Publicidade

Quais as vantagens e desvantagens da privatização das empresas estatais?

Anúncios

Primeiramente, quais as vantagens e desvantagens da privatização das empresas estatais no Brasil, o que é cada uma delas e vale a pena esse investimento?

Aliás, a privatização das empresas estatais no Brasil é algo que muitos buscam conhecer melhor sobre o que é e como funciona, ainda mais com o novo governo.

Publicidade

Então, se você também quer entender melhor sobre o que é a privatização das empresas estatais e quais as vantagens e desvantagens que vale a pena no Brasil nos acompanhe!

Quais as vantagens e desvantagens da privatização das empresas estatais?

Afinal, como funciona a privatização empresas estatais e quais suas vantagens e desvantagens no Brasil que vale a pena conhecer?

Anúncios

Em resumo, tem quem defenda as privatizações e tem quem discorde dessa prática. Os defensores possuem um pensamento liberal em relação à economia e justificam a privatização das empresas no Brasil como uma alternativa ao Estado de quitar suas dívidas.

Além de melhorar vários setores, que, em tese, seriam mais bem administrados, voltando seus esforços para setores de maior carência na gestão pública.

Assim, quem vê a privatização das empresas estatais como vantagens e não desvantagens no Brasil acredita que o governo não é capaz de atender a todos os setores e gerencia-los.

Então, muitos acreditam que setores que já foram privatizados, como o das telecomunicações, melhoraram significativamente em relação à oferta dos seus serviços.

Quais as vantagens da privatização das empresas estatais
Quais as vantagens da privatização das empresas estatais (Foto: Reprodução)

Além disso, outro argumento é que a privatização das empresas vale a pena por conta das negociações que favoreçam grupos políticos e, o que é um combate à corrupção.

Em contrapartida, existem aqueles que veem a privatização das empresas como desvantagens para o Brasil e que não vale a pena saber o que é.

Anúncios

A princípio, quem é contra a privatização das empresas no Brasil e não enxergam vantagens, mas apenas desvantagens, acreditam que estejam vinculadas a outras empresas.

Como por exemplo, o Fundo Monetário. Sendo práticas impostas por países como os EUA, que veem nas privatizações boas oportunidades de aumentarem sua dominação perante outras nações.

Muitos que discordam das privatizações também são contra ao liberalismo econômico. Para eles, as empresas privadas não possuem maior competência que o Estado para gerir empresas ou investimentos.

Mas o que é uma empresa estatal?

Logo depois das vantagens e desvantagens da privatização das empresas estatais no Brasil de acordo com quem concorda e discorda, vale a pena conhecer mais sobre essas empresas.

Anúncios

O que é privatização das empresas no Brasil e o como elas funcionam? Empresa estatal é toda aquela cujo controle acionário pertence em sua totalidade ou em sua maior parte ao Estado.

Além disso, caracteriza-se também por trabalhar em um segmento de interesse público. Portanto, em áreas consideradas estratégicas para a soberania de um país.

Aliás, a exploração de recursos considerados de fundamental importância para o país também sejam estatizados. É o caso do petróleo.

Anúncios

Dessa forma, o processo inverso, que leva uma empresa ou um setor da economia a passar para o controle do Estado, é a estatização.

Por isso que muitas pessoas discutem sobre as vantagens da privatização das empresas estatais no Brasil e como funciona. Pois para alguns nem sempre vale a pena deixar nas mãos do governo.

Para que serve a privatização?

De acordo como mencionamos antes, privatizar uma empresa significa passar para a iniciativa privada o seu controle acionário e operacional.

Anúncios

Assim, é uma medida quando o governo precisa levantar recursos, por meio da venda de ações, ou quando a companhia está passando por dificuldades.

Mas existem casos em que as duas razões caminham juntas. Ou seja, serve tanto para fazer caixa quanto para acabar com problemas das próprias empresas.

Em contrapartida, tem quem conteste o valor dessa estratégia. Porque ela seria uma maneira de restringir o acesso a serviços e bens considerados essenciais.

Isto é, o interesse público deixado de lado, em prol dos interesses de grupos econômicos para explorar a companhia.

Impactos da privatização das empresas no Brasil

Logo depois de conhecer todas as vantagens e da privatização das empresas entendendo como funciona, vale a pena saber o impacto dela no Brasil.

Entretanto, é claro que, quando o governo conduz um processo de privatização, ele espera que a medida traga impactos positivos para o país.

Isso porque o governo de Fernando Henrique Cardoso, que foi presidente entre 1995 e 2002, foi o que mais teve a marca das privatizações.

Enfim, o principal impacto positivo talvez notado nas telecomunicações. O serviço atual é ruim para a maioria dos brasileiros. Mas é fato que a transição trouxe um salto de desenvolvimento e dos serviços da área.

A privatização das empresas estatais no Brasil vale a pena?

Contudo, depois de descobrir as vantagens e desvantagens sob diferentes olhares da privatização das empresas no Brasil e como funciona, será que vale a pena investir?

De acordo como você deve ter notado, a privatização não é nem a vilã e nem a mocinha da história no nosso país.

Ou seja, isso significa que ela nunca agradará ou prejudicará a todos e sempre terá um meio termo entre todos os pontos de vistas dos cidadãos.

Portanto, é por isso que, para evitar que nós, que somos os principais atingidos, não sejamos prejudicados. Precisa de fiscalização e cobrança para que todos os serviços cheguem até a gente com qualidade e melhor custo benefício.

Confira:

// Citibank

Cartão Citi Chairman American Express: Como Funciona

Confira como funciona o Cartão de Crédito Citi Chairman American Express , uma das bandeiras mais famosas do mundo. Aproveite para entender tudo sobre as vantagens de ter esse cartão de crédito. É importante conhecer o cartão Citi Chairmen American Express, pois é uma ótima ferramenta para utilizar créditos em diversos lugares do mundo. A …

Quais as vantagens e desvantagens da privatização das empresas estatais? Leia mais »

CONTINUAR LENDO