Publicidade

Como fazer restituição do imposto de renda 2021 e suas Mudanças

Anúncios

Antes de qualquer coisa, aprender como funciona para fazer restituição do imposto de renda 2021 faz com que o cliente entenda qual o momento que poderá consultar sem problemas.

Além disso, muitos empresários com CNPJ e pessoas físicas querem entender como funciona para fazer restituição do imposto de renda 2021 de forma correta sem correr riscos de esquecimento.

Publicidade

Portanto, ainda nesse artigo veja como funciona para fazer/consultar restituição do imposto de renda 2021 com segurança e facilidade. Aproveite!

Anúncios

Como funciona para fazer/consultar restituição do imposto de renda 2021

Afinal, como funciona para fazer restituição do imposto de renda 2021 com segurança? Em resumo, a consulta da restituição do Imposto de Renda é feita pelo site da Receita Federal, em uma página específica.

Então, basta inserir o CPF completo, sem colocar separadores entre os números, como pontos ou hífens. O ano da pesquisa já vem configurado automaticamente. Logo em seguida, coloque a sua data de nascimento, também com a digitação apenas dos números.

São dois algarismos para dia e mês e quatro para o ano. Por fim, aparecerá uma imagem com os caracteres de confirmação. Assim, insira-os no campo determinado e clique no botão “Consultar”.

Assim que você inserir as informações, uma nova página vai abrir com a situação das declarações do IRPF do ano atual. Mas caso o envio esteja pendente, haverá a frase: “Sua declaração não consta na base de dados da Receita Federal”.

No entanto, ele foi substituído pelo serviço do app Pessoa Física com mais facilidade na hora de aprender como funciona para fazer restituição do imposto de renda 2021.

Anúncios

Ou seja, por meio desse recurso, você pode fazer a consulta do lote de Imposto de Renda e da restituição, assim como receber o aviso quando o valor for liberado. Portanto, para isso, basta instalar o app, disponível para os sistemas Android e iOS, e acessar o menu “Consulta Restituição”.

O que fazer se a restituição não for paga

Entretanto, mesmo depois de saber como funciona para fazer restituição do imposto de renda 2021 perceber que ela não foi paga, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

O que fazer se a restituição não for paga
O que fazer se a restituição não for paga? (Foto: Reprodução)

Assim, neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (outros locais);
  • 0800-729-0088 (telefone exclusivo para deficientes auditivos).

Mas caso o cidadão não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal conforme já mencionamos. Acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Anúncios

Quem tem direito a receber esse valor? – Como fazer restituição do imposto de renda 2021

A princípio, depois de aprender como funciona para fazer restituição do imposto de renda 2021 é necessário que conheça também que tem o direito a esse valor.

Em resumo, a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet de acordo com o que mencionamos acima. Para isso, basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”.

Além disso, a consulta ao site permite a verificação de possíveis pendências que impeçam o pagamento da restituição, como inclusão na malha fina. Pois caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

O que fazer se não receber o valor da restituição do Imposto de Renda?

Em contrapartida, após entender como funciona para fazer restituição do imposto de renda 2021 é necessário saber também coo agir caso não receba esse valor.

Anúncios

Primeiramente, se, por algum motivo, o crédito não acontecer, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Portanto, nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos).

Antecipação da restituição do Imposto de Renda

Por outro lado, além de como funciona para fazer restituição do imposto de renda 2021 o cidadão precisa conhecer mais sobre a possível antecipação desse valor.

Isso porque os contribuintes que têm a obrigação de todos os anos de fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) sabem que têm direito a receber a restituição de parte do valor. Isso quando o imposto recolhido é superior à cota devida.

Anúncios

E quem entrega a declaração sem erros e com brevidade, tem preferência na fila da restituição. Contudo, pela lei, a Receita Federal paga a restituição inicialmente aos idosos e portadores de doenças graves e de deficiências.

Logo depois, os que entregaram a declaração antes recebem a restituição. Mas se o contribuinte não quiser esperar o calendário e demorou em declarar, pode buscar as várias financeiras que oferecem o serviço de “antecipação da restituição do IR”.

Que na verdade, funciona como um empréstimo. Ou seja, a pessoa física recebe o valor corresponde à restituição em forma de empréstimo, mas o valor é cobrado com juros.

Como funciona o empréstimo para antecipar IR

Entretanto, além de saber como funciona para fazer restituição do imposto de renda 2021 é interessante que conheça outros serviços nessa modalidade, que é o caso do empréstimo.

Isso porque esse empréstimo tem como garantia o valor devido pela Receita Federal de restituição. Além disso, outro ponto importante é para pedir a antecipação aos bancos, os contribuintes devem ter a certeza de que tudo está correto na declaração entregue ao governo.

Pois, caso apresente problemas, ela cairá na malha fina da Receita Federal e o contribuinte terá que arcar com o empréstimo do próprio bolso. Por isso, é sempre recomendável muito cuidado ou mesmo o apoio de especialistas contabilistas.

Veja a seguir 2 dicas sobre como encontrar um bom empréstimo após aprender como funciona para fazer restituição do imposto de renda 2021, como por exemplo:

1. Faça uma pesquisa nos bancos

Primeiramente, a disputa pelos clientes é tão grande que as taxas de juros cobradas nesses empréstimos flutuam muito entre as financeiras. A primeira pesquisa pode ser pela internet, para, depois, sentar com o gerente do banco e negociar melhorias na proposta.

2. Use a renda de forma inteligente

Enfim, lembre-se que o momento é de extrema dificuldade e todo dinheiro extra recebido deve ser tratado com muito respeito, criando uma reserva estratégica. Pois o período de dificuldade será muito grande para a população.

Confira:

// Investimento

Juros compostos - Entenda sobre eles

Hoje nós vamos falar um pouco neste artigo sobre o incrível poder dos juros simples e compostos! Então se você não sabe como funciona, continue com a gente e descubra tudo sobre estes juros que podem te deixar rico! Antes de mais nada, se você é novo aqui em nosso site, não se esqueça de …

Como fazer restituição do imposto de renda 2021 e suas Mudanças Leia mais »

CONTINUAR LENDO