empresas para melhor desenvolvimento. Entretanto, antes, as empresas usavam basicamente métricas e objetivos financeiros para fazer suas estratégias.

Conforme as palavras dos próprios autores do método, para entender o que é BSC seus benefícios, o conceito pode ser explicado assim:

“ A Comunicação do BSC acontece através de uma estrutura lógica, baseada no gerenciamento de metas estabelecidas. Permitindo que os gerentes organizem recursos físicos, financeiros e humanos para alcançar objetivos estratégicos. Mais do que uma ferramenta de medição de desempenho, o BSC é um tradutor de estratégia e um comunicador de desempenho”.

Anúncios

Então, o BSC logo tornou-se muito popular porque coloca luz à quatro ideias que não podem sair da vista das organizações, como por exemplo:

  1. Clientes;
  2. Finanças;
  3. Processos Internos;
  4. Capacidade Organizacional.

Por isso é tão importante que entenda de fato o que é BSC esse processo para as empresas com muitos benefícios, que mostraremos no decorrer do artigo.

Quem usa o conceito de BSC?

Por outro lado, empresas de vários portes usam o BSC desde a sua criação em 1992, por ser uma ferramenta de medição de desempenho e muito boa para outros tipos de planejamento empresarial. 

BSC
BSC (Foto: Reprodução)

Assim, a estimativa é que pelo menos 50% das empresas usem esse sistema de gerenciamento de negócios. Mas a orientação para conseguir dados mais precisos sobre as ideias é que a empresa seja estabelecida em certo tempo. Isso para gerar números comparativos. Por isso, o BSC não indicado para empresas iniciantes.

Anúncios

BSC: perspectivas     

Logo depois de entender melhor o que é BSC alguns de seus benefícios para as empresas, chegou o momento de aprender também quais as ideias que ele inclui, como por exemplo:

Stakeholders/Clientes

Em primeiro lugar, as informações a respeito da imagem que os stakeholders e clientes têm das empresas conhecidas para avaliar a satisfação deles em requisitos que se refere à:

  • Preço;
  • Qualidade;
  • Disponibilidade de serviços ou produtos.

Então, entenda que se a empresa está atendendo os clientes da maneira que projetou e se os processos precisam ser aprimorados, tanto para obter o reconhecimento deles, como para atrair novos clientes e gerar confiança na marca.

Financeiro

Em contrapartida, outro meio de entender o que é BSC as receitas, vendas e despesas são os itens que são avaliados com a estratégia em ação. 

Anúncios

Isso significa que sem equilibrar esses três números a empresa não vai ter saúde financeira e, por isso, é  fundamental para entender o desempenho completo da empresa. Portanto, essa ideia é um dos principais focos do BSC para fazer uma excelente gestão de custos.

Processos internos Balanced Scorecard

No entanto, nessa ideia, é a eficiência da empresa avaliada pela ferramenta BSC.  Neste processo, analisados desperdício, ritmos ou gargalos no pipeline.

Essas métricas vão permitir mais controle de qualidade e inovação.  Para essa ideia do BSC, um exemplo de monitoramento é usar análises estatísticas de atendimento ao cliente, métricas de redes sociais e até sites de revisão.

Capacidade organizacional

No entanto, interessante é que nesses treinamentos seja usada uma cultura de compartilhamento de informações, para que a empresa funcione de forma mais integrada, que aumente a satisfação aos clientes e tenha mais retorno financeiro. Por isso importante analisar esses dados para a empresa funcione.

Anúncios

Benefícios o que é Balanced Scorecard e como funciona

Por fim, depois de entender melhor o que é e como funciona o BSC chegou o momento de aprender um pouco mais sobre seus benefícios. Isso porque ainda que todas essas informações já passem uma boa ideia das vantagens desse modelo de estratégica.

Aliás, pode ser que ainda não ficou evidente todos os benefícios que ela traz para o seu negócio. Ou seja, por esse motivo veja a seguir alguns dos benefícios do BSC, como por exemplo:

  • Primeiramente, ajuda para uma visão mais ampla, clara e intuitiva do planejamento da empresa;
  • Ajuda para o melhoramento contínuo dos processos e das estratégias;
  • Alinha os indicadores às metas, ajudando na definição;
  • Permite uma visualização mais direcionada do futuro da empresa;
  • Aumenta o direcionamento dos processos;
  • Melhora a comunicação;
  • Ajuda a engajar os colaboradores;
  • Colabora para melhorar a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos aos clientes;
  • Colabora para elevar o nível de satisfação dos clientes;
  • Torna a empresa mais competitiva;
  • Melhor a sua imagem e posicionamento no mercado de atuação;
  • Ajuda para se manter um crescimento e aprimoramento contínuo.

Conclusão

Agora você já sabe um pouco mais sobre essa ideia, porém, muito eficaz! Implantar o BSC na sua empresa traz vários benefícios, mas também exige certos cuidados. Assim, atrelar o método a um planejamento e uma execução bem feita é muito bom. Pois é a garantia de que sua estratégia trará bons resultados na empresa e no suporte para a tomada de boas decisões de toda a organização.

Por fim, as empresas só crescem quando arriscam e passam por mudanças. Mas não se esqueça da importância de uma boa liderança e da gestão de mudanças focada! Isso porque as pessoas precisam ser a todo tempo melhorar às mudanças e os colaboradores são pontos-chave para o sucesso da sua estratégia.

Confira:

// Dicas Financeiras

Como Investir Dinheiro de Forma Segura: Veja Como Aumentar Sua Renda!

A princípio, saber como investir dinheiro de forma segura é muito importante para entender detalhes sobre seu funcionamento e todas as vantagens que o investimento oferece. Portanto, ainda nesse artigo, saiba informações de como investir dinheiro de forma segura para aproveitar o funcionamento de todas as vantagens que oferece para você e muito mais. Confira! …

O Que é Balanced Scorecard e Como Funciona: Como Aplicar Corretamente? Leia mais »

CONTINUAR LENDO