Antes de mais nada, saber como bloquear empréstimos no INSS consignado online pelo site é muito importante para aqueles que não sabem muito bem como ele funciona e nem conhece sua simulação.
Portanto, pensando nisso, aprender como bloquear empréstimos no INSS consignado com segurança online pelo site e também conhecer mais sobre o processo de simulação para saber se vale a pena ou não ter um.
Sendo assim, ainda nesse artigo, veja mais detalhes sobre esse processo de como bloquear empréstimos no INSS consignado e aproveite para tirar mais dúvidas sobre simulação e até mesmo como desbloquear caso queira. Boa leitura!
Como bloquear empréstimos no INSS consignado?
Afinal, como bloquear empréstimos no INSS consignado online pelo site e como é sua simulação? Antes de qualquer coisa, para pedir o bloqueio para consignações de empréstimo e cartão de crédito consignado, bastar ligar para a Central de Atendimento 135 e agendar o atendimento presencial em qualquer Agência da Previdência Social (APS).
Assim, para entender como bloquear empréstimos no INSS consignado saiba que o processo, a princípio, feito pessoalmente, sendo necessário apresentar um documento com foto e o número do benefício INSS.
O processo online pelo site ganhou força durante a pandemia, mas mesmo assim muitas pessoas preferem ainda o presencial, como é o caso do cadastro do auxílio permanente ou pedir seguro desemprego para empregada doméstica, por exemplo.
Além disso, o benefício se manterá bloqueado por tempo indeterminado, sendo desbloqueado, a qualquer momento em que o beneficiário desejar através do site online ou simulação presencial.
Mas existem alguns casos em que o bloqueio de concessão de empréstimo é feito na hora pelo INSS. Isso ocorre, por exemplo, quando o segurado faz uma denúncia de fraude ou irregularidade.
Então, nessas situações, o acesso a novos empréstimos fica bloqueado por 60 dias, para averiguação. Durante este período o segurado não pode pedir o desbloqueio. Após resolvida a questão e a liberação no sistema, é possível contratar o empréstimo consignado normalmente.
O bloqueio na hora também acontece em caso de transferência do benefício de uma agência do INSS para outra ou de um banco para outro. E em quais casos é realmente indicado desbloquear o benefício? Saiba como desbloquear o empréstimo no INSS.
Em quais casos desbloquear o empréstimo?
Conforme explicado antes, além de saber mais como bloquear empréstimos no INSS consignado no site online e sua simulação, o segurado pede o desbloqueio do benefício a qualquer momento, desde que não esteja em aberta a análise de uma denúncia de fraude.
É bom lembrar também que os empréstimos consignados só são contratados pelo titular do benefício. Procuradores, tutores ou curadores não estão autorizados a fazer empréstimo em seu nome.
Agora se a dúvida é sobre como desbloquear o empréstimo, saiba que também é muito simples. Caso o beneficiário tenha interesse em contratar um empréstimo consignado, basta pedir o desbloqueio do empréstimo em uma Agência da Previdência Social mais próxima de sua residência.
Como desbloquear o crédito consignado?
No entanto, para desbloquear o empréstimo e usufruir dos benefícios do crédito consignado, o procedimento é o mesmo realizado no bloqueio: basta ir até a APS mantenedora do benefício e solicitar o desbloqueio.
O mesmo se aplica ao caso da mudança de agência ou banco. É necessário que o segurado solicite o desbloqueio do benefício por escrito em sua agência. Na impossibilidade de não poder comparecer à APS para solicitar o bloqueio ou desbloqueio do seu benefício, o seguro poderá eleger um representante legal.
O prazo para liberação do benefício, geralmente, é de 30 dias. Entretanto, antes de contratar um empréstimo consignado, o beneficiário deve ter cautela, a fim de evitar cair em armadilhas.
Mas lembre-se que, entre as normas previstas na Instrução Normativa nº28, que concentra todas as normas referentes ao empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS, estão algumas obrigatoriedades em relação às informações do contrato, tais como:
- Valor financiado;
- Taxa mensal e anual de juros;
- Acréscimos remuneratórios;
- Acréscimos moratórios e tributários;
- Número e periodicidade das prestações;
- Soma total a pagar por empréstimo (Custo Efetivo Total).
Aliás, ressaltar que sem que o benefício seja desbloqueado, não é possível fazer a contratação e nem a averbação do contrato do empréstimo consignado. Assim, é possível contratar empréstimo consignado com segurança.
Porque bloquear esse crédito?
Por outro lado, além de entender como bloquear empréstimos no INSS consignado, com o objetivo de evitar fraudes, o INSS assegura a aposentados ou pensionistas o bloqueio do empréstimo consignado.
Dessa forma, quem não pretende fazer um empréstimo a curto prazo, faz a solicitação do bloqueio em seu benefício. E, quando precisar do acesso a essa linha de crédito, pode proceder da mesma forma, pedindo o desbloqueio.
Esse bloqueio é válido somente para novos empréstimos consignados. Ainda assim, infelizmente, apesar de todas as medidas preventivas para evitar fraudes, tem muitos casos em que são feitos empréstimos sem que o segurado tenha autorizado.
Quanto tempo leva para o benefício ser desbloqueado?
Logo depois de entender como bloquear empréstimos no INSS consignado, após de fazer a solicitação de desbloqueio, a previsão de conclusão do processo é de, em média, 30 dias corridos.
Nesse meio tempo, você pode acompanhar a sua solicitação, também pelo site ou app Meu INSS. Para isso, siga os passos abaixo:
- Em primeiro lugar, entre no Meu INSS e faça seu login com CPF e senha cadastrados;
- Clique em “Consultar Pedidos”;
- Na lista que aparecerá, encontre o seu pedido de desbloqueio e clique nele;
- Clique em “Detalhar” para ver todas as informações disponíveis.
É bom ressaltar que, caso a plataforma Meu INSS esteja fora do ar no momento da sua consulta, você também tem a opção de ligar no telefone 135, lembrando que, se feita a partir de um telefone fixo, a chamada é de graça.
E tem como bloquear de novo?
Além disso, caso você queira bloquear o seu benefício de novo, talvez por medida de segurança, como mencionamos, saiba que o processo também é simples: basta seguir os mesmos passos que listamos para o desbloqueio.
A única diferença é que o seu benefício já estará desbloqueado e, agora, a solicitação será para bloqueio. Com exceção disso, todo o resto é igual e funciona da mesma forma.
Conclusão
Por fim, depois de entender como bloquear empréstimos no INSS consignado, o porque é necessário esse processo, se tem como fazer simulação pelo site online e muitos outros detalhes, fique atento a todas as outras informações sobre o tema. Sendo assim, se tem necessidade de bloquear o seu crédito, siga as instruções desse artigo e aproveite!
Confira: