Entender o que é empreendedorismo social e como funciona no Brasil é algo bem mais simples do que imagina, incluindo o fato de conhecer suas características e vantagens para o cidadão.
Então, se você também busca sobre o que é empreendedorismo social e como funciona no Brasil com diferentes características e muitas vantagens, fique até o final desse artigo e aproveite!
O que é empreendedorismo social e como funciona?
Afinal, o que é empreendedorismo social e como funciona no Brasil com diferentes características e muitas vantagens? Antes de qualquer coisa, o empreendedorismo social utiliza de todas as técnicas e inovações de uma empresa tradicional para aplicar em prol do bem comum.
Uma empresa não nasce com o objetivo de encerrar as suas atividades, o seu propósito é sempre continuar gerando lucro e cada vez mais. Assim, o empreendedorismo social vem com a mesma visão, ser contínuo e gerar cada vez mais impacto social ao longo do tempo.
É essa continuidade que o diferencia de outras ações sociais, como a caridade, ou campanhas. Onde algumas empresas promovem em épocas específicas do ano, como o natal e dia das crianças.
Outro ponto de destaque ao entender o que é empreendedorismo social e como funciona no Brasil de diferentes ideias e vantagens é que ele deve ser auto sustentável. Ou seja, é o lucro da própria empresa que promove as iniciativas e não doações do governo ou particulares.
O que não quer dizer que um empreendimento social não possa gerar lucro, mas o lucro é destinado para resolver problemas sociais e diminuir a desigualdade. Aliás, o empreendedorismo digital também possui algumas características disso.
Quais são as características de um empreendedor social?
Por outro lado, além de saber o que é empreendedorismo social no Brasil, é muito importante que entenda quais as principais características oferecidas e também suas vantagens, como por exemplo:
- Primeiramente, foco na população de menor renda;
- Empatia é um valor marcante;
- Usam técnicas empresariais para resolver problemas sociais;
- Almejam alcançar mudanças sociais em larga escala;
- Buscam inovar nas soluções dos problemas;
- Focam nas mudanças sociais. Isso enquanto geram lucro para sustentar essas ideias;
- Usam de feedbacks para melhorar as ações;
- Alto senso de responsabilidade com todos os envolvidos;
- Geram ganhos no capital social;
- Se preocupam com todo o contexto social de onde vive;
- Persistência em alcançar a sua missão.
O que preciso saber antes de começar na área?
Contudo, além de saber o que é empreendedorismo social no Brasil é bom que analise alguns pontos antes de começar na área, como por exemplo:
- Pesquisar as necessidades da comunidade atingida: Pesquise se é mesmo aquilo que a comunidade necessita ou se não tem outra atividade parecida já em andamento. Nesse caso pense em uma parceria com o projeto já existente;
- Ter clareza da sua missão: Pode ser apenas uma frase simples, mas é ela quem vai guiar as suas ações e como você vai atingir o seu sucesso;
- Planejamento: Os riscos são ainda maiores que de um empreendimento comum. Então, por isso cada passo e gasto é bem planejado para diminuir a margem de erro;
- Ouvir a população: Além disso, um erro comum é não ouvir quem será beneficiado com as ações. A comunidade agrega muito valor a sua proposta de trabalho, além de adequá-las melhor a realidade. E assim gerar um impacto ainda maior.
Exemplos para se inspirar
Portanto, trouxemos aqui alguns bons exemplos de empreendedorismo social que tem impactado positivo em muitas áreas que vale a pena conhecer, como:
1 – TAMAR
Em primeiro lugar, na área ambiental temos o projeto TAMAR como destaque. O projeto é referência internacional na conservação da vida marinha. A princípio, a iniciativa surgiu de um grupo de jovens estudantes que estavam em uma praia a presenciaram tartarugas sendo mortas por pescadores locais.
O nome vem da junção das palavras Tartaruga Marinha. Pois são as espécies que foram responsáveis pelo início do projeto. Tem sede em muitas cidades e conta com o patrocínio oficial da Petrobras.
Além de preservar a vida marinha o projeto foca em outras coisas também. Por exemplo, desenvolver as comunidades locais próximas das áreas de desova das tartarugas e conscientizar a população em prol da preservação das espécies marinhas.
2 – ASID – o que é empreendedorismo social e como funciona
Contudo, a sigla significa Ação Social para Igualdade das Diferenças. Ela começou como um trabalho de faculdade e desde o ano de 2010 vem tendo sucesso ao apoiar escolas para pessoas especiais.
O projeto consiste em ajudar na gestão das unidades atendidas. Sempre focando em melhorar o acesso e a qualidade do ensino para pessoas especiais. A ideia cresceu muito e hoje trabalha a nível nacional. Tem projetos em 54 cidades e conta com o apoio de 43 empresas parceiras.
