Publicidade


Senha do Cartão Cidadão: aprenda a fazer o cartão, desbloquear, e recuperar sua senha!

senha do cartão Cidadão

Você sabe como funciona para fazer a senha do cartão Cidadão, quantos números tem, como desbloquear ou recuperar ela de maneira simples e rápida?

Publicidade


Portanto, falaremos sobre como fazer a senha do cartão Cidadão e quantos números ela tem, desbloquear e recuperar ela da melhor maneira possível.

Publicidade


O que é o Cartão Cidadão e para que ele serve?

Afinal, como funciona para pedir cartão Cidadão com a senha? Em resumo, é um cartão emitido pela Caixa, no mesmo formato de um cartão comum.

Publicidade


Ou seja, normalmente com as cores da bandeira brasileira e tem validade por toda a vida do cliente.

Publicidade


Aliás, os clientes usam o Cartão Cidadão para acessar, sacar dinheiro e fazer consultas de saldo dos benefícios do governo, como por exemplo:

  • Seguro desemprego;
  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço;
  • Programa de Integração Social;
  • Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público;
  • Abono Salarial;
  • Bolsa Família.

Entretanto, a senha do cartão Cidadão é simples de aprender como fazer, recuperar ou até mesmo desbloquear e quantos números tem.

Publicidade


Assim, usado em todo território nacional em qualquer agência da Caixa Econômica Federal e suas previdências, caixa eletrônico ou agência vinculada.

Portanto, isso significa que mesmo que você não esteja dentro do seu Estado na data de saque do seu benefício, vá até uma agência bancária da Caixa Econômica Federal, lotérica ou posto credenciado, por exemplo.

Publicidade


Quem pode fazer o Cartão Cidadão?

Aliás, quem pode aprender como fazer e quantos números tem a senha do cartão Cidadão? A princípio, para ter direito ao Cartão Cidadão, acesso a senha e como desbloquear e recuperar e tudo mais, tenham algum benefício trabalhista ou social para receber.

Publicidade


Ou seja, se você é trabalhador com carteira assinada, tem o direito de aprender como fazer, desbloquear, recuperar e quantos números tem a senha do Cartão Cidadão para resgatar ou consultar o saldo de benefícios como:

  • FGTS;
  • Rendimentos do PIS/PASEP;
  • Parcela do seguro-desemprego;
  • Abono Salarial.

Ou seja, se você é inscrito no programa Bolsa Família do governo, você acessará esse benefício através da senha do Cartão Cidadão.

Vantagens e Benefícios do Cartão Cidadão

Contudo, separamos alguns dos benefícios de aprender como fazer, desbloquear, recuperar e até criar quantos números tem a senha do cartão Cidadão da maneira correta, como por exemplo:

Publicidade


Publicidade


Vantagens e Benefícios do Cartão
Vantagens e Benefícios do Cartão (Foto: Reprodução)

FGTS: também consultado e sacado com o uso da senha do Cartão Cidadão. Assim, se você consultar apenas o extrato, também é possível.

Seguro Desemprego: se você foi demitido sem justa causa e se enquadra nas regras do Seguro Desemprego, usará o seu Cartão para aprender como fazer o saque do seu benefício todos os meses em que você tem direito, desbloquear ou recuperar a senha.

Abono salarial: é o valor em dinheiro pago uma vez por ano aos trabalhadores, assim, quantos números tem a senha do cartão Cidadão começa a ter mais importância quando aprender a como fazer o seu no primeiro cadastro.

Publicidade


Bolsa Família: se você deu entrada neste benefício social e aprovado pelo governo, você receberá o Bolsa Família através da senha do cartão Cidadão.

Publicidade


Como fazer cartão cidadão?

Aliás, como fazer, desbloquear e recuperar a senha do cartão Cidadão e entender quantos números ela tem é um dos pontos importantes sobre esse cartão em si.  

Em resumo, como fazer a senha do Cartão e ele por qualquer pessoa que já tenha trabalhado de carteira assinada ou que participe de algum programa social do governo, como mencionamos anteriormente.

Publicidade


Assim, para aprender como fazer, desbloquear, recuperar a senha do cartão Cidadão, basta ir presencialmente a uma agência da Caixa ou ligar para o telefone 0800-726-0207.

Entretanto, é importante no momento da solicitação ter em mãos o Número de Inscrição Social (NIS), formado por 11 dígitos e presente na Carteira de Trabalho. Informe o endereço de residência e CPF do titular.

Publicidade


Onde fazer cartão cidadão?

A princípio, se você possui algum benefício social e/ou trabalhista disponível para saque e ainda não tem o Cartão, para entender como fazer a senha, recuperar ou desbloquear pelo telefone 0800 726 0207, Atendimento CAIXA ao Cidadão. Ou em qualquer Agência da CAIXA.

Publicidade


Solicitar Cartão Cidadão pela internet

Diferentemente de outros cartões do banco, para aprender como fazer a senha do cartão , quantos números tem, se é fácil desbloquear ou não e tudo mais, online não existe essa opção.

Ou seja, o cliente que deseja um cartão Cidadão precisa fazer tudo através de uma agência do banco ou pelo telefone. Não existe maneira de solicitar o cartão online.

Desbloqueio do cartão Cidadão

Entender como funciona para desbloquear, fazer e recuperar a senha do cartão é importante. Pois, quando você o recebe o cartão está bloqueado e você precisa desbloquear para qualquer consulta ou saque.

