Carregando...

Publicidade

O Que São Proventos: Como Funcionam E Quais Os Tipos

Anúncios

Conheça hoje todos os tipos de proventos existentes como funcionam esses benefícios pagos pelas empresas aos acionistas.

É importante entender isso principalmente paras as pessoas que investem em ação e querem obter lucro. Esse tipo de papel é valorizado a partir da bolsa de valores, mas a forma rentáveis de ganhar dinheiro com a distribuição dos proventos pelas empresas. Você sabe como fazer isso ou como funciona? Hoje vamos explicar certinho quais os tipos de proventos e como adquirir esse benefício.

Publicidade

Muitas pessoas não sabem nem o que são, porém fizemos um guia prático para que você perceba e saiba todas as informações que deve todas as informações e principalmente para aquele investidor que espera obter um negócio.

Anúncios

O que são os Proventos

Antes de tudo é importante era o que são os proventos. Estes são benefícios atribuídos pelas empresas aos acionistas. De modo geral é uma forma de remunerar os acionistas em relação a um capital efetivo. Isso quer dizer que o dinheiro entregue aos acionistas que o dinheiro pode ser entregue aos acionistas através de ações emitidas pela própria companhia.

Empresas de capital aberto, cujos nomes estão nas listas na bolsa de valores, normalmente distribuem proventos aos seus acionistas. Sendo assim, se você não sabe, mas possui ações de uma companhia ou empresa de capital aberto pode ser que tenha e encontre lucro nos proventos e receberá, pois elas os oferecem.

Provavelmente, se você é um novo investidor está investido em algum fundo ou ativo da bolsa de valores acredita piamente que é só essa maneira de ganhar lucros nesse mercado financeiro. Sendo que, na verdade a outros meios como, por exemplo, os proventos dados aos acionistas. Esta é uma fonte de renda importante, pois você participar do crescimento dessa instituição de capital aberto.

Anúncios

No mais os investidores recebem proventos de duas maneiras. Confira!

Tipos de Proventos

Conheça hoje todos os tipos de proventos existentes como funcionam esses benefícios pagos pelas empresas aos acionistas.
Tipos de Proventos. (Foto: Reprodução)

➥ Dividendos

O primeiro tipo de provento que vamos tratar são os dividendos. Essa categoria de proventos é uma das mais faladas, sendo assim pode ser que você já ouviu ou leu alguma coisa sobre. Mas vamos ao que interessa o que são dividendos. Dividendos é uma parcela de lucro das companhias que tem um nome na lista da bolsa de valores.

Para exemplificar melhor eles são distribuídos proporcionalmente em com tia de papel para cada acionista. As empresas desse tipo de proventos em geral distribuem pelo menos 25% dos lucros anuais em forma de dividendos. Uma ótima maneira para lucrar. Então tenha atenção nisso.

É importante ressaltar e ficar atento ao Estatuto Social da Empresa para saber quando esses dividendos de proventos vão ser distribuídos. Sobretudo eles podem ser repartidos tanto mensalmente como de modo Bimestral, trimestral  e também ou anual. Esse é um critério que a empresa intitula para seus proventos.

Além disso, os dividendos são isentos de taxa de tributação. Sendo assim a distribuição deles como proventos são feitos a partir dos lucros líquidos da empresa. Sendo assim ela é taxado antes desse dinheiro chegar um investidor.

➥ Juro sobre capital próprio

O segundo provento é o pagamento de juros sobre capital próprio. Também conhecido como JCP. Esse tipo de provento funciona de maneira que a empresa distribui parte dos ganhos aos acionistas. Nesse caso, eles são até que parecidos com os dividendos.

Anúncios

Mas há uma diferença entre eles. Enquanto o dividendo é um produto calculado ao final, ou seja, após o resultado da empresa a partir da demonstração financeira, ou melhor, lucro líquido, os juros sobre o capital próprio é feito antes desse momento.

Na prática o investidor que está investindo em ações de empresas que distribui dividendos JCP é isentos do imposto de renda. Sobretudo o tributo já foi pago pela empresa sendo assim não é de regra contabilizar ao dividendo dessa categoria. Sendo assim nos juros sobre capital próprio a apenas alíquota de 15% retido na fonte.

➥ Provento de Bonificação

Outro provento comum é a bonificação. Este é quando as empresas não distribuem todo lucro que adquirem aos acionistas. Sendo assim, em geral, uma parte dele fica em uma conta reserva que pode ser usado para outras finalidades.

Entre outras coisas pode ser interessante para a empresa que as parcelas do Luca cumulado nessa reserva, que estamos a pouco, a longo prazo seja assim distribuída para os acionistas. Isso é feito por meio de bonificação, ou seja, pagamento extra. Nesse pagamento de bonificação os investidores tem direito a dinheiro ou em forma de ações da própria empresa.

Anúncios

➥ Direitos de Subscrição

Esse também é uma forma de proventos natural para as empresas. Que funciona da seguinte maneira a empresa tem que remunerar seus acionistas. Isso acontece quando uma empresa emite novas ações, quem já investe nela pode receber o direito de subscrever.

Isto é, se você é acionista de uma empresa que lançar novas ações pode comprar esses papéis com propriedade pelo preço de emissão. Sendo assim, os acionistas podem fazer nas proporções das ações que já tem.

Como receber os proventos?

E para finalizar vamos entender como funciona o recebimento dos proventos. Sobretudo a distribuição dos proventos não tem uma agenda como regra mas sua aplicação segue uma período de cidade estabelecida pela própria empresa

Sendo assim, é preciso apurar os resultados do lucro líquido sempre na mesma época. Para que assim essa frequência exata possa ser paga os proventos e bonificações. Segue também para a emissão de novas ações para gerar o direito de subscrição que falamos acima.

Anúncios

Gostou de saber como funcionam e o que são os proventos? É importante, acima de tudo, quando se investe em ações da bolsa, que tenha conhecimento desses detalhes. Então, o lucro é certo. Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Leia também:

// Dicas Financeiras

Como Ganhar Dinheiro No Kwai?

Saiba como funciona e como pode ganhar dinheiro Kwai e veja como baixar o aplicativo, fazer, contudo e assistir vídeos engraçados. Quero entender como ganhar dinheiro através do aplicativo Kwai? Você pode lucrar assistindo os vídeos e também postando conteúdo através do aplicativo. Hoje vamos te mostrar como funciona e qual o processo para que …

O Que São Proventos: Como Funcionam E Quais Os Tipos Leia mais »

CONTINUAR LENDO