Publicidade

Como funciona o Fundo de Investimento Imobiliário no Brasil

Publicidade

Hoje vamos ter uma conversa sobre fundo de investimento imobiliário, como funciona, quais existem no mercado financeiro e como podemos investir nesse ativo atualmente. Se você é investidor, ou está começando no mercado financeiro é importante que leia com muita atenção artigo.

Para iniciar nossa conversa o fundo imobiliário é uma renda extraída de aluguéis, no entanto, um dinheiro em que você não precisa comprar imóvel e nem se preocupa com condomínio ou IPTU. De antemão, o fundo imobiliário funciona de maneira simples, talvez o mais fácil de investir. No entanto, o investidor obtém dinheiro de uma forma simplificada, mas vamos entender melhor como funciona!

Publicidade

Publicidade

O que é funciona Fundo de Investimento Imobiliário?

Vamos lá! Iniciamos nosso artigo de maneira simples, para que você entenda tudo que precisa saber sobre fundo de investimento imobiliário.

A melhor forma de investir em qualquer ativo é entender como ele funciona. O que não convém é ouvir que tal ativo está rendendo e sem nem entender a fundo o que é, depositar seus créditos nele. Sobretudo, isso pode te fazer perder muito dinheiro.  Então, vamos tentar explicar de maneira simples como o fundo de investimento imobiliário (FII) funciona e o que é um fundo de investimento imobiliário.

Publicidade

Primeiramente, existem alguns tipos de fundos de investimento imobiliário no Brasil, ou seja, um setor com alguns tipos de ativos diferenciados. Contudo, você precisa entendê-los antes que faça suas aplicações financeiras.

O fundo de investimento imobiliário é considerado um dos mais seguros para investir seu dinheiro. Mas, será que isso é verdade? É o que vamos saber agora!

A princípio, vamos explicar o que são os fundos imobiliários que provavelmente você já deve entender em partes, mas devemos começar assim.

Ou seja, os fundos i mobiliários são aplicações feitas com compra e venda e propriedades ou rendimentos por aluguéis.

Já faz um tempo que os fundos imobiliários são investimentos que tem um grande espaço no setor financeiro. Em primeiro lugar por ter alta oferta e depois pelo fato de que o mercado imobiliário no Brasil tem sido bem visto desde 2015.

Como funciona a compra do Fundo de Investimento Imobiliário?

Nesse sentido, quando um investidor deseja comprar fundos de investimento imobiliário deve saber é que a aplicação do dinheiro é feira por cotas. Isto é, cada pra patrimônio ofertado é dividido em frações que ficam à disposição dos cotistas. Sendo assim os investidores ficam tendo o direito legal sobre parte dessa propriedade, ou seja, partículas. Portanto o investidor não tem direitos legais sobre a propriedade se si.

Um investimento em fundo imobiliário tem seus riscos, pois não é de total estabilidade. Portanto é importante que quem considere a possibilidade de investir nesse tipo de ativo, deve ficar de olho na economia e se atualizar e todas as informações em princípio como está o rendimento dos aluguéis.

Tipo de Fundo de Investimento Imobiliário no Brasil

Hoje vamos ter uma conversa sobre fundo de investimento imobiliário, como funciona, quais existem no mercado financeiro e como podemos investir nesse ativo atualmente
Investimento imobiliário de tijolo ou papel. (Foto: Reprodução)

Sobre os grupos que formam os fundos imobiliários existem alguns interessantes.  Contudo, é importante  que entendo como que funciona cada um. A partir daí você já se pode questionar qual é a melhor possibilidade para sua compra. A base de o investimento entender cada tipo de investimentos.

Para começar temos alguns tipos de fundo de investimento imobiliário, os fundo de tijolo ou de renda fundo de papéis recebíveis e os fundos híbridos.

Mas é importante entender um pouco como cada um funciona.

Fundo imobiliário de Tijolo

O fundo de tijolo ou como alguns chamam de renda é quando um grupo de investidores que investe em um imóvel de fato. Sobretudo os lucros são provenientes dos aluguéis desses imóveis. Em geral os em investidores aplicam seu dinheiro em escritórios escolas hospitais galpões garagens hotéis etc.

Fundo Híbrido

Vamos falar agora dos fundos híbridos o que será que são eles. No mais fundo híbrido é uma composição de investimento imobiliário por carteiras laureadas, ou seja, fundos variados. Contudo esse tipo de investimento pode ser em tijolo e papéis, por exemplo, os dois em conjunto. Neste sentido o investidor tem como lucro várias hipóteses é como se você estivesse investindo em várias coisas ao mesmo tempo só que é um conjunto bloco de fundos ou um Cambo.

Fundo Imobiliário de papeis

E agora vamos falar sobre os fundos de papéis ou os conhecidos como recebíveis ou de venda. Esse tipo de fundo é conhecido como títulos que tem relação ao segmento imobiliário. Ou seja, letras hipotecárias letras de crédito imobiliário fundos de investimento credito tório os certificados de recebíveis imobiliários e muitos. Sobretudo eles recebem esse nome por serem derivados de papéis de renda fixa que foca no setor imobiliário.

O que é melhor Fundo de Tijolo ou Fundo de Papel?

Bom agora que você sabe o que é fundo imobiliário em qual desses dois você acha que tem as melhores características para o seu perfil.

Na verdade você precisa avaliar e focar em qual talvez menos risco o fundo de papel é um investimento de renda fixa destinados aos recursos desse setor. Já se for investir em fundos de tijolo esses são destinados ao capital para a aquisição de um imóvel físico.

Então os fundos de tijolos têm como objetivo a compra e venda de imóveis para obter liquidez com o seu aluguel ou venda Contudo, o fundo de tijolo é um investimento físico, seja um galpão ou hospital, por exemplo.

Fundo imobiliário vale a pena?

Procure um bom profissional para a gestão dos seus investimentos, pois só assim  fará a  as análises corretas.  Dentre outras coisas há muitas vantagens em investir no fundo imobiliário, principalmente para o pequeno investidor.

Os fundos imobiliários oferecem as pessoas o poder de investir neles com pouco dinheiro.  Sobretudo, é possível comprar cotas na bolsa com apenas R$ 100.

Quer mais matérias como essa? Deixe um comentário!

Aproveite e leia também: