A Poupança Social Digital é um produto que o Governo Federal e Caixa oferece aos beneficiários de programas sociais, com acesso a limite mensal de crédito e movimentação através do aplicativo. Confira agora o guia completo e tudo o que você precisa saber sobre a Poupança Social Digital do Governo Federal.
Além de alguns pré-requisitos você tem acesso a poupança digital social da caixa através do aplicativo e com isso se beneficia sendo você beneficiário dos programas que o banco oferece como por exemplo auxílio emergencial dentre outros.
Você faz parte de mais essa facilidade desempenhada pela caixa importante que você tenha todos os detalhes para que possa participar e como você pode ter acesso à Poupança Social Digital. Sobretudo veja os critérios e o passo a passo para criar a sua.
Acompanhe!
Como funciona a poupança social digital e o que é
A Poupança Social Digital é uma conta aberta para o beneficiário dos programas sociais do governo federal, de modo simplificado. Programas como auxílio emergencial e o FGTS emergencial estão ligados a essa conta. Sobretudo com acesso à movimentação através do aplicativo de até R$ 5 mil. Tudo é administrado gerenciado e controlado através do aplicativo caixa tem digo já conhecido daqueles que receberam o auxílio emergencial.
Em meio tudo isso, as pessoas que podem se utilizar dessa conta, sobretudo restrita aos beneficiários dos programas do governo como FGTS emergencial, auxílio emergencial e o programa BEM – Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda. Essas são as pessoas que podem estar abrindo a poupança social digital, além disso, para quem está inscrito no cadastro único também tenho direito ao auxílio emergencial. É necessário também o que você entenda como é feito o cadastro no sistema, em outras palavras é simples, rápido e tudo online. Para facilitar ainda mais hoje fizemos um passo a passo para que você entenda como fazer a sua e ter uma Conta Digital social de poupança gratuita.
Como posso abrir minha Conta Poupança Social Digital?
Para as pessoas que têm cadastro único e tem o direito ao auxílio emergencial e não possui poupança na Caixa e nem no Banco do Brasil pode abrir automaticamente a conta social digital. Uma vez que o próprio sistema abre essa conta automaticamente para esse perfil de pessoas. Porém os beneficiários do auxílio emergencial que não tem cadastro único, mas possuem cadastro no site auxílio emergencial caixa e também no aplicativo podem receber o benefício pela nova conta. Então, no momento que o beneficiário se cadastra para receber o auxílio a conta poupança é criada.
Como é feita a movimentação da Conta?
Tudo o que é feito pela Poupança Social Digital referente à movimentação de valores é feita através do aplicativo caixa tem. Contudo, você consegue realizar pagamentos, transações, transferências e compras através do cartão virtual de débito.
Há notícias que em breve os beneficiários também poderão ter a opção de saque sem o cartão de crédito e também saque nos caixas eletrônicas e lotéricas.
A Poupança Social Digital tem rendimento específico, contudo, este tipo de poupança não compõe a taxa referencial para sua remuneração básica confira como é feito abaixo.
Como é o rendimento da Poupança Social?
Em geral, se sabe que o rendimento da poupança comum é realizado com base na remuneração da taxa referencial mais a taxa Selic. Já a poupança social não vê como remuneração básica a taxa referencial, sobretudo ela funciona da seguinte maneira: a remuneração adicional é de 0,5% ao mês com a taxa Selic no ano for superior a 8,5%. A também a remuneração adicional ao a margem de 70% da base da taxa Selic ao ano vivo isso quando a Selic for igual ou inferior a 8,5% ao ano.
Vantagens
Existem algumas vantagens em relação à Poupança Social Digital. A primeira delas e a mais importante é que ela é isenta de taxa de manutenção. Essa é uma modalidade de serviço gratuito inconformidade com as normas do programa.
Sobretudo, além de ser gratuito você também tem as vantagens de realização de até dois saques mensais em caixa eletrônicos e casas lotéricas, três transferências mensais para contas de depósito em outros bancos, transferência ilimitada de valores para contas da caixa, dois extratos mensais das movimentações de até 30 dias. E por fim a consulta a poupança no site ou no aplicativo de maneira gratuita.
Passo a passo para abrir a sua
Já foi dito, que a poupança social digital é feito de modo automático para os beneficiários de programas sociais. A poupança social está de acordo com o que está previsto na lei 14.075/2020 de 22/10/2020. Então se você já tem o caixa tem provavelmente a sua conta já está vinculada. Para que você consiga retirar o dinheiro e utilizar você pode fazer o saque no caixa eletrônico e também nas lotéricas, através do cartão de débito ou sem o cartão. Basta que você digite seu CPF senha no aplicativo para movimentar a conta.
Conclusão
Com todas as informações o que temos em mente é que os beneficiários de programas sociais do governo agora tem uma facilidade maior na hora de movimentar o seu dinheiro, além disso, você pode criar ou ter automaticamente a conta poupança e fazer o seu dinheiro render mais. Mas, além disso, você pode também fazer transferências, transações bancárias e saque encaixe eletrônico ou a lotérica.
Para mais informações é importante que você acesse a plataforma Caixa Econômica Federal e com isso tenha todas as informações em mãos. Para esclarecer suas dúvidas você pode também deixar um comentário que responderemos assim que possível. A conta de poupança social digital é para você que já tem o benefício, cadastro único e se utiliza dos programas de governo.
Uma forma de facilitar ainda mais a conexão com você e o seu benefício. Trazendo assim ao beneficiário mais autonomia e grandes vantagens. Abertura é totalmente online e basta que você faça o download do aplicativo Caixa Tem.
Leia também: