Carregando sua Recomendação...

Pagamento Benefício INSS: Quais Sãos os Tipos Disponíveis?

pagamento benefício INSS

Antes de qualquer coisa, saber mais sobre o pagamento benefício INSS e como funciona cada tipo de serviços oferecidos como aposentadorias e pensões é um dos detalhes mais importantes para se ter conhecimento nos dias de hoje. 

Isso porque o pagamento benefício INSS de aposentadorias, pensões ou qualquer outro tipo disponível é algo que em algum momento da vida, seja agora ou mais para frente, será útil para qualquer cidadão.

Portanto, se também ta interessado em saber como funciona o pagamento benefício INSS, qual o tipo disponível além da aposentadorias e pensões disponíveis e muitas outras informações, fique até o final desse artigo e aproveite!

Como funciona o pagamento benefício INSS?

Afinal, como funciona o pagamento benefício INSS de aposentadorias, pensões e qualquer outro tipo de valor disponível pela instituição? A princípio, esse e outros modelos de benefício são pagos para pessoas específicas que tem alguns direitos. 

Ou seja, o pagamento benefício INSS acontece apenas para quem já passou por todas as etapas exigidas pela instituição como forma de segurança. E justamente por isso é tão importante saber como baixar o app do Meu INSS e como fazer o cadastro pela plataforma corretamente. Depois disso, o pagamento benefício INSS se faz na conta cadastrada do beneficiário em questão mensalmente.

Pagamento INSS
Pagamento INSS (Foto: Reprodução)

Tipos de benefícios do INSS

Por outro lado, além de entender mais sobre o pagamento benefício INSS de aposentadorias e pensões, é bom que saiba também como funciona cada tipo de valores disponibilizados para os cidadãos do Brasil, como por exemplo:

1 – Aposentadoria especial

Em primeiro lugar da lista de pagamento benefício INSS e seus diferentes tipos temos a aposentadorias especiais a disposição além das pensões. Isso porque é um benefício oferecido aos trabalhadores que trabalha em áreas insalubres por conta de suas atividades laborais. 

Isso significa que suas funções foram expostas a agentes prejudiciais a saúde, tendo sido ou não acometidos por doenças e/ou sua saúde física se prejudicou ao longo dos anos em exposição. Isso geralmente com pessoas que trabalham com venenos e não usam equipamento corretamente.

Outro detalhe muito importante sobre o pagamento benefício INSS desse tipo é um dos benefícios previdenciários talvez menos conhecido, hoje em dia. Sendo que o trabalhador deve ter contribuído por no mínimo 15 e no máximo 25 anos.

2 – Aposentadorias por idade – pagamento benefício INSS

De acordo com as regras ainda existentes para o pagamento benefício INSS desse tipo de aposentadorias e pensões, tem direito a aposentadoria por idade o cidadão que completar 65 anos, quando homem e 60 anos, se mulher.  

Ou seja, no caso de trabalhadores rurais de ambos os sexos (produtores rurais, pescadores artesanais, extrativistas ou indígenas), o prazo mínimo cai em cinco anos já que o trabalho é pesado e desgastante.

Mas na prática, esse tipo de aposentadorias tem por objetivo beneficiar os segurados que atingiram a famosa 3° idade. Isso desde que faça pelo menos 180 contribuições mensais, para o pagamento benefício INSS equivalente a 70% de sua média salarial.

3 – Aposentadoria por tempo de contribuição

No entanto, diferentemente do que acontece na aposentadoria por idade que mencionamos agora, esse tipo de categoria está diretamente associada àqueles que contribuíram para a INSS por pelo menos 35 anos se homem e 30, se mulher. Por outro lado, não se tem idade mínima para esse modelo.

Aliás, no caso da aposentadorias proporcionais e pensões com pagamento benefício INSS, aplica-se às regras do tempo de pedágio. Ou seja, isso quer dizer que as regras de transição da idade de cada pessoa. 

Entretanto, o pagamento benefício INSS desse tipo só se aplica para algumas situações específicas. Então, os interessados começaram a contribuir antes de 16 de dezembro de 1998 e atingida idade mínima de 53 e 48 anos, para homens e mulheres, na ordem. 

