Carregando sua Recomendação...

45 Passagens Bíblicas Sobre Dinheiro e Vida Financeira!

passagens bíblicas sobre dinheiro

Antes de mais nada, saber quantas e quais as melhores passagens bíblicas sobre dinheiro com versículos diferenciados em toda a parte da Bíblia faz com que aumente seu conhecimento espiritual sobre o tema.

Então, se você também ficou curioso para saber quais as melhores passagens bíblicas sobre dinheiro e quantas são com versículos e capítulos completos está no lugar certo!

Porque procurar passagens bíblicas sobre dinheiro?

A princípio, antes de saber quais as melhores e quantas passagens bíblicas sobre dinheiro existem com versículos completos é interessante que entenda mais detalhes sobre o porque procurar por elas.

Existem muitas crenças limitantes sobre o dinheiro. Em geral, o modo como fomos criados e nossas experiências dão forma a um modo de pensar que nem sempre é saudável para um bom convívio na sociedade.

Assim, se você acha que precisa melhorar seu relacionamento com o dinheiro e não sabe por onde começar, um dos livros mais antigos já escritos, a Bíblia, pode te mostrar tanto o lado importante do dinheiro, como suas limitações através de versículos.

De fato, as escrituras possuem aproximadamente 300 versículos sobre anjos, 500 sobre amor, 700 sobre fé e mais de 2.350 passagens bíblicas sobre dinheiro sendo consideradas as melhores conselheiras do ser humano.

Mas, se a maior parte da população brasileira é cristã, por que muitos ainda vivem atolados em dívidas e com a vida financeira totalmente desequilibrada e precisando dia após dias saber quais as melhores e quantas passagens bíblicas sobre dinheiro para ter um conforto no tema?

Provavelmente porque muitos não conhecem, ou não praticam, os Princípios Bíblicos Sobre Finanças com a organização, partilha e entrega.

45 Passagens Bíblicas Sobre Dinheiro e Vida Financeira

Afinal, quais as melhores passagens bíblicas sobre dinheiro e quantas vamos mencionar por cada versículo? Em resumo, não existe melhor ou pior versículo quanto se trata da Bíblia.

Porém, para facilitar para algumas pessoas, separamos as 45 melhores passagens bíblicas sobre dinheiro mais simples de encontrar com versículos que tocará seu coração e até a maneira que comanda seu bolso, como por exemplo:

Passagens Bíblicas
Passagens Bíblicas (Foto: Reprodução)

1 – Hebreus 13:5

“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.”

2 – Provérbios 13:11

 “A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará.”

3 – Provérbios 23:4

“Não esgote suas forças tentando ficar rico; tenha bom senso!”

4 – 1 Timóteo 6:9-11

“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.”

Contudo, essa é considerada uma das passagens bíblicas sobre dinheiro mais mencionadas em cultos religiosos sobre renda financeira e que vale a pena conhecer, pois independente de quantas sejam tem que tocar no coração.

5 – Provérbios 10:22

“A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores.”

6 – Eclesiastes 5:10 – Melhores passagens bíblicas sobre dinheiro

“Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda; também isto é vaidade.”

7 – Provérbios 3:9

“Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;”

8 – Provérbios 15:16

“Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro onde há inquietação.”

9 – Romanos 13:7

“Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; caso temor, temor; se honra, honra.”

Por outro lado, esses versículos e passagens bíblicas sobre dinheiro mostram detalhes sobre qual seriam as melhores condutas do ser humano perante ele, e por isso não importa quantas tenham e sim qual você faz!

10 – Lucas 12:15 – 45 passagens bíblicas sobre dinheiro

“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.”

11 – Mateus 6:21

“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.”

Entretanto, nesse versículo das 45 melhores passagens bíblicas sobre dinheiro quer dizer que o lugar que você mais se dedica é onde seu coração se encontra.

12 – 1 Crônicas 29:14

 “Mas quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos contribuir tão generosamente como fizemos? Tudo vem de ti, e nós apenas te demos o que vem das tuas mãos.”

13 – Provérbios 16:16

“Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e quão mais excelente é adquirir a prudência do que a prata!”

Contudo, nesse caso quer dizer que antes a sabedoria do que o ouro. Ou seja, antes ter outros bens sentimentais do que o dinheiro.

14 – 1 Timóteo 6:17-19

“Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação.”

“Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.”

