Publicidade

Saiba quais são os 15 países mais ricos do mundo pelo PIB per capita

Publicidade

Você conhece quais o ranking 15 países mais ricos do mundo, hoje e no futuro em PIB per capita ou até mesmo em petróleo? Pensando nisso, separamos alguns com detalhes e curiosidades também para o futuro de cada um deles.

Lembrando que esse ranking em especial dos 15 países mais ricos do mundo é mais para tirar dúvidas e curiosidades, principalmente em questões de riquezas como o petróleo, por exemplo.

Publicidade

Publicidade

Você sabe quais são os países mais ricos do mundo?

Afinal, você sabe quais são os 15 países mais ricos do mundo hoje e no futuro, em PIB per capita, petróleo e muito mais? Aliás, sabia que para um país ser considerado rico, ele não precisa ser grande?

Em resumo, vários países com maior rendimento do PIB per capita por pessoa são bastante pequenos.

Publicidade

Mas atenção, pois isso não significa que todos os habitantes desses lugares vivem bem, onde as vezes toda a riqueza venha de petróleo, por exemplo, e não da população.

Você sabe quais são os países mais ricos do mundo?
Você sabe quais são os países mais ricos do mundo? (Foto: Reprodução)

Contudo, nesse artigo, entendera melhor sobre quais os 15 países mais ricos do mundo e todo esse ranking.

Conforme o ranking divulgado pelo US News and World Report, a lista dos 15 países mais ricos do mundo estuda a influência do país e o seu poder econômico, político e militar nos dias de hoje e no futuro.

Por outro lado, faz parte da análise anual como o PIB per capita, que avalia os países mais ricos do mundo, em todos os momentos, no passado, no presente e no futuro dos 15 países mais ricos do mundo.

O que é PIB per capita?

Antes de mais nada, você sabe o que é e qual a importância do PIB per capita para o ranking dos 15 países mais ricos do mundo, hoje e no futuro também para o petróleo?

A princípio, o PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, que, em resumo, é um indicador econômico usado na Macroeconomia (ramo das Ciências Econômicas).

Essa Macroeconomia nada mais é que apresenta a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma área geográfica em um determinado tempo.

Assim, o PIB per capita de um dos 15 países mais ricos do mundo hoje e no futuro, representa a dinâmica econômica do lugar, apontando o possível crescimento da economia.

Em resumo, ao calcular o PIB per capita, cria-se não só a possibilidade de analisar o crescimento econômico, mas também oportuniza comparações com outras locais assim como PIB nominal.

Por outro lado, esse nível de crescimento indica também possíveis problemas (caso não tenha crescido como o esperado).

Assim, permitir diagnósticos que apontem caminhos para a melhoria da economia nesses 15 países mais ricos do mundo no futuro com petróleo e muito mais.

Por fim, o PIB per capita dos 15 países mais ricos do mundo no ranking em petróleo ou não no futuro, também permite analisar quais setores da economia geram mais ou menos renda.

Ou seja, é possível identificar as fragilidades econômicas, bem como enxergar em quais setores investir.

Quais são os 15 países mais ricos do mundo em 2021?

Por outro lado, você sabe quais os 15 países mais ricos do mundo em petróleo ou em dinheiro? Sabia que esse ranking é muito importante para hoje e até mesmo para o futuro?

Veja quais esses 15 países mais ricos do mundo hoje e no futuro, como por exemplo:

1 – Luxemburgo

Luxemburgo
Luxemburgo (Foto: Reprodução)

A princípio, Luxemburgo é um dos 15 países mais ricos do mundo hoje e no futuro, contudo um dos menores da Europa e do mundo.

Mas, mesmo pequeno, sua economia é muito forte. O país é conhecido por seus bancos e por ser um paraíso fiscal fazendo parte da história de como surgiu o primeiro banco do Mundo, por exemplo.

2 – Suíça

Suíça
Suíça (Foto: Reprodução)

Aliás, a Suíça não poderia ficar fora desse ranking dos 15 países mais ricos do mundo no futuro, não é mesmo? Em resumo, protegida pelos Alpes, a Suíça se encontra no coração da Europa.

O país é famoso por ser um paraíso fiscal, com serviços bancários muito discretos. Mas a economia não depende só disso. A Suíça produz muitos artigos de alto valor, como relógios e instrumentos musicais.

