Carregando...

Publicidade

O Que é Reserva de Emergência: Como Fazer a Sua No Valor Ideal?

Publicidade

Já ouvi falar sobre reserva de emergência, mas não sabe exatamente o que é, nem como funciona, ou se sabe, mas talvez não saiba ao certo como determinar o valor, confira aqui!

É por isso que hoje o Vivo Crédito vai tratar desse assunto agora. Além disso, te oferecer algumas dicas importantes na hora de saber o que é uma reserva de emergência e como fazê-la de modo perfeito para evitar apuros no final do mês.

Publicidade

Nesse início de conversa você já pode notar que a reserva emergencial é um tipo de poupança. Sobretudo, uma reserva em que você pode guardar certa parcela do seu salário ou dinheiro investido para alguma emergência.

Publicidade

Sendo assim, é o que vamos tratar hoje. Pois, muitas pessoas acreditam que isso é besteira e que não é preciso poupar dinheiro para as emergências. Mas e se caso ela surgir em uma época que você está sem nenhuma grana. Será que o mais fácil a fazer é emprestar dinheiro de um amigo, ou de um banco. A reserva de emergência é essencial para que você economize e não pague juros altos do empréstimo de última hora.

O que é Reserva de Emergência

Já ouvi falar bastante sobre reserva de emergência, mas não sabe exatamente o que é. Ou se sabe, talvez não saiba ao certo como determinar o valor para ter esse tipo de “poupança” para a hora de algumas emergências.
Reserva de emergência o que é.(Foto: Reprodução)

Finalmente vamos ver e observar o que é uma reserva de emergência. Pois, temos que ter total consciência de como funciona para possamos estar fazendo um fundo financeiro e guardar dinheiro para casos como esse.

Basicamente, é determinada reserva de emergência uma fórmula matemática simples e prática. Contudo, para que você possa solucionar problemas e as horas de apuros, no contexto de empréstimos não ter que fazer um sem planejamentos.

Embora, seja essencial ter uns reservas a todos, muitos não acreditam na importância dela. Serve também, para não ter que pedir um dinheiro para um amigo ou alguém da família e se constranger com isso.

Publicidade

Objetivo da Reserva de Emergência e como funciona

A princípio existe um propósito muito especial para fazer a reserva de emergência. Isto é o fato de você ficar mais tranquilo quando acontece algum acidente ou uma situação que está sendo inesperada para aquele momento.

É por isso que o nome se chama reserva de emergência. Sendo assim um planejamento para que você tenha dinheiro na hora da emergência e não precise sacrificar seus ganhos ou fazer um empréstimo e pagar juros desnecessários. Evitando assim transtornos e te dar dando mais tranquilidade na hora de conduzir suas finanças.

Então a rever reserva de emergência tem como intuito separar um dinheiro todo mês como se fosse uma poupança para se casar existir alguma necessidade você possa utilizar sem ter que pagar taxas para uso para o banco ou ficar constrangido de pedir dinheiro para um amigo.

Publicidade

Como fazer a sua no valor ideal?

A respeito do valor que você deve guardar no final do mês é necessário avaliar algumas opções. A reserva de emergência então deve corresponder a um dinheiro guardado, assim que funciona, no valor correspondido.

Publicidade

Primeiramente, é importante que você entenda um pouco de educação financeira o que você pode ver em nosso site alguns artigos referentes a isso. Mas não pense que é necessário estudar muito para ter um referencial sobre quanto seria essa reserva de emergência.

Publicidade

Em um apanhado geral você deve considerar o quanto de renda mensal ganha. Contudo, colocar em pauta suas contas fundamentais que são a conta de água, conta de luz, gasolina do seu carro etc. Além disso, você pode incluir também a alimentação e a saúde e logo após isso você pega sua reserva emergencial e pontua o quanto você pode guardar sobre esse montante.

Isto é você precisa aguardar por um período não é como uma poupança que você junta para algum tipo de coisa, mas sim uma reserva que você vai deixar armazenado por certo tempo.

Sendo assim, supomos que você faça a reserva de emergência no valor apanhado em um ano, ou seja, você começa a guardar dinheiro e após 12 meses tem de jantar uma com tia, por exemplo, de R$9.000 dependendo de quanto você ganha mensalmente. A partir disso você terá a sua reserva e é só deixar ela guardado para se acontece alguma coisa ela estará lá.

Publicidade

Dicas para a reserva mensal

Uma dica importante para que você possa investir a reserva de emergência e como fazê-la corretamente. A reserva é importante que você possa guardar esse dinheiro não importa onde é importante que todo mês você pega e guarda esse dinheiro até juntar a sua reserva emergencial. Sendo assim o principal é que você possa também investir a reserva emergencial para que tenha controle de gastos e posso também poupar um pouco mais

Uma ótima opção é você deixá-la na poupança ela não vai ter um ganho muito grande uso porém vai ficar guarda Dinho lá em segurança. Mas você também pode investir em algum ativo com características como o tesouro Selic.

O tesouro Selic você tem segurança, liquidez e baixa volatilidade. Mas o que isso quer dizer. Quem emite o tesouro Selic é o Governo Federal, sendo assim, o risco para investidor é um pouco baixo você tem um meio de investimento aonde o próprio país recebe esse dinheiro. Ou seja, o dinheiro é aplicado em contas do governo e o único risco que tirar esse o país quebrar.

E a poupança?

Como havíamos dito também podemos, no entanto, deixar guardado esse dinheiro na poupança. É o meio que muitas pessoas decidem investir isso porque já é conhecido da população não tem juros estão altos, mas a Selic entre a Selic a poupança ou a rentabilidade da poupança ao mês é de 0,5 ao mês enquanto o tesouro Direto é de 70% da Selic. É importante também não esquecer do valor da Reserva de emergência que você vai colocar por mês.

Contudo, o Tesouro Direto rende 100% da taxa Selic investidor vai ter o maior ganho enquanto a poupança só rende uma vez por mês na data do aniversário. Então, caso o investidor queira dinheiro antes dessa data vai ter uma pequena perca na rentabilidade. Aprendeu como funciona a reserva de emergência? Então, compartilhe!

Leia também:

// Dicas Financeiras

Quantos Dias Libera o Cartão de Crédito Depois de Pago?

Aprender quantos dias libera o cartão de crédito depois de pago e como funciona esse processo pela fatura é muito importante, principalmente para aproveitar as vantagens que ele possui. Além disso, um dos pontos sobre quantos dias libera o cartão de crédito depois de pago é que essa é uma dúvida recorrente para muitos clientes …

O Que é Reserva de Emergência: Como Fazer a Sua No Valor Ideal? Leia mais »

CONTINUAR LENDO