Buscando...

Publicidade

Saiba tudo sobre o Benefício Elegível para empréstimo

Anúncios

Entenda com todos os detalhes sobre a simulação e desbloqueios do benefício elegível para empréstimo disponíveis online ou pelo app Meu INSS.

Além disso, com o benefício elegível para empréstimo do INSS cliente ganha muitas vantagens e sempre com os menores juros do mercado.

Publicidade

Por isso, falaremos sobre todos os passos para a simulação, contratação e desbloqueio do benefício elegível para empréstimo online ou até pelo app Meu INSS.

Anúncios

O que significa benefício elegível para empréstimo?

Afinal, o que é e significa o benefício elegível para empréstimo? E resumo, esse termo está relacionado às novas regras de empréstimos consignados que passaram a vigorar desde o ano de 2019.

// NOVIDADE
Empréstimo para Negativado
Emprestimo
Empréstimo para Negativado
100% DIGITAL APROVAÇÃO ONLINE NEGATIVADO LIBERADO

Empréstimo Digital + Tarifa Reduzida e muito mais!

Você permanecerá em nosso site*
VEJA COMO SOLICITAR

Assim, significa que sempre que um novo pensionista ou aposentado pedir um crédito consignado, fará o desbloqueio do empréstimo elegível pelo app Meu INSS ou online.

O que significa benefício elegível para empréstimo?
O que significa benefício elegível para empréstimo? (Foto: Reprodução)

Lembrando, que todos os pensionistas do INSS possuem um calendário de como funciona o pagamento e quais as datas. Então, no caso do empréstimo, o esquema é parecido.

Portanto, é necessário que o cliente seja portador de um benefício elegível para empréstimo, isso porque alguns benefícios não o são.

Anúncios

Quais pessoas tem direito ao benefício elegível para empréstimo?

Mas como em todos serviços financeiros, existem grupos que o benefício elegível para empréstimo através da simulação e desbloqueio pelo app Meu INSS tem direito, como por exemplo:

  • Pensionistas do INSS;
  • Aposentados do INSS;
  • Negativados.

Benefício elegível do INSS, como e onde desbloquear?

A princípio, para os cidadãos que recentemente se aposentaram, ou se tornaram beneficiários de pensões elegíveis, aguarde o prazo mínimo de 90 dias da entrada.

Isso porque o empréstimo elegível peça o desbloqueio do consignado de maneira segura através de uma simulação pelo app Meu INSS, por exemplo.

Desbloquear o benefício INSS para empréstimo

Entenda como funciona o desbloqueio do benefício elegível para empréstimo logo depois da simulação pelo app MEU INSS.

Anúncios

Primeiramente, tenha um benefício consignável. Ou seja, aquele que é liberado para esse tipo de empréstimo.

Por outro lado, diferente de outras categorias, o benefício elegível para empréstimo consignado tem sua parcela descontada direto da folha de pagamento.

Desbloquear o benefício INSS para empréstimo
Desbloquear o benefício INSS para empréstimo (Foto: Reprodução)

Assim, por estar vinculado diretamente ao benefício, o empréstimo consignado tem taxas de juros bem mais baixas mesmo com o prazo dado para pagamento do beneficio.

Aliás, como já mencionamos é necessário esperar o prazo mínimo de 90 dias da data de concessão da aposentadoria ou pensão para o pedido ou simulação do empréstimo elegível, pois só depois que o desbloqueio pelo app Meu INSS ou online liberado.

Anúncios

Qual o prazo para o desbloqueio do benefício?

Até o momento, por causa da pandemia e novas necessidades que têm se apresentado, o Governo e a Previdência Social, por meio do INSS e da Caixa Econômica, decidiram diminuir o tempo mínimo para desbloquear o benefício elegível para empréstimo.

De acordo com as novas medidas do Governo para diminuir os impactos financeiros na vida das pessoas, o novo prazo passou a ser, temporariamente, de 30 dias corridos.

Ou seja, após um mês, o novo pensionista ou aposentado pedirá o desbloqueio do benefício elegível para empréstimo online ou no app Meu INSS.

Mas lembre-se que é apenas temporário, e assim que tudo voltar ao normal, o prazo mencionado acima volta.

Anúncios

Passo a passo de como desbloquear o benefício do INSS para consignado pelo Site Meu INSS

Portanto, veja a seguir como funciona o desbloqueio do benefício elegível para empréstimo, simulação online ou também pelo app Meu INSS.

1 – Acesse o portal Meu INSS

Em primeiro lugar, o aposentado ou pensionista que quiser desbloquear o benefício INSS para empréstimo acesse o site oficial. O cliente precisa ser cadastrado pelo CPF e por uma senha nova.

2 – Entre no app Meu INS

Além disso, vale lembrar que o acesso ao app Meu INSS mudou para o benefício elegível para empréstimo. Então, é preciso logar com os novos dados tanto no app quanto no site.

Entre no aplicativo Meu INS
Entre no app Meu INS (Foto: Reprodução)

A senha para acesso ao app é a mesma do site. Portanto, o beneficiário tem uma senha única para o Meu INSS.

O app está disponível para Android e iOS.

3 – Escolha a opção desejada

Após o login, na página inicial da área do contribuinte aberta será possível acessar a opção de “Agendamentos/Solicitações” e escolher uma opção.