3 – Irlanda

Irlanda
Irlanda (Foto: Reprodução)

Por outro lado, conhecida como a ilha esmeralda, a Irlanda também um dos 15 países mais ricos do mundo, continua a atrair muitos investidores tem tido um bom resultado na economia no futuro, mas sem petróleo.

Contudo, maior parte da riqueza vem dos serviços que o país oferece e do investimento estrangeiro. Não é por nada que se diz que os irlandeses têm sorte, por exemplo.

4 – Noruega

Noruega
Noruega (Foto: Reprodução)

A princípio, além de ter um alto rendimento médio por pessoa, a Noruega também tem níveis baixos de desigualdade entre o ranking dos 15 países mais ricos do mundo e os mais pobres hoje e no futuro.

Assim, o país tem pouca população, muitos recursos naturais como o petróleo e uma economia diversificada e apoiada pelo governo é o que diferencia ele dos outros 15 países mais ricos do mundo, por exemplo.

Para quem gosta de temperaturas muito frias no inverno e não sente falta do sol, a Noruega é um país ótimo para viver com sua família e até mesmo com os amigos.

5 – Islândia

Islândia
Islândia (Foto: Reprodução)

Anteriormente, a atividade que mais movimentava a economia da Islândia era a pesca. Contudo, a pequena ilha desenvolveu um sistema financeiro poderoso e dinâmico, que promoveu altas taxas de crescimento no início dos anos 2000.

Ou seja, a crise financeira de 2008 pegou o país em cheio. Com a volta dos investimentos, do turismo e o aquecimento do mercado interno, a Islândia voltou a crescer bastante a partir de 2011. Hoje está no ranking dos 15 países mais ricos do mundo em turismo, petróleo e PIB per capita.

6 – Cingapura

Cingapura
Cingapura (Foto: Reprodução)

Aliás, Cingapura é o país com a maior porcentagem de milionários no mundo, sabia? Entretanto, a desigualdade de salários entre os mais ricos e os mais pobres é muito grande no país.

Assim, a economia dessa cidade-estado se baseia no comércio internacional, no turismo e nas refinarias de petróleo, estando no ranking dos 15 países mais ricos do mundo hoje e no futuro próximo.

7 – Estados Unidos

Estados Unidos
Estados Unidos (Foto: Reprodução)

A economia dos Estados Unidos é a maior do mundo e com a alta do dólar não poderia ser diferente. E essa economia continua a crescer, trazendo mais riqueza ao país.

Assim, os Estados Unidos dominam o mercado internacional, ditando o rumo da economia mundial, e atraem todos os maiores investidores sendo um dos 15 países mais ricos do mundo em petróleo também.

8 – Qatar

Qatar
Qatar (Foto: Reprodução)

Já a riqueza do Qatar vem do petróleo e do gás natural, que tornou algumas pessoas muito ricas e se encaixa também nos 15 países mais ricos do mundo.

Por outro lado, a grande maioria das pessoas que moram no país são imigrantes muito mal pagos e que vivem em condições ruins. Assim, a única renda que gera o país é as citadas acima.

9 – Dinamarca

Dinamarca
Dinamarca (Foto: Reprodução)

A princípio, 1/3 do PIB per capita da Dinamarca vem do comércio com outros países, principalmente a Alemanha, por exemplo.

Embora mais da metade do território dinamarquês seja destinado à agricultura, a exportação de produtos manufaturados é grande em termos financeiros. Aliás, além de empregar bem mais pessoas.

10 – Austrália

Austrália
Austrália (Foto: Reprodução)

Entretanto, a economia australiana é bastante variada, sendo a mineração um setor bastante importante.

Assim, o país é o maior exportador de carvão, alumínio e diamantes do mundo sendo um dos 15 países mais ricos do mundo nos dias de hoje e também no futuro.

Além disso, destacam-se os setores da indústria, da agricultura e do turismo – este último é um dos ramos que mais geram renda e empregos no país.

11 – Holanda

Holanda
Holanda (Foto: Reprodução)

A Holanda é uma grande economia da Europa em termos de PIB per capita, e toda essa pujança se deve, em grande medida, à exportação.

Ou seja, o país é um dos maiores produtores de petróleo e gás natural do mundo, além de liderar o mercado europeu de serviços de frete marítimo se encaixa no ranking dos 15 países mais ricos do mundo hoje e até mesmo no futuro.

