Carregando

Publicidade

Anuidade do Cartão: Porque Pagar Essa Taxa e Como Funciona?

Publicidade

Entender mais sobre o porque pagar anuidade de cartão de crédito e o que é e como funciona cada tipo de juros cobrado, é muito importante que analise outros pontos sobre esse processo por completo.

Pois, para entender de fato o porque pagar anuidade de cartão de crédito, como funciona e o que é cada uma das taxas de cada tipo de cartões do mercado é um dos critérios mais usados antes de pedir o seu, independente de qual banco seja.

Publicidade

Portanto, ainda nesse artigo veja como funciona, o que é cada tipo e o porque pagar anuidade de cartão de crédito tem sido uma pauta em vários bancos do mercado financeiro nos últimos tempos. Analise e boa leitura!

Publicidade

Porque pagar anuidade de cartão de crédito?

Afinal, como funciona e porque pagar anuidade de cartão de crédito de qualquer tipo de banco? Antes de mais nada, a taxa de anuidade é uma cobrança do banco ou financeira responsável pelo uso do seu cartão de crédito. Geralmente, a taxa é cobrada automaticamente e vem discriminada na fatura do cartão.

Assim, segundo o Banco Central do Brasil, a cobrança dessa tarifa é de responsabilidade das  financeiras. O valor da taxa sempre estará disponível no site do seu banco, na seção cartão. Essa taxa não é proibida. 

Taxa de Anuidade Cartões
Taxa de Anuidade Cartões (Foto: Reprodução)

Muitos se perguntam se a anuidade é mensal ou anual. É preciso saber que o seu pagamento pode ser mensal, dividido em parcelas ou anual, na forma à vista. Assim como existem vários tipos de cartão, é possível ver discriminado nas fotos do  site qual é seu cartão e as informações sobre ele no plano.

Além disso, também podemos encontrar anuidade de cartão de crédito, que se moldam a alguns clientes perfeitamente. E por isso também é bem interessante saber mais sobre o porque pagar essa taxa, o que é e como funciona com detalhes.

Publicidade

Quando a taxa de anuidade é cobrada?

Logo depende do banco, pois a cobrança será desde o primeiro ano de utilização da anuidade de cartão de crédito simples de entender o que é ou como funciona. Ocorrendo assim no primeiro mês de uso.

Entretanto, a anuidade do cartão de crédito isenta durante determinado período de uso. Alguns possuem isenção de alguns meses ou de até um ano ou mais. Além disso, existem cartões de crédito que não cobrem anuidade pela sua utilização.

Basta procurar pelas inúmeras opções disponíveisentre os mais vários bancos e financeiras. No entanto, o ideal é consultar no banco emissor através do serviço de atendimento, e buscar as informações sobre como virá essa cobrança (parcelada ou à vista).

Publicidade

Anuidade do cartão de crédito vencido

Contudo, outro ponto interessante para entender o que é e o porque pagar anuidade de cartão de crédito é entender se existe essa cobrança em cartões vencidos. Em resumo, não se pode cobrar a anuidade de um cartão de crédito bloqueado, independente do motivo: roubo, furto, compras suspeitas, etc.

Publicidade

Existe uma lei sobre anuidade do cartão de crédito que impede esse tipo de cobrança. O motivo disso é claro: uma vez que o cartão está bloqueado e não está sendo usado, não há necessidade de pagar anuidade para que ele possa manter suas operações.

Publicidade

Entretanto, muitas financeiras continuam cobrando a anuidade mesmo nesses períodos como é o caso do cartão de crédito Nui ou até mesmo cartão de crédito Carrefour. Nesse caso, o cliente pode entrar em contato com o banco e pedir o estorno desse valor na fatura.

No entanto, é possível que o banco continue cobrando o valor. Nesse caso é possível buscar meios legais para resolver esse problema, dado que essa é umaprática abusiva, ferindo os direitos do cliente.

Pode cobrar anuidade de cartão de crédito bloqueado?

A princípio, não é permitido a cobrança da anuidade do cartão de crédito bloqueado por motivos de roubo, furto ou outro problema. Então, se o banco ou financeira cobrar a taxa pelo período que o cartão bloqueado.

Publicidade

O cliente pode entrar com uma ação judicial para ter a devolução do valor cobrado e dano moral. A prática de cobrar a anuidade do cartão de crédito bloqueado é abusiva, por isso confira sempre todas as cobranças da sua fatura.

Como negociar o valor da anuidade?

Além disso, é bom analisar o banco que emitirá o cartão e visualizar o contrato. Pois os bancos podem cobram a taxa na hora, sendo na forma à vista ou mensal. A taxa sempre negociada com a administradora do cartão, como Mastercard ou Visa, por exemplo.

Ou seja, é possível ligar no seu banco negociará a taxa e conseguir uma cobrança de anuidade de cartão de crédito menor. Logo, como ela muda todos os anos, é interessante conseguir um desconto maior para o próximo ano, a fim de buscar uma taxa menor.

Sendo assim, o valor da anuidade para quem paga regularmente e usa o cartão com frequência chegando a ser de graça. Essa é umadica importante para saber como economizar dinheiro e aproveitar os benefícios de um bom cartão de crédito.

Em contrapartida, dependendo do banco, nem é preciso pagar o valor da anuidade. Clientes com pontualidade no cartão e que gastam com frequência conseguem se livrar da anuidade.

Como fazer um cartão de crédito sem anuidade?

Além disso, para fazerum cartão de crédito é preciso de uma aprovação da financeira ou banco que irá emitir esse cartão. Para isso, o cliente precisa enviar alguns documentos que comprovem algumas informações, como, por exemplo, alguns documentos pessoais.

Sendo assim, de forma geral, pede-se o RG (ou outro documento de identidade com foto) e o número do CPF da pessoa. Aliás, as financeiras pedem um comprovante de renda dos últimos 3 meses.

Essa é uma informação importante para, por exemplo, saber quanto de limite dar no cartão. Enfim, também pede-se algum comprovante de residência usada, como uma conta de luz, água ou telefone.

Conclusão

Por fim, depois de muitas informações sobre o porque pagar anuidade de cartão de crédito, como funciona cada tipo de opções do mercado, analise sempre todas essas alternativas antes de pedir o seu e aproveite suas vantagens!

Confira:

// Financiamentos

Financiamento Yamaha: Como Fazer e Quais Tipos Existem

O Financiamento Yamaha garante a você preço justa e a liberdade de comprar através de uma simulação online, confira os valores em nossa análise e com funciona. Você está a fim de comprar sua moto entenda melhor como funciona o financiamento Yamaha Online e garanta à realização de um sonho. Hoje nesse artigo vamos detalhar …

Anuidade do Cartão: Porque Pagar Essa Taxa e Como Funciona? Leia mais »

CONTINUAR LENDO