Carregando

Publicidade

O Que Crédito Rotativo: Entenda Tudo A Respeito

Publicidade

Quando a fatura de bancos como Bradesco, Banco do Brasil e até o digital Nubank chega e o valor total não é pago existe uma grande diferença do valor que entra no crédito do rotativo. Quer entender tudo isso e porque isso acontece? Fique conosco!

É, quando você não paga o total da fatura o rotativo é diferenciado, sendo assim é importante entender como ele funciona de uma vez por todos. Com isso, você vai poder tomar ainda mais cuidado na hora de não atrasar a fatura. E, além disso, se atrasar, vai ter consciências de como lidar com o juros.

Publicidade

O crédito rotativo não é um bicho de sete cabeças, o quanto mais você entende com ele funciona, melhor é a forma que você lida com seu cartão de crédito e sua vida financeira se torna ainda mais ajustada. Confira!

Publicidade

 Como funciona o crédito rotativo?

O Que Crédito Rotativo
O Que Crédito Rotativo? Confira! (Imagem: Reprodução)

A melhor forma de entender o rotativo é dando exemplos, assim você terá uma visão mais profunda de como é e o que significa.

Mas, então, afinal o que é o crédito rotativo?

Como já falamos, os exemplos vão explicar melhor. Então, imagine um cliente que paga a fatura em atraso, todo mês, ele está pagando os juros do atraso. Sendo assim, por certo que o crédito rotativo é um recurso de crédito oferecido para os clientes que tem cartão de crédito e não está conseguindo pagar a fatura inteiramente, ou seja, paga o mínimo.

Então, com isso, não paga o valor total da fatura e acaba tendo de pagar juros altos para o banco. Quando o cliente paga o menor valor, fica a mercê de um valor restante que entra na fatura seguinte. Em outras palavras, pagar o mínimo é um mau negócio. Isso porque, aquele resíduo que ficou, rende a você juros.

Publicidade

É importante ressaltar que os juros do crédito rotativo é um dos mais caros do mercado. Mas o que você PRECISA entender é qual o valor que crédito rotativo cobra de você, para não pagar juros abusivos de instituições enganosas.

Qual a regra para o valor do crédito rotativo?

Desde 2017 existem novas regras para o crédito rotativo no Brasil, ou seja, você só pode usar o crédito rotativo uma vez a cada mês.

Uma medida tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), para conter a inadimplência. Sendo assim, os bancos, a partir daí, tem o dever de transferir a dívida para o crédito em modo de parcelamento, cuja opção tem juros mais baratos. 

Publicidade

Todo ano sabemos a média da taca do crédito rotativo, uma vez que é divulgada pelo Banco Central. Veja como é uma taxa estranha, que em 2021 estava em 343,55%, uma das mais altas já vistas.

Publicidade

O importante é não entrar no crédito rotativo, e sabe como fazer isso? Através de nossas dicas, infalíveis. Saiba que todos os bancos têm juros alto no crédito rotativo, seja banco do Brasil, Bradesco ou mesmo os digitais como o Nubank. Então devemos ficar sempre espertos e tentar não entrar nela.

Publicidade

 Dicas para entrar no rotativo do cartão de crédito

Existem algumas atitudes que podem prevenir você de entrar no crédito rotativo dos bancos, então observe!

Valor da Taxa

O usuário de cartão de crédito tem a necessidade de estar por dentro do valor cobrado sobre a taxa do rotativo. Com já foi dito, você não pode pagar além, uma vez que ela já é alta normalmente. Sendo assim, você deve se informar, em seu banco, qual o valor da taxa do rotativo, e certificar que não está elevada. Essa circunstancia leva muitas pessoas a pagar a mais e gastar o que já não tem com o rotativo do cartão.

Anotação de gastos

Não deixe de anotar seus gastos, pois ter controle é primordial para não usar demais o cartão de crédito. Então, aconselhamos a se informar em seu banco.

Publicidade

Tente não gastar muito

É importante que tenha ciência de quanto gasta no mês com cartão de crédito. Isso tem muito a ver com o item acima, ou seja, controle de gastos. Um atrelado ao outro pode levar você a ser mais econômico sempre.

Pagar a fatura total

O pagamento da fatura no total é algo importante, principalmente, para não pagar juros do crédito rotativo. Então, não deixe sua fatura em atraso.

Essas são as três principais informações para não ficar preso ao crédito rotativo do cartão. Confira agora como funciona o crédito rotativo de bancos como Bradesco, BB e Nubank.

Qual o valor do Rotativo dos bancos?

Hoje o valor do crédito está no valor de 329%, como já se sabe o juro mais alto do mercado, sendo assim melhor ficar de fora dele. O banco Bradesco tem uma solução amigável para os usuários o cartão de crédito atrasado.

É só programar sei financiamento no saldo da fatura do cartão de crédito. Confira como funciona!

De acordo com seu perfil você consegue pagar o valor da fatura sem problemas. No Nubank o valor do crédito rotativo está em torno de 2,75% e o juros do parcelamento em 0,99%. E para finalizar, o crédito rotativo do Banco do Brasil, que o valor é o saldo remanescente da fatura anterior mãos os encargos do rotativo.

Como sair do crédito rotativo?

Para sair do rotativo é necessário pontuar alguns detalhes que vão te ajudar. A primeira opção é tentar negociar a dívida do seu cartão de crédito. Tenha em mente de fazer parcelas que cabem em seu bolso para não correr o risco de ter novamente inadimplente. Além disso, reduza os gastos com o cartão. E não tenha um cartão de limite alto para ajudar nessa tarefa.

Entendeu? Caso ainda tenha dúvidas é só deixar nos comentários.

Leia também:

// Santander

Cartão Ferrari Santander Mastercard

Acompanhe-nos na análise do Cartão Ferrari Santander Mastercard, com todos os detalhes de como funciona e como fazer para solicitar o seu cartão de crédito Ferrari Santander! Para conhecer melhor os benefícios do Cartão Ferrari Santander Mastercard é importante que você leia esse artigo. Com ele você tem a possibilidade de ganhar pontos com programa …

O Que Crédito Rotativo: Entenda Tudo A Respeito Leia mais »

CONTINUAR LENDO