Assim, o setor de serviços é o que mais gera renda e o que mais emprega a população do país.

12 – Suécia

Suécia
Suécia (Foto: Reprodução)

Antes de tudo, é o maior país da Escandinávia tem uma economia voltada principalmente à indústria e aos serviços.

Assim, o setor industrial é responsável por 22% do PIB per capita da Suécia, sendo um dos países mais ricos no futuro.

Por outro lado, empresas suecas, como Ericsson, Volvo e Electrolux são famosas no mundo todo.

Ou seja, o setor que mais emprega e gera renda é o de serviços, com destaque para os equipamentos de TI.

13 – Emirados Árabes

Emirados Árabes
Emirados Árabes (Foto: Reprodução)

Os Emirados Árabes fica na Ásia, a principal economia também é o petróleo e o gás natural se encaixando em um dos 15 países mais ricos do mundo.

Contudo, além disso, o país fabrica minerais, produtos químicos, metais, roupas, sapatos e outros.

Seu PIB per capita anual é de 58.378 euros e é mais um do ranking de 15 países mais ricos do mundo.

14 – Hong Kong

Hong Kong ranking de países mais ricos do mundo
Hong Kong (Foto: Reprodução)

Hong Kong está na costa sudeste da China e também é um dos países mais ricos hoje e no futuro.

Aliás, o seu porto é muito famoso e procurado por navegadores. Além disso, o comércio internacional movimenta muito a economia do país.

Seu PIB per capita anual é de 54.867 euros e também está no ranking doa países mais ricos do mundo atualmente, e no futuro.

15 – Alemanha

Alemanha ranking de países mais ricos do mundo
Alemanha ?(Foto: Reprodução)

E por fim, apesar de toda a crise causada após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha conseguiu se reestruturar e atualmente é um dos países mais ricos do mundo.

E por isso, depois de uma crise humana e econômica como essa, é de se admirar a revolução que o país teve e a restauração moral e econômica que aconteceu.

Países mais ricos em petróleo do mundo

Existem muitos países que são ricos, mas chegou o momento de conhecer quais os países mais ricos em petróleo nos dias de hoje, e no futuro, como por exemplo:

  1. Iraque: US$ 515.384;
  2. Brunei: cerca de US$ 521.000;
  3. Canadá: US$ 565.049;
  4. Líbia: cerca de US$ 861.101;
  5. Arábia Saudita: US$ 1,12 milhão;
  6. Venezuela: cerca de US$ 1,14 milhão;
  7. Turcomenistão: US$ 1,54 milhão;
  8. Emirados Árabes Unidos: cerca de US$ 1,63 milhão;
  9. Kuwait: US$ 4,14 milhões;
  10. Catar: cerca de US$ 6.01 milhões.

Países mais ricos do mundo em ouro

Por outro lado, não é só dinheiro e petróleo que gera riquezas no mundo. Ou seja, vale conhecer também quais os países mais ricos no presente e no futuro também no ouro, como por exemplo:

  1. China: 383,2 toneladas;
  2. Rússia: 329,5 ton.;
  3. Austrália: 325,1 toneladas;
  4. Estados Unidos: 200,2 ton.;
  5. Canadá: 182,9 toneladas;
  6. Peru: 143,3 ton.;
  7. Gana: 142,4 toneladas;
  8. África do Sul: 118,2 ton.;
  9. México: 111,4 toneladas;
  10. Brasil: 106,9 ton.

Países mais ricos do mundo no futuro

Afinal, depois desse artigo falando do ranking dos 15 países mais ricos do mundo em ouro, petróleo e PIB per capita, chegou o momento de conhecer maiores no futuro, como por exemplo:

  • China
  • EUA
  • Japão
  • Alemanha
  • Reino Unido
  • Brasil
  • México
  • França
  • Canadá

Lista completa dos 25 países mais ricos do mundo 2021

Tabela dos países mais ricos em 2021
Tabela dos países mais ricos em 2021 (Foto: Reprodução)

Em qual lugar o Brasil aparece no Ranking mundial de países mais ricos

Afinal, onde está o Brasil no ranking dos países mais ricos Mundo? Em resumo, O Brasil ocupa a 69ª posição no no ranking pelo PIB per capita no ano passado, em 2020.

Veja também, dicas financeiras: