Buscando...

Publicidade

O Que É FEBRABAN: Como Funciona E O Que Significa

Anúncios

A princípio, saiba o que é o significado de FEBRABAN, quais suas funções e como a instituição age no mercado financeiro e bancário do Brasil.

Isso porque ao entender o que é o significado de FEBRABAN entende também toda sua importância  para as instituições do setor bancário e financeiro em nosso país. Em outras palavras uma instituição que atua no mercado financeiro e desempenha um papel importante para os bancos no Brasil.

Publicidade

Afinal, até pra você cliente é um assunto que pode ser útil ficar por dentro da função que ela se propõe a exercer. Sobretudo, são mais de 155 instituições ativas no Brasil atuando no mercado financeiro. Nada melhor que conhecer e saber o significado da FEBRABAN.

Anúncios

Então, aproveite bem a leitura até o final!

O Que é a FEBRABAN?

Para entender melhor o que é a FEBRABAN devemos destacar que foi uma associação criada em 1967, na cidade São Paulo sem fins lucrativos. FEBRABAN, no entanto a instituição tem o compromisso de fortalecer o sistema financeiro no Brasil.

Além disso, a FEBRABAN tem como significado atuar no sistema financeiro em relação à sociedade no tocante de contribuir para desenvolvimento econômico, sustentável e social do país.

Resumindo, o objetivo da FEBRABAN representar os associados e aperfeiçoar o sistema normativo para a melhoria do serviço e redução de dos níveis de risco seja nos âmbitos dos poderes executivos, legislativo e judiciário além de entidades representativas da sociedade.

E com 119 instituições financeiras associadas onde 155 têm operação diretamente no Brasil. Importante também entender qual é o tipo de operação financeira FEBRABAN realiza e é disso que vamos lá daqui a pouco ao próximo tópico.

Anúncios

O que significa FEBRABAN

A princípio, saiba o que é o significado de FEBRABAN e como a instituição no setor financeiro e bancário no Brasil.
FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. (Foto: Reprodução)

FEBRABAN significa Federação Brasileira de Bancos e sua principal atividade, como já dissemos no tópico acima, é garantir que o acesso da população aos produtos financeiros e serviços para possam ser da melhor forma possível.

No mais, a instituição não realiza empréstimo ou faz quaisquer transferências, aplicações de capitalização ou recurso de investimento, nem pra pessoas jurídicas entre pessoas físicas.

Sendo assim, o principal objetivo da instituição e representar fortalecer e aperfeiçoar o setor financeiro com democratização. Além disso, ela possui linhas de atuação bastante importantes para as instituições e o público em geral.

Uma delas é propor e defender as mudanças de normas para que a eficiência seja maior do sistema financeiro aprimorando assim seus instrumentos para isso. Mas ela vai, além disso, veja lista de funções que a FEBRABAN exerce no âmbito financeiro.

Anúncios

Funções da FEBRABAN

A princípio, a FEBRABAN visa defender mudanças ou edição de normas para intensificar a eficiência no mercado financeiro e o aprimoramento dos seus instrumentos.

Dar assistência e manter os canais para a comunicação com o Executivo, Legislativo, Judiciário, Associações de Classe, Órgãos de Defesa dos Consumidores, Sindicatos e demais entidades e organismos nacionais e internacionais. Isso tudo ajuda tanto as instituições quando o público.

Dentre as outras funções estão:

  • Coordenar a contratação de profissionais para a defesa de legítimos interesses dos associados, principalmente quando for necessário;
  • Fazer estudos e pesquisas com o intuito de aperfeiçoamento do sistema financeiro;
  • Dar atenção e expor qual o papel e atuação do sistema financeiro, de forma pró-ativa;
  • Manifestar-se sobre temas de interesse da opinião pública;
  • Desenvolver programas de formação e qualificação para os funcionários dos associados;
  • Oferecer programas de autorregulação;
  • Informar aos associados informações relevantes sobre assuntos objetos de sua atuação;
  • Oferecer incentivar e apoiar projetos voltados à preservação da biodiversidade e do uso racional dos recursos naturais;
  • Incentivar e promover o financiamento de iniciativas que estejam em harmonia com o desenvolvimento sustentável.

Qual a importância da FEBRABAN para um todo?

FEBRABAN tem diversas funções dentre as principais qualificar os profissionais que atuam no setor financeiro. Com intuito de oferecer garantia e qualidade no desenvolvimento desse mesmo mercado. Sendo assim a Federação Brasileira de Bancos também é a principal fornecedora de certificados para profissionais desse mesmo sistema.

Dentre esses certificados devemos Destacar que são quatro dos principais Veja seguir:

  • Correspondentes: Certificado para atestar o nível de conhecimento técnico e especialização dos profissionais.
  • Suitability:  Criado para ter a meta de que as financeiras adotem procedimentos seguros para a oferta de produtos e serviços financeiros atendam às necessidades e objetivos dos consumidores.
  • Ouvidoria: Comprova o conhecimento de profissionais junto às Ouvidorias de Instituições Financeiras, sendo aparadas pelo Banco Central do Brasil.
  • Agronegócio: Tem como destinatário o profissionais que desempenham atividades relacionadas aos processos de Crédito Rural e Proagro  e também aqueles que atuam na área.

Para ter acesso basta ir até o site da Certificação Profissional FEBRABAN e conferir todos os principais detalhes de cada um desses certificados. Além disso, conhecer valores e conteúdo da prova. E você poder se inscrever, caso queira, e comprar os treinamentos, realizar a prova e receber seus resultados e certificados.

Anúncios

FEBRABAN no mercado financeiro

Como vemos FEBRABAN representa o setor bancário desempenhando um papel muito importante nesse mercado mas principalmente atuando no pagamento para entender melhor fez Bra Banco determina as normas que regula a emissão de boletos de cartão de crédito e até mesmo do pique da transferência piques

É a FEBRABAN que determina a regulamentação da emissão de boletos estabelece padrões de como será o layout de cada um deles e também quais software financeiros serão usados isso tudo para maior segurança em defesa do seu pagamento.

Nesse sentido podemos identificar as determinações de substituições de máquinas de cartão por conta da bandeira e benefício para os comerciantes e consumidores.

Finalizando…

E para finalizar ela também atua com determinações arrepios peito da transferência piques regulando a partir das diretrizes estabelecidas pelo Banco Central do Brasil.

Anúncios

Gostou de entender um pouco mais sobre o que é e o que significa a FEBRABAN e quais suas funções no mercado financeiro. É importante seja você comerciante consumidor ou alguém que faz parte das instituições. Porém se ficou alguma dúvida basta deixar nos comentários.

Leia também:

// Dicas Financeiras

Aprenda Como Calcular Juros do Cartão de Crédito Itaú

Calcular juros do cartão Itaú parece impossível e muito difícil de fazer? Veja nesse artigo como calcular a taxa de juros do cartão de crédito e aproveite para consultá-lo também!  O Itaú é o maior banco tradicional privado do Brasil. Contudo, atua em diversos países da América, Europa e Ásia. Ao todo o banco são …

O Que É FEBRABAN: Como Funciona E O Que Significa Leia mais »

CONTINUAR LENDO