“Dessa forma, eles acumularão um tesouro para si mesmos, um firme fundamento para a era que há de vir, e assim alcançarão a verdadeira vida.’

15 – Mateus 25:21

“E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”

16 – Provérbios 19:22

“O que o homem mais deseja é o que lhe faz bem; porém é melhor ser pobre do que mentiroso.”

17 – Provérbios 30:8,9

 “Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; Não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor? ’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus.”

Além disso, lembre-se sempre que essas 45 passagens bíblicas sobre dinheiro que separamos possuem versículos não só para vida financeira como também para melhorar sua vida por completo.

18 – Salmos 37:16,17

 “Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios.” “Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o Senhor sustém os justos.”

19 – Provérbios 23:5

“As riquezas desaparecem assim que você as contempla; elas criam asas e voam como águias pelo céu.”

20 – Provérbios 10:2

“Os tesouros da impiedade de nada aproveitam; mas a justiça livra da morte.”

21 – Provérbios 22:1 – Melhores passagens e versículos bíblicas sobre dinheiro

“Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.”

22 – Romanos 13:6

“Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo.”

23 – Provérbios 11:4

“De nada aproveitam as riquezas no dia da ira, mas a justiça livra da morte.”

Ou seja, muitas vezes o dinheiro pode acabar cegando as pessoas causando sérios problemas. Por isso é tão importante conhecer as melhores 45 passagens bíblicas sobre dinheiro e praticar cada um desses versículos.

24 – Provérbios 18:11

“Os bens do rico são a sua cidade forte, e como uma muralha na sua imaginação.”

25 – Salmos 119:14

“Regozijo-me em seguir os teus testemunhos como o que se regozija com grandes riquezas.”

25 – Lucas 14:28-30

“Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?”

“Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.”

26 – 1 Timóteo 6:10

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.”

27 – Deuteronômio 15:6

“Porque o Senhor teu Deus te abençoará, como te tem falado; assim, emprestarás a muitas nações, mas não tomarás empréstimos; e dominarás sobre muitas nações, mas elas não dominarão sobre ti.”

28 – Filipenses 4:12,13

“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.”

“Tudo posso naquele que me fortalece.”

Aliás, essa é uma das tantas passagens que dizem mais sobre a visão de Deus sobre o dinheiro. Pois tudo depende de Deus e não de riquezas!

29 – Mateus 6:24

“Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.

30 – 1 João 3:17

“Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?”

Enfim, vale a pena saber que de nada adianta ter muito se não ajudar o próximo. Ou seja, sempre divida!

31- 1 Crônicas 29:12

“E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.”

32 – Salmos 37:21 – passagens bíblicas sobre dinheiro

“O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.”

A princípio, esse versículo das 45 melhores passagens bíblicas sobre dinheiro demostra que aquele que possui bom coração se compadecerá de situações e dará sem medo!

33 – Provérbios 19:14

“Casas e riquezas herdam-se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor.”

34 – Eclesiastes 5:19

“E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.”

35 – Provérbios 22:7

“O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.”

36 – Provérbios 16:8

“É melhor ter pouco com retidão do que muito com injustiça.”

Aliás, nesse versículo bíblico demonstra que a famosa frase “o pouco com Deus é muito” realmente é verdade e quem a segues terá muitas virtudes.

37 – 1 Samuel 2:7

“O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.”

38 – Provérbios 13:8

“O resgate da vida de cada um são as suas riquezas, mas o pobre não ouve ameaças.”

39 – Jó 42:10

“E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.”

40 – 2 Coríntios 6:10

“Entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.”

41 – Eclesiastes 5:11

“Onde os bens se multiplicam, ali se multiplicam também os que deles comem; que mais proveito, pois, têm os seus donos do que os ver com os seus olhos?”

42 – Mateus 13:22 – passagens bíblicas sobre dinheiro

“Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.”

43 – Êxodo 20:23

“Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata ou deuses de ouro não fareis para vós.”

Além disso, nesse caso quer dizer que jamais deve fazer idolos para o dinheiro representando o Deus vivo.

44 – Tiago 1:9,10

“O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição. E o rico deve orgulhar-se se passar a viver em condição humilde, porque passará como a flor do campo.”

45 – Romanos 13:7

 “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; quem temor, temor; a quem honra, honra.”

Por fim, depois de conhecer as 45 melhores passagens bíblicas sobre dinheiro cada um com versículos diferentes, chegou o momento de você mudar sua vida seguindo os conselho da Bíblia!

Confira:

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.