Saber mais sobre o que é código swift no Banco do Brasil, Itaú e Bradesco e qual a importância que ele oferece para esses bancos é muito importante para não ter problemas na hora de fazer suas transferências.
Além disso, quando mencionamos sobre o que é código swift no Banco do Brasil, Itaú e Bradesco é bom que analise também em quais momentos esse número é útil para o cliente usando da melhor maneira.
Sendo assim, ainda nesse artigo, veja detalhes de o que é código swift no Banco do Brasil, Itaú e Bradesco, como ele funciona na hora das transferências e qual é sua importância no contexto todo. Confira!
O que é o código Swift?
Afinal, o que é código swift no Banco do Brasil, Itaú e Bradesco e qual a diferença dele na hora de fazer transferências? A princípio, é um código que identifica instituições financeiras pelo mundo e permite o envio e o recebimento internacional de valores.
Este nome um pouco estranho é uma sigla para Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication ou Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais. Ou seja, ele é usado sobre a compra da cotação do dólar atual e se caso ganhar em dólar trabalhando no Brasil também será útil.
Código e taxa Swift são a mesma coisa?
Por outro lado, de nada adianta saber o que é código swift no Banco do Brasil, Itaú e Bradesco se confundir também com a taxa desse mesmo nome. Isso porque o código é apenas uma sequência única para identificação de um banco.
Mas além do código, existe a taxa de Swift, paga pelos bancos para usar a rede internacional. O valor cobrado pelo sistema é fixo em mais ou menos 20 dólares americanos, alguns bancos cobram um valor maior pelo serviço.
Qual a sua finalidade em diferentes bancos?
Conforme mencionamos, ao entender o que é código swift verá que ele permite que as contas dos bancos ao redor do mundo se conectem ao mesmo sistema e a transferência de valores aconteça sem tantas burocracias. Mas além do código Swift é necessário o IBAN, que identifica a conta do cliente que receberá as transferências internacionais.
Diferença do código Swift para IBAN?
No entanto, o código Swift é usado para identificar os bancos do mundo dentro do sistema para transferências internacionais. O IBAN serve para identificar uma conta específica de um banco dentro do sistema internacional.
Assim, no caso do cliente querer enviar uma remessa de dinheiro para o exterior ou receber, será necessário ter o IBAN, pedido em seu banco.
Qual é o código do meu banco? – O que é código swift
De acordo com o que mencionamos acima, a melhor maneira de descobrir o código do seu banco é entrando em contato com a agência, porque cada uma delas se vincula à sequência de um banco principal.
Aliás, converse com o gerente para saber ao certo qual é o Swift antes de preencher qualquer cadastro sem ler ou entender. Com as informações abaixo, é possível saber o código dos bancos nas principais cidades do país.
Então, se também quer entender mais sobre o que é código swift no Banco do Brasil, Itaú e Bradesco, separamos uma pequena lista de cada uma das financeiras para facilitar na hora de fazer suas transações, como por exemplo:
1 – Banco do Brasil
- Belo Horizonte (MG) – BRASBRRJBHE
- Belém (PA) – BRASBRRJBLM
- Blumenau (SC) – BRASBRRJBNU
- Brasília (DF) – BRASBRRJBSA
- Campinas (SP) – BRASBRRJCAS
- Caxias do Sul (RS) – BRASBRRJCSL
- Curitiba (PR) – BRASBRRJCTA
- Rio de Janeiro (RJ) – BRASBRRJCGR
- Fortaleza (CE) – BRASBRRJFLA
- São Paulo (SP) – BRASBRRJIBR
- Manaus (AM) – BRASBRRJMNS
- Ribeirão Preto (SP) – BRASBRRJRPO
- São Bernardo do Campo (SP) – BRASBRRJSBO
- Salvador (BA) – BRASBRRJSDR
- São Paulo (SP) – BRASBRRJSPO ( Head Office )
- Vitória (ES) – BRASBRRJVTA
- Osasco (SP) – BRASBRRJOCO
- Porto Alegre (RS) – BRASBRRJPAE
- Recife (PE) – BRASBRRJRCE
2 – Bradesco
- A princípio, Belo Horizonte (MG) – BBDEBRSPBHE
- Belém (PA) – BBDEBRSPBLM
- Blumenau (SC) – BBDEBRSPBNU
- Brasília (DF) – BBDEBRSPBSA
- Campinas (SP) – BBDEBRSPCAS
- Novo Hamburgo (RS) – BBDEBRSPNHO
- São Paulo (SP) – BBDEBRSPOCO ( Head Office )
- Porto Alegre (RS) – BBDEBRSPPAE
- Curitiba (PR) – BBDEBRSPCTA
- Franca (SP) – BBDEBRSPFAC
- Fortaleza (CE) – BBDEBRSPFLA
- Joinville (SC) – BBDEBRSPJVE
- Manaus (AM) – BBDEBRSPMNS
- São Paulo (SP) – BBDEBRSPMTZ
- Recife (PE) – BBDEBRSPRCE
- Rio de Janeiro (RJ) – BBDEBRSPRJO
- Salvador (BA) – BBDEBRSPSDR
- Santos (SP) – BBDEBRSPSTS
- Vitória (ES) – BBDEBRSPVTA
3 – Itaú – O que é código swift
- São Paulo (SP) – ITAUBRSPADR
- Belo Horizonte (MG) – ITAUBRSPBHE
- Blumenau (SC) – ITAUBRSPBNU
- Campinas (SP) – ITAUBRSPCAS
- Curitiba (PR) – ITAUBRSPCTA
- Joinville (RS) – ITAUBRSPJVE
- Novo Hamburgo (RS) – ITAUBRSPNHO
- Porto Alegre (RS) – ITAUBRSPPAE
- Rio de Janeiro (RJ) – ITAUBRSPRJO
- Salvador (BA) – ITAUBRSPSDR
- Enfim, São Paulo (SP) – ITAUBRSPXXX ( Head Office )
Composição do Código
Além disso, para entendermos melhor como funciona o código nos mínimos detalhes, pegue um pequeno exemplo a sequência que identifica o Deutsch Bank da Alemanha, como:
- DEUTDEFF: Primeiramente, os quatro primeiros caracteres identificam o banco. Sendo assim, DEUT se refere a Deutsch. Depois vêm os dois caracteres que identificam o país: DE. Enfim, temos os dois caracteres para determinar a locação. Mas no caso, o FF corresponde a Frankfurt. Então, o código também pode incluir mais 3 caracteres para indicar o ramo de atuação. Então, veja o exemplo do Banco do Brasil:
- BRASBRRJSPO: Esse é o código do principal escritório do banco, em São Paulo. Por isso, os últimos 3 caracteres são em SPO.
Onde encontrar o código?
Além disso, o código fica no contrato de abertura de conta, extrato bancário ou na seção de transferências internacionais dos sistemas bancários online. Mas também encontra-o no próprio site da Swift.
Aliás, as buscas dentro da plataforma precisam do nome do banco, cidade e país para onde o dinheiro enviado. Ou seja, essa ferramenta que é o código Swift, basta efetuar sua pesquisa, estar com o código IBAN nas mãos e realizar suas transferências internacionais.
Conclusão
Por fim, depois de aprender o que é código swift no Banco do Brasil, Itaú e Bradesco e qual a sua importância, será que compensa gravar ele na memorio dependendo de cada banco? Sim e não. Ou seja, sim por ser um código útil para transferências internacionais, e não se caso você não viaje muito sendo um serviço inútil para você. Portanto, estude cada ponto e aproveite!
Confira: