Entender mais sobre como funciona uma franquia no Brasil e se compensa ou não é interessante que analise mais sobre as vantagens e custos que ela oferece para clientes e investidores.
Isso porque não adianta saber como funciona uma franquia no Brasil se não procurar mais informações sobre seus diferentes meios de serviços disponíveis, seus custos e vantagens para saber se compensa ou não.
Portanto, ainda nesse artigo veja detalhes de como funciona uma franquia no Brasil, quais são suas principais vantagens, custos, serviços e veja de realmente compensa investir nesse modelo financeiro ou não. Boa leitura!
Como funciona uma franquia e o que é?
Afinal, como funciona uma franquia no Brasil e o que é levado em consideração em questão de custos e vantagens que compensa conhecer? Antes de qualquer coisa, de uma forma simples, franquia é um modelo de negócio que se baseia na concessão do direito de uso de uma marca, patente, infraestrutura, know-how ou conceito a um investidor.
Ou seja, este modelo é baseado na padronização de processos e produtos. Este direito é concedido por um franqueador – proprietário da marca – a um franqueado – investidor – para replicar, em outros formatos e locais, os serviços e produtos oferecidos pela marca.
Sendo assim, o modelo de franquia é a permissão dada por um proprietário de um negócio reconhecido e bem-sucedido a um investidor interessado em replicar este modelo em outros lugares.
Aliás, este formato de negócio é baseado em uma relação de dependência entre franqueador e franqueado e por isso compensa conhecer mais sobre como funciona uma franquia no Brasil, incluindo custos e vantagens.
O franqueado, investidor, é responsável pela administração da loja. Ele tem muitas obrigações para com a marca. O investidor deve pagar as taxas que envolvem o sistema e cumprir com as determinações da marca. Esse investimento está presente no Hilding de Franqueados e na fortuna de Caito Maia através da Chilli Beans.
História do mercado de franquias no Brasil
Por outro lado, para entender melhor se compensa e como funciona uma franquia no Brasil, além de conhecer mais sobre os custos e vantagens, é bom que estude mais sobre a história por trás dessas redes.
Em resumo, o modelo de negócio baseado no franchising iniciou nos EUA, no ano de 1850. A primeira empresa a pensar em um formato primário de franquia foi a Singer Sewing Machine, da região de New England.
A empresa decidiu conceder licenças de uso da marca para comerciantes que gostariam de revender seus produtos em outras regiões do país. No ano de 1898, outra grande empresa decidiu tomar o mesmo rumo.
Além disso, a General Motors, apostou neste modelo de expansão de seus pontos de venda, quando criou, assim, o conceito de concessionária de veículos. Isso sem contar que a Coca-Cola também entrou para o mercado neste mesmo período, dando direito a outros empresários de produzir e vender seus refrigerantes por outras localidades dos EUA.
Taxas
Em contrapartida, quando se sabe mais sobre como funciona uma franquia no Brasil é bom que analise também mais sobre custos e taxas que esse modelo de finanças oferece para definir se compensa ou não.
A princípio, como parte das obrigações dos franqueados com os franqueadores, estão algumas taxas pagas para obter o direito de comercializar a franquia. Essas taxas definidas no contrato de franquia, que o franqueado assina ao comprar o direito de uso da marca.
Mas algumas são pagas quando se adquire a franquia e outras funcionam como espécie de remuneração mensal para o franqueador. Essa taxa mensal também engloba os processos administrativos e operacionais que o franqueador deve prover. Confira quais são as principais taxas do franchising:
- Taxa de franquia: em primeiro lugar, esta taxa única é paga ao adquirir o direito de uso da marca. Ou seja, este pagamento faz parte do investimento inicial da franquia. É cobrada normalmente para cobrir os custos que a franqueadora terá com suporte, implantação da unidade, processos de treinamento e etc.
- Royalties: mas ao contrário da taxa de franquia, os royalties são cobrados todos os meses. Esta taxa funciona como pagamento do franqueado à rede franqueadora pela exploração constante da marca e suporte oferecido, além de uso de eventual serviço prestado pela rede. A cobrança é feita sobre o faturamento bruto da unidade ou sobre as vendas.
- Fundo de Propaganda/Marketing: enfim, esta taxa, assim como os royalties, cobrada mensalmente. A cobrança é referente a todo o custo com marketing e campanhas publicitárias que a rede tenha para promover a marca no mercado.
Principais vantagens da franquia
No entanto, além de entender mais sobre como funciona uma franquia no Brasil e seus custos, é bom que saiba também quais são as principais vantagens que ele oferece para seus investidores ou donos, como por exemplo:
Para franqueados:
- Primeiramente, investir em uma franquia é apostar em um negócio já consolidado no mercado. Então, o empreendedor corre menos riscos e tem mais chances de obter sucesso;
- Não é necessário ter experiência no setor que deseja ingressar. Ou seja, você pode empreender na área que deseja sem precisar ter tido outras experiências com a área;
- Suporte constante de uma rede. Ajuda administrativo, financeiro, operacional, tudo isto está à disposição do investidor para ajuda na gestão do negócio;
- Equipamentos e fornecedores homologados pela rede. Isto fará com que já tenha os fornecedores confiáveis e evite problemas com serviços mal prestados.
Para franqueadores
- Além disso, para um empresário, expandir seu negócio por meio do franchising é optar por um mercado que cresce cada vez mais. A expansão mais rápida, descentralizando a gestão e diminuindo investimentos;
- Escolhendo pelo franchising, o empresário terá mais oportunidades de focar em inovação e criação de novos produtos e serviços. Isto se dá devido a gestão do negócio não estar somente sob seu controle;
- O modelo de negócios oferece menos riscos para franqueadores. O franqueado assume a maior parte das responsabilidades por seu negócio. Portanto, você estará expandindo sua marca sem se responsabilizar por todas unidades.
Conclusão
Logo depois de entender mais sobre como funciona uma franquia no Brasil, principais custos, vantagens e serviços, será que compensa investir mesmo assim? Sim, em questão se lucros, é um bom investimento sim. Então, estude sobre o tema, e se compensar para você, invista sem medo!
Confira: