Carregando sua Recomendação...

O Que é Duplicata e Como Funciona Cada Um dos Tipos?

o que é duplicata

Saber o que é duplicata a receber, o que significa e como funciona cada um dos tipos disponíveis no mercado é muito importante para certas situações no dia a dia de quem trabalha com esses documentos.

Além disso, ao conhecer mais sobre o que é duplicata a receber, o que significa e como funciona cada um dos seus tipos verá que existem muitos detalhes que fazem a diferença nesse documento, definindo qual modelo ele é.

Ou seja, se também ficou curioso sobre o que é duplicata a receber, o que significa de fato e como funciona cada um dos tipos no mercado, fique até o final desse artigo e tire todas suas dúvidas. Boa leitura!

O que é duplicata

Afinal, o que é duplicata a receber, o que significa e como funciona cada um dos tipos disponíveis por aí para preenchermos da maneira correta? Antes de qualquer coisa, entre as principais características sobre o que é duplicata a receber e o que significa é o fato de ser um título de crédito emitido pelo credor para confirmação da existência de um contrato de compra e venda.

Tipos de Duplicatas
Tipos de Duplicatas (Foto: Reprodução)

Sendo assim, se emite esse documento pelo comerciante e registra o valor de pagamento, bem como o vencimento da fatura. Além disso, se indica usar esse tipo de documento, que é uma forma de conseguir crédito com financeiras, apenas por meio dos clientes mais responsáveis, para que a transação tenha maior garantida.

Contudo, esteja ciente de que são gerados juros e taxas das duplicatas descontadas e o por isso é bom que saiba o que significa e como funciona de fato cada um dos tipos. Nesse caso, é um recurso que usam apenas em casos em que suas contas não tiverem outra saída.

Portanto, se mantendo com um bom controle financeiro, com o objetivo de evitar prejuízos nas contas, você possivelmente não precisará usar duplicatas. Mas mesmo assim é importante que saiba o que é duplicata a receber, o que significa, como funciona cada um dos tipos para que pague corretamente sem necessidade de usar. Como acontece também com empréstimo Banco do Povo e serviços do Banco Daycoval.

O que é duplicata, para que serve e o que significa?

Por outro lado, além de entender mais sobre o que é duplicata a receber, e como funciona cada um dos tipos é interessante que aprenda também para que serve e o que significa de fato.

Isso porque esse documento, que é uma garantia de compra e venda, se usa entre transações comerciais de uma empresa para outra. Ou seja, suponha que você tenha um bar e, por isso, precisa comprar bebidas de um fornecedor especifico.

Então, caso essa compra tenha prazo, a duplicata servirá como uma prova de que um é credor do outro, servindo como uma promessa de pagamento da conta realizada. Mas é bom destacar que a duplicata só corresponde a uma única fatura e apresentada ao devedor em, no máximo, 30 dias. Isso de acordo com a Lei das Duplicatas, este documento deve conter as seguintes informações:

  • Todos os dados cadastrais de quem receberá, que é a empresa que está oferecendo os serviços ou produtos;
  • Dados completos cadastrais de quem pagará, que é a empresa que ficará devendo;
  • N° da nota fiscal do produto ou serviço;
  • Data de emissão da duplicata;
  • N° da duplicata;
  • Valor do produto ou serviço;
  • Data de vencimento da fatura;
  • Assinatura da empresa que emitiu;
  • Data do aceite;
  • Assinatura do devedor.
  • Modelo de duplicata mercantil

Tipos de duplicata

Logo depois de entender mais sobre o que é duplicata e o que significa, é bom que saiba também como funciona cada um dos tipos desse documento do mercado. Pois, se você estiver passando por um caso de extrema necessidade e decidir que precisa usar o documento, é importante entender muito bem como funcionam as duplicatas.

Conforme já mencionamos antes, as duplicatas descontadas são títulos de crédito e tem origem de contratos já assinados. Sendo assim, servem como garantia para receber crédito bancário contratado. Dessa forma, os bancos oferecem linhas de crédito especiais para as duplicatas usadas por várias empresas.

Entretanto, outro nome para esse tipo de crédito é antecipação de recebíveis disponibilizado pelo Banco Central. Justamente por funcionar como um adiantamento de um determinado valor que seria recebido pela empresa apenas no futuro.

Então, essa modalidade de crédito tem juros e taxas menores que outras opções de empréstimos, mas ainda assim existem e por isso é bom que saiba o que é duplicata e como funciona suas modalidades.

Outros modelos

Além disso, a duplicata mercantil usada em casos de venda de mercadorias e é mais um dos motivos de saber o que é duplicata. No entanto, já a duplicata de prestação de serviços é usada no ramo de serviços, como o próprio nome já diz.

Ambas emitidas no formato impresso ou também no modo duplicata online, que é uma opção mais prática e segura. A diferença de duplicata e boleto é que, os boletos têm código de barras.

O que significa: Duplicata é o mesmo que cheque?

Essa também é uma das maiores dúvidas sobre o que é duplicata, se é ou não a mesma coisa que cheque. Mas por mais que seu funcionamento tenha semelhança com o do cheque o pagamento da duplicata feito a prazo, enquanto o do cheque o pagamento é na hora, a vista.

Em contrapartida, a duplicata também é uma letra de câmbio. Ou seja, a duplicata funciona como um título ao cliente, que permite que quem estiver com ela consiga receber o pagamento da conta.

Conclusão

Por fim, depois de conhecer alguns pontos importantes sobre o que é duplicata e como funciona percebemos que existem alguns modelos que fazem com o uso seja mais amplo perante as financeiras e bancos.

Além disso, quando se conhece mais sobre esse documento, percebemos que por mais que tenha semelhança com o cheque, o que difere um do outro é justamente o modo de pagamento de cada um. Então, escolha de acordo com o que procura e tenha garantia para sua empresa e clientes que o pagamento acontecerá de determinada conta.

Leia também:

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.