4 – Aposentadorias e pensões por invalidez – Pagamento benefício INSS

Primordialmente, a aposentadoria por invalidez é um dos pagamento benefício INSS mais comuns, oferecendo aos segurados que, por motivo de doença ou algum acidente, ficaram incapazes de dar conta de suas atividades do dia a dia, incluindo no trabalho.

Contudo, para ter acesso a esse tipo de pagamento benefício INSS, o interessado deve cumprir carência pelo menos de 12 meses e ter sido acometido por doença que o incapacite para o trabalho após se filiar ao Regime completo do INSS.

Sendo assim, caso o problema médico seja anterior ao início das contribuições para a Previdência, talvez esse valor seja negado. Por isso é bom lembrar que a incapacidade para o trabalhar devidamente comprovada por meio de perícia médica do próprio INSS. Seja a doença de caráter permanente ou sem cura.

5 – Auxílio-acidente

No entanto, o auxílio-acidente e o pagamento benefício INSS previsto pela Lei 8.213/91 e tem por objetivo confirmar ao trabalhador no geral, em virtude de acidentes de qualquer natureza, desde que também mantenha comprometida sua capacidade para atividade laboral.

Ou seja, esse tipo de pagamento é mais uma ferramenta indenizatória e começa após a interrupção do pagamento de auxílio-doença. Mas por regra, o benefício não concedido aos contribuintes individuais e segurados facultativos.

6 – Auxílio-doença

Conforme mencionado, trabalhadores vinculados ao INSS tem direito ao pagamento benefício do auxílio-doença em caso de doença que o torne incapaz para o trabalho em um período superior a 15 dias consecutivos.

Porém, para ter direito ao benefício, esses trabalhadores se qualificam como segurados, cumprindo a carência exigida e apresentando incapacidade para o trabalho por completo. Assim, o motivo da inépcia não precisa, obrigatoriamente, estar relacionada a todas as atividades laborais.

7 – Pensões por morte

Também como mencionamos antes sobre o pagamento benefício INSS e o tipo de aposentadorias e pensões, essa versão, a pensão por morte está vinculada não ao segurado, mas aos seus dependentes que ficaram. 

Além disso, este tipo de pagamento benefício INSS está vinculado diretamente a morte de trabalhador segurado, sendo aposentado ou não.  Mas na prática, a pensão é uma prestação continuada que se aplica para substituir os recebimentos do segurado ainda em vida.

Outra informação  importante, de acordo com a Lei 8.213/91, a pensão devida em caso de morte presumida. Isso diz que quando o cidadão some por um período maior a seis meses e é declarado por autoridade judicial. Considerados dependentes nesse caso e estão aptos para os pagamento benefício INSS, os:

  • Marido ou esposa;
  • Filhos não emancipados menores de 21 anos;
  • Filhos com deficiência intelectual, mental ou outra condição grave que precisa de cuidados;
  • Ou então, pais e irmãos não emancipados menores de 21 anos, inválidos ou que apresenta deficiência mental ou deficiência grave.

8 – Salário-maternidade

Por último na lista de pagamento benefício INSS, o salário-maternidade é um benefício oferecido às mulheres que se afastam de seus trabalho por conta do nascimento do próprio filho, adoção (ou guarda judicial de crianças com até 8 anos de idade) e aborto espontâneo.

Sendo assim, em casos em que a mãe se ausenta do lar, abandonando a criança, o salário-maternidade revertido em favor do genitor. Ou adotante do sexo masculino em questão. 

Conclusão

Por fim, após tantos detalhes relacionado ao pagamento benefício INSS e cada tipo de aposentadorias e pensões disponíveis, é comum que ainda surja questões sobre esses modelos. 

Portanto, procure pela opção que mais se enquadra com o seu quadro clínico nesse momento, procure um ponto do INSS mais próximo de sua casa e tire suas dúvidas por lá. Ou, acesse o site e app que mencionamos e faça todo esse processo online de onde estiver. Mas não deixe de procurar por seus direitos!

Saiba mais:

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.