4 – Solicite o desbloqueio do benefício elegível para empréstimo

Assim, após o preenchimento do requerimento com a opção “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”, irá abrir uma nova página. Logo após vai aparecer todos os pré-requisitos necessários para o desbloqueio do benefício elegível para empréstimo.

Neste momento, caberá ao solicitante ler com atenção e pedir ajuda ou suporte do próprio sistema ou sites oficiais para resolver possíveis dúvidas.

Assim, a nova tela será carregada e constará algumas das informações adicionais necessárias, assim como as instruções iniciais sobre o processo de desbloqueio. Por fim, após a leitura, clique novamente em “Avançar”.

Quais os documentos necessários para solicitar o benefício?

Portanto, depois de entender como funciona o desbloqueio do benefício elegível para empréstimo  online ou pelo app, veja quais documentos necessários para a simulação, como por exemplo:

  • CPF;
  • RG ou documento com foto;
  • Extrato do benefício mensal;
  • Comprovante de residência.

Perguntas frequentes

Veja a seguir algumas das perguntas mais frequentes do benefício elegível para empréstimo que não mencionamos aqui, como por exemplo:

1 – Como acompanhar pedido desbloqueio do benefício elegível para empréstimo?

Em resumo, uma das formas mais fáceis é acompanhar o status do desbloqueio do benefício elegível para empréstimo  depois da simulação é pelo site ou app Meu INSS.

Entretanto, outra opção é consultar o Extrato de Empréstimo Consignado pelo próprio portal Meu INSS.

2 – Quanto tempo o INSS demora para desbloquear o crédito?

A princípio, depois do pedido de desbloqueio do benefício para empréstimo, o prazo varia em média de 7 a 15 dias úteis.

Contudo, depende das informações e das comprovações necessárias. Caso tenha um número elevado de avaliações dentro do INSS esse prazo pode ser superior.

3 – Como saberei se o benefício elegível para empréstimo esta liberado?

Pois, ao acessar o documento, no campo características, em dados do benefício, a opção “Bloqueado para Empréstimo” precisa constar como “Não” e a opção “Elegível para Empréstimo”, “Sim”.

4 – Como fazer uma simulação do Empréstimo do INSS?

No caso da simulação do benefício elegível para empréstimo é bem simples. Primeiramente, para avaliar se o crédito consignado é realmente interessante é se atentar para o cálculo final do contrato.

simulação do Empréstimo do INSS
simulação do Empréstimo do INSS (Foto: Reprodução)

Assim, considerando não apenas as taxas de juros aplicadas, mas também o Custo Efetivo Total (CET) da operação, sobre todos os custos envolvidos no empréstimo, incluindo taxas, seguros e demais encargos financeiros.

Por outro lado, nem sempre as taxas de juros mais baixas são sinônimo de um CET menor. Portanto, sempre vale a pena acompanhar o CET de diferentes tipos de empréstimos para descobrir a melhor oferta.

5 – O que significa averbação de empréstimo?

Em resumo, o processo de contratação do empréstimo consignado possui algumas fases. Em primeiro lugar no cadastro de informações pessoais do interessado e termina com o depósito do valor na conta do cliente.

Então, um dos últimos estágios é a averbação do contrato de benefício para empréstimo.

A princípio, a averbação acontece quando o banco autoriza o desconto do valor da parcela mensal do empréstimo no contracheque ou na folha de pagamento do cliente.

Ou seja, a partir dali, ela passa a reservar um percentual do salário ou do benefício do INSS para pagamento do empréstimo mensalmente.

6 – Quem está com nome sujo pode ter acesso ao benefício elegível para empréstimo?

O empréstimo consignado pode ser liberado para negativados sim. Ou seja, Aposentados, Pensionistas, Servidores Públicos, Militares das Forças Armadas e Trabalhadores de empresas privadas que estejam com o nome sujo. Mas que tenham margem livre, tem acesso ao benefício para empréstimo.

7 – Quais pessoas não tem direito ao benefício elegível para empréstimo?

Além de conhecer quem pode fazer a simulação do benefício para empréstimo e desbloqueio pelo app meu INSS e online, veja quais não podem, como por exemplo:

  • Beneficiários que sejam temporários;
  • Aqueles que recebem auxílio doença;
  • Pessoas que recebem algum tipo de pensão específica do Governo.

Conclusão

Então, depois de entender todos os passos e o que significa o benefício elegível para empréstimo, veja se vale a pena investir em um crédito como esse e faça bom proveito.

Lembrando que conhecer todos os detalhes, valores, juros e taxas desse empréstimo INSS fará você escolher a melhor opção.

Entretanto, se tiver interesse, veja como funciona o app Meu INSS a seguir:

Por fim, conheça também:

// Empréstimos

Empréstimo Online Santander Para Negativado: Faça a Simulação

Vamos entender juntos como conseguir um empréstimo online no Banco Santander para negativados, através da simulação dentro do site você não precisa sair de casa para enviar a proposta. Banco Santander ajuda você, consumidor, a limpar seu nome e se livrar das dívidas. Mas, como funciona o empréstimo online do Santander para negativado? E o …

Saiba tudo sobre o Benefício Elegível para empréstimo Leia mais »

CONTINUAR LENDO