3 – GRAACC
Enfim, o GRAACC é uma organização social sem fins lucrativos que nasceu em 1991 para garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura. Desde o ano de 1998 possui um hospital próprio e atua em parceria técnica-científica com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Se tornou referência no tratamento da doença, principalmente nos casos de maior complexidade e alcançando altos índices de cura. Mas por ano, mais de 3.500 pacientes são atendidos. Além de diagnosticar e tratar o câncer infantil, o GRAACC atua no desenvolvimento do ensino e pesquisa.
Fundamentado na parceria com estudantes, escolas, empresa e comunidade, o GRAACC conta com a colaboração de milhares de empresas e pessoas para desenvolver o seu trabalho. E também está nos exemplos de o que é empreendedorismo social no Brasil.
Ideias de empreendedorismo social
Além disso, se você leitor se interessou pelo empreendedorismo social, mas ainda não sabe muito bem em que área poderia trabalhar, separamos aqui alguns direcionamentos.
Sem dúvidas, o pensamento chave é encontrar um problema e buscar uma solução inovadora para ele, usando todas as técnicas do empreendedorismo convencional ao seu favor.
Entretanto, problemas de cunho social são uma fonte rica de desafios para esse empreendedorismo. As pessoas são diretamente impactadas. Gerando assim, melhorias significativas em suas vidas.
Você pode trabalhar em:
- Desemprego;
- Acesso à saúde;
- Inclusão digital;
- Alfabetização e apoio pedagógico;
- Artesanatos locais;
- Acesso à cultura;
- Revitalização de espaços urbanos e comunidades;
- Atendimento popular.
Qual é o impacto do empreendedorismo social?
Os negócios sociais têm se tornado cada vez mais numerosos. Conforme um levantamento de dados, estas empresas têm movimentado cerca de US$60 bilhões no mundo e registrado um aumento aproximado de 7% ao ano. Até o ano de 2018, existiam mais de 800 empreendimentos sociais no Brasil, sendo 56% deles localizados na região sudeste, segundo o Sebrae,
No mundo, mais de 600 milhões de pessoas são impactadas por esse tipo de negócio. E o Brasil está entre os 10 países do mundo com mais projetos na área, de acordo com relatório da Fundação Schwab, plataforma global de empreendimentos sociais.
Como saber se sou um empreendedor social?
Enfim, veja também informações para entender se você é ou não um empreendedor social, como por exemplo:
Ações coletivas
Primeiramente, é aquele que pensa no todo. Para investir é impossível, de qualquer forma, ser egoísta e pensar somente em seu próprio lado. O ato da pessoa opõe-se a isso de todas as formas e aumenta aqueles que pensam em todos.
Contudo, o empreendedorismo social é, em sua maior parte, voltado sempre para essas ações em grupo. Este é o famoso cara que viajou para países que sofrem com pobreza extrema. E usou de seus conhecimentos para ajuda-los, além de ser também o criador de ONGs, entre muitas outras entidades parecidas.
Ou seja, este é considerado um empreendedor. Pois ele vive aquela realidade e estuda para que haja melhorias através de sua atitude. O crescimento através de seu trabalho visa a melhoria de todos.
Busca por melhorias na sociedade
Para se reconhecer um empreendedorismo social é preciso entender qual a busca dele. Se ele está atrás de melhorias na sociedade, de maneira que não seja necessário ganhar em cima disso, este está incluso no grupo social desse nicho.
As empresas que surgem no Brasil estão voltadas para ganhar dinheiro e não pensam, nas questões importantes para a população. Um exemplo disso é o número de negócios que fabricam garrafas PET sem ao menos pensar no quanto esse plástico prejudica o meio ambiente. E muito menos nos animais.
Aliás, se você é aquele que está engajado em causas sociais e não deixa que o capital passe por cima de questões éticas e morais, sem dúvidas é um empreendedor social. É possível existir esse profissional e ser bem sucedido no país.
Atitudes sem fins lucrativos
Juntamente às ações coletivas, as atitudes sem fins lucrativos são também características comuns desse grupo. Esta pessoa é a personificação do ditado “faz o bem sem ver a quem”.
Em cidades de todo o Brasil, por exemplo, é muito comum a comunicação ativa para captar sócios a fim de ajudarem entidades carentes. Grupos que ajudam no tratamento de pessoas especiais, como a AACD. Assim, trabalham somente com doações e não visam lucrar em cima disso.
Por isso, quem trabalha e está engajado nessa causa, sem sombra de dúvidas é o verdadeiro empreendedorismo social. Este ajuda sem pensar em dinheiro e está disposto a doar a sua vida para ajudar.
É por isso que compensa muito saber o que é empreendedorismo social no Brasil, suas diferenças, semelhanças, características e vantagens antes de investir em algo. Analise e aproveite!
Confira: