Carregando...

Publicidade

O que é Juros Abusivos. Confira!

Anúncios

Saiba o que é juros abusivos. Sob o mesmo ponto de vista, confira como entender, detecta e calcular juros abusivos de cartão de crédito. Bem como, identificar juros abusivos de empréstimos e de bancos. 

Hoje em dia, todos nós recorremos aos mais diversos serviços financeiros. Bem como, a gente sabe que atualmente não tem como trabalhar e viver sem ser cliente de um banco e realizar as diferentes transações bancárias que precisamos todos os dias. Não é verdade?! 

Publicidade

Nesse sentido, é importante estar ligado e atento quanto ao desenrolar dos serviços bancários. Como também entender melhor como funcionam estas diversas transações e saber como funcionam as cobranças, taxas e juros envolvidas. 

Anúncios

Portanto, foi pensando nisso que preparamos o nosso artigo de hoje. Assim, fique por dentro e descubra o que é juros abusivos. 

Do mesmo modo, continue esta leitura para entender melhor este tema e ficar prevenido e proteger o seu bolso contra estas cobranças excessivas. 

Então, sem mais delongas, vamos lá?! 

Anúncios

Juros abusivos: Como funciona e como calcular 

O que é Juros Abusivos
O que é Juros Abusivos (Foto: Reprodução) 

Em primeiro lugar e antes de mais nada é importante entender que a cobrança de juros é uma prática normal e legalmente aceita. Dessa forma, os juros estão presentes em diferentes tipos de transações financeiras. Consequentemente, como já mencionamos de forma breve em nossa introdução dificilmente você ficará livre de usar algum serviço financeiro que cobre juros, o que é perfeitamente normal. Porém, você pode se deparar com a cobrança de juros abusivos no cartão de crédito ou na hora de um aperto financeiro em que você precise recorrer a um empréstimo. Portanto, é importante ficar ligado e saber identificar e calcular os juros abusivos.

Pois bem, apesar de perfeitamente comuns, existe um certo limite para a cobrança destes juros. Desse modo, os juros se tornam e ficam conhecidos como abusivos quando se tornam bem mais caros e acima da média que costuma ser cobrada no mercado financeiro. Consequentemente, é importante estar atento e saber identificar quando a taxa de juros cobradas é excessiva e muito acima do que costuma ser cobrado.

Nesse sentido, uma maneira totalmente segura e eficaz de calcular juros abusivos é por meio do site do Banco Central do Brasil. Assim, por meio deste site você consegue consultar como são feitas as cobranças de diversos tipos de contratos e linhas de crédito disponibilizadas pelas mais diferentes instituições financeiras.

Sob o mesmo ponto de vista, é importante entender melhor as diferentes transações e serviços que envolvem a cobrança de juros. Consequentemente, só assim é possível ficar ligado e entender melhor como funcionam os juros abusivos.

Juros no Banco e Como se Precaver

Conforme o que já mencionamos anteriormente é importante saber que os juros abusivos não são legalmente aceitos. Em outras palavras, a justiça brasileira não aceita a cobrança de taxas e juros excessivos que prejudiquem e afetem a vida financeira do consumidor.

Desse modo, se o consumidor e contratante de determinado serviço bancária se sentir lesado e prejudicado pode entrar na justiça. Assim, é possível solicitar uma ação revisional de contrato. Logo, como o próprio nome sugere é feita uma revisão e análise do contrato firmado e se caso se confirme a existência de juros abusivos estes devem ser diminuídos de forma a se adequar com os valores certos e justos.

Anúncios

Portanto, é importante ficar atento a juros abusivos de banco e diversas operadores de crédito e instituição que fazem cobrança de taxas.

Juros Abusivos no Cartão de crédito

Sob o mesmo ponto de vista, uma forma muito comum de cobrança de juros que pode passar do limite é o cartão de crédito. Dessa maneira, é importante se precaver e usar o seu cartão de forma consciente.

Assim, tome cuidado ao parcelar as suas compras, pois as parcelas podem parecer suaves e bem baratinhas. Porém, estas parcelas podem esconder a cobrança de juros abusivos no cartão de crédito.

Também cabe ressaltar que os juros cobrados no cartão de crédito estão entre as maiores e mais caras taxas do mercado. Portanto, cabe ressaltar a importância de organizar a sua vida financeira e todos os seus gastos. Consequentemente, ao ter um maior controle de suas finanças fica mais difícil usar de forma excessiva e desnecessária o seu cartão. Bem como, ao fazer suas compras e pagamentos de forma consciente você fica precavido contra os juros abusivos no cartão de crédito.

Anúncios

Juros abusivos de Empréstimos

Um outro tipo de transação financeira que pode trazer consigo a cobrança de juros abusivos são os empréstimos. Hoje em dia, muitas pessoas estão desempregadas e enfrentando grandes dificuldade financeiras e procuram meios de conseguir um dinheiro extra.

Porém, mais uma vez cabe ressaltar a importância de ficar ligado e pesquisar bem antes de firmar qualquer contrato, por mais vantajoso que possa parecer.

Dessa forma, uma das maneiras de se precaver é fazer uma simulação para visualizar e saber como irá ocorrer o empréstimo. Portanto, saiba que é seu direito saber qual será o valor total do empréstimo e como serão feitas as cobranças. Assim, você consegue identificar melhor os juros abusivos de empréstimos e se afastar deles quando os detectar.

Por fim, podemos concluir que… 

Em suma, esperamos que a nossa matéria e análise de hoje tenha sido útil para você. Bem como, te ajudado a entender melhor o que são juros abusivos e saber reconhecer quando estes são cobrados. Sob o mesmo ponto de vista, foi possível ver que existem juros abusivos de empréstimo, de cartão de crédito e que eles podem estar presentes nas mais diversas operações financeiras.

Anúncios

Nesse sentido, você também viu algumas dicas de como ficar ligado quanto aos juros abusivos. Como também, conhecer o meio, Banco Central do Brasil, que te ajudar a calcular os juros compostos.

Em síntese, esperamos ter descomplicado o tema tratado nesta matéria para você. Além de ter esclarecido eventuais dúvidas sobre o assunto e assim ter melhorado e tornado a sua vida financeira mais tranquila e sem muitas preocupações.

Não deixe de conferir outras matérias do nosso site que podem ser úteis e interessantes para você: 

// Dicas Financeiras

Hábitos financeiros na quarentena - 3 dicas para você!

Hábitos financeiros na quarentena! Os hábitos das pessoas estão mudando e vão mudar ainda mais, o mundo tá vivendo uma tremenda de uma transformação, a gente tá vivendo algo completamente novo, não sabemos o que vai acontecer, não é verdade? Nesse artigo o que eu quero falar são algumas atitudes das pessoas minimalistas na quarentena. …

O que é Juros Abusivos. Confira! Leia mais »

CONTINUAR LENDO