Publicidade


Publicidade


Desbloqueio do cartão
Desbloqueio do cartão (Foto: Reprodução)

Assim, para entender como desbloquear a senha do cartão Cidadão é simples, assim como quantos números tem essa senha como, por exemplo:

  1. Faça o desbloqueio pelo telefone gratuitamente. Ligue para o número 0800 726 0207.
  2. No menu, escolha a opção “Desbloqueio do Cartão Cidadão”;
  3. A sua ligação transferida para um atendente que fará o procedimento de como desbloquear cartão;
  4. Durante a ligação, faça a confirmação de alguns dados pessoais, por isso tenha em mãos seus documentos como RG, CPF, CPTS e título de eleitor;
  5. Quando a atendente finalizar o desbloqueio o seu cartão estará disponível para uso nas próximas 24 horas. Espere até o dia seguinte para fazer o uso do seu Cartão .

Quantos números tem a senha do Cartão Cidadão?

Afinal, quantos números tem a senha do cartão Cidadão e como recuperar ela? A princípio, pense em quais números você irá escolher para definir a sua senha do cartão , para entender como fazer para desbloquear ou recuperar.

Assim, a senha Cartão deverá conter 6 números, quantos e quais necessários. Indicamos que você não utilize sua data de nascimento e nem sequências que sejam de algum documento pessoal.

Publicidade


Como criar senha do Cartão Cidadão?

Inicialmente, o primeiro cadastramento de senha do cartão precisa o Termo de Responsabilidade, que é um documento obrigatório.

Publicidade


Aliás, esse termo você assinará na agência da Caixa Econômica Federal ou em um posto credenciado da Caixa, como já mencionamos.

Por outro lado, lembre-se de guardar esse termo, pois caso você tenha sua senha bloqueada por algum motivo, precisará apresentar esse documento para fazer um novo cadastramento de senha.

Publicidade


É simples e objetivo, assim como funciona para solicitar o cartão de crédito para MEI, por exemplo.

Passo a passo de como recuperar a senha do cartão cidadão

Assim, veja a seguir como fazer para, além de desbloquear, recuperar a senha do cartão , como por exemplo:

Publicidade


  1. Entre em contato com o número: 0800 726 0207;
  2. No menu aguarde a opção ” Cartão e senha”;
  3. Escolha entre as opções: PIS ou CPF;
  4. Escolha “Solicitar nova senha”;
  5. Por fim, após 2 horas vá uma casa lotérica com seu cartão e um documento de identificação.

Tem como recuperar a senha do cartão cidadão pela internet?

Contudo, caso tenha esquecido a senha cadastrada do cartão, siga o passo a passo, como por exemplo:

Publicidade


  • Entre em contato com o número: 0800 726 0207;
  • Aguarde a opção “Cartão e senha”;
  • Coloque as informações com o seu PIS ou CPF;
  • Escolha “pedir nova senha”;
  • Telefone para recuperar senha do cartão cidadão.

Minha senha foi bloqueada, como recupero?

Porque a senha do cartão Cidadão está bloqueada e como desbloquear? Quando se entende quantos números tem a senha do seu cartão cidadão, fica mais fácil entender o motivo pela qual está bloqueada, como por exemplo:

  • A senha bloqueia por questão de segurança depois de 4 tentativas sucessivas de senhas incorretas;
  • Ou então, a senha bloqueia por questão de segurança depois de 10 tentativas de senhas incorretas em um mesmo mês.

Por outro lado, não pode fazer o desbloqueio da senha através da internet. Ou seja, você deve ir até a agência da Caixa ou lotéricas mais próxima a você e levar seus documentos pessoais como:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Cartão Cidadão;
  • Termo de Responsabilidade.

Quero mudar a senha do meu Cartão Cidadão, como fazer?

A princípio, o processo de mudança da senha do Cartão Cidadão acontece da mesma forma que no cadastramento ou no caso de senha esquecida. Assim, basta acessar os canais da Caixa e realizar procedimento já explicado neste artigo.

Publicidade


Publicidade


Saldo cartão Cidadão, como consultar?

Você pode consultar o saldo dele de maneira simples e objetiva, como por exemplo:

Saldo cartão, como consultar?
Saldo cartão, como consultar? (Foto: Reprodução)
  • Acesse o site da Caixa;
  • Preencha com NIS (PIS/PASEP). Você encontra na sua Carteira de Trabalho essa informação;
  • Coloque a sua senha online. Caso não possua ainda a senha on-line, clique em “cadastrar senha” e siga as instruções dadas na página;
  • Por fim, quando a sua senha estiver cadastrada, você poderá consultar o saldo do seu cartão bem como outras informações sobre calendário de pagamento e extrato completo de saques.

Perdi meu cartão Cidadão, como pedir segunda via?

Para solicitar a segunda via de maneira simples e ágil, a melhor maneira é como da primeira vez. Ou seja, siga os passos da primeira solicitação, indo até ao banco ou por telefone, e solicite segunda via, com os seguintes documentos:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • Título de Eleitor;
  • Carteira de Trabalho.

Meios de contato do Cartão Cidadão

Os meios de contato para esse cartão é o 0800 726 0207. Assim, a ligação é gratuita. Aliás, o atendimento via telefone é feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 21h. Por outro lado, nos sábados, é das 10h às 16h.

Publicidade


Vale a pena solicitar?

Sim, para quem tem direito a receber algum benefício e não tem nenhuma conta no banco. Assim, o cartão é válido para agilizar o processo valendo muito a pena pedir o seu.

Publicidade


Veja o vídeo a seguir e tire dúvidas:

Por fim, veja também:

Publicidade