Carregando sua Recomendação...

José Carlos Semenzato: História de Vida e Curiosidades!

José Carlos Semenzato

Entender quem é José Carlos Semenzato não é uma tarefa difícil, principalmente por conta de muitas pessoas terem curiosidades sobre a fortuna e empresas que ele conquistou em todo esse tempo de carreira.

Então, pensando nisso, para saber quem é José Carlos Semenzato de fato, sua história de vida, fortuna conquistada, suas maiores empresas e muitas outras curiosidades, fique até o final desse artigo e aproveite!

José Carlos Semenzato, quem é?

Afinal, quem é o José Carlos Semenzato, esse empresário que conquistou uma grande fortuna ao longo de sua história e que possui muitos diferenciais? Antes de qualquer coisa, José Carlos Semenzato é um conhecido executivo e empresário brasileiro.

Ele se tornou uma referência quando o assunto é franquias, além de se mostrar um grande empreendedor. Também se tornou conhecido por fazer parte do elenco do programa Shark Tank Brasil.

Além disso, José Carlos Semenzato se tornou um importante investidor de diferentes projetos, como é possível ver em sua atuação no programa de TV da Sony Channel. Ele é o presidente da SMZTO, uma holding fundada no ano de 2010.

Empresa essa que possui muitas afiliadas que faz parte da história de vida do José Carlos Semenzato e possui muitas curiosidades que falaremos logo mais. Começando a trabalhar ainda muito cedo, o patrimônio do José Carlos Semenzato se tornou muito considerável, fazendo seu nome no empreendedorismo.

Aliás, um vendedor nato desde quando começou a trabalhar, Semenzato ganhou sua ascensão principalmente após a fundação da Microlins, quando se especializou no ramo de franquias desde então.

Trajetória José Carlos Semenzato

Por outro lado, além de saber quem é o José Carlos Semenzato, para entender melhor como é a trajetória de vida dele que o trouxe uma grande fortuna e consagrou com muitas empresas, é bom tirar um tempinho e se dedicar a saber mais sobre ele.

Antes de mais nada, José Carlos Semenzato nasceu em 23 de março de 1968, em Cafelândia, SP. Seus pais eram pedreiro e dona de casa. Com o objetivo de trazer um complemento para a renda familiar, ele trabalhou desde os 12 anos, vendendo coxinhas feitas por sua mãe na cidade de Lins. Com a utilização de uma bicicleta, sendo uma das curiosidades sobre sua vida.

Já nessa época foi possível ver o espírito empreendedor de Semenzato, já que as vendas dos salgadinhos aumentaram consideravelmente. Apesar de estudar em escola pública, ele então começou a fazer um curso de programação de computadores aos finais de semana, que era pago justamente com sua renda da venda de coxinhas.

Detalhes da carreira

No entanto, quando tinha 15 anos de idade, recebeu seu primeiro registro em carteira assinada, na função de copiador de xerox. Apesar de parecer uma tarefa relativamente simples, José Carlos Semenzato buscava deixar as cópias com uma qualidade maior aos documentos originais, o que chamou a atenção de clientes.

Então, foi assim que com 16 anos, Semenzato se tornou gerente da copiadora e em seguida começou a lidar com as finanças da empresa. Um dos clientes da copiadora que ele conversava lhe deu uma oportunidade para poder entrar no Grupo Cermaco, do ramo de construção, porém desta vez como programador, que era o seu desejo.

Emprego esse que ajudou muito na vida de José Carlos Semenzato por conta de seus diferenciais e também para organizar seus ganhou, fazendo com que hoje tenha uma grande fortuna.

Assim, com 17 anos, ele entrou nesse emprego enquanto fazia um curso técnico de processamento de dados. Como programador, o jovem Semenzato se destacou, ao mesmo tempo que adquiriu várias outras habilidades, como, por exemplo, a de um ótimo vendedor.

Com isso, ganhou a experiência necessária para entender como funcionavam os fluxos de uma empresa, assim como os métodos de organização empresarial e contabilidade. Isso trouxe Semenzato mais próximo do empreendedorismo, iniciando assim sua jornada de sucesso que ele só veria tempos depois.

A fundação da Microlins

Por outro lado, um dos detalhes que mais chama atenção sobre a história de conquistas do José Carlos Semenzato gira em torno da fundação de suas empresas com muitas curiosidades.

Em resumo, a carreira de Semenzato começou bem cedo. Isso porque, com apenas 12 anos de idade, ele vendia coxinhas. Com 15 anos, ele passou a trabalhar como operador de uma fotocopiadora.

Ao trabalhar na copiadora, surgiu a ideia de fazer um curso técnico de processamento de dados. Ele terminou o curso com cerca de 17 anos de idade e logo foi chamado para ser professor de computação.

Alguns anos depois, aos 23 anos de idade, ele fundou a Microlins. A princípio, a escola tinha como intuito capacitar jovens para a atuação no ramo de computação. Cerca de 3 anos depois a sua fundação, a Microlins adotou o modelo de franquias para o seu negócio. Isso possibilitou a expansão da marca por meio dos franqueados.

Sendo assim, a marca expandiu a sua atuação para além do mercado computacional. O resultado disso foi que ela se tornou uma escola profissionalizante sendo um grande potencial da fortuna de José Carlos Semenzato.

Ou seja, o que começou como empresa que ensinava computação, virou uma grande rede profissionalizante. No ano de 2008, Semenzato optou por vender 30% das ações da Microlins para o grupo educacional Anhanguera, na época controlado pela Pátria Investimentos.

Franquias do José Semenzato

No entanto, com a chegada do Plano Real e mudanças na estrutura econômica do Brasil, o negócio de Semenzato começou a ruir. A ponto de entrar em falência, aquele mesmo cliente que o levou ao Grupo Cermaco lhe aconselhou a entrar no ramo de franquias.

Assim, desse modo, as 17 escolas próprias acabaram se tornando 17 franquias num prazo de 60 dias. Cerca de 1 ano depois, já se tinha cerca de 50 franquias. Logo depois, ele já possuía 100 franquias, enquanto pagava sua dívida e simultaneamente investia em novos projetos e inovações.

José Semenzato
José Semenzato (Foto: Reprodução)

No ano de 2001, Semenzato assumiu uma decisão complicada, que era pagar um patrocínio ao cantor Netinho de Paula, que levaria a Microlins a aparecer na televisão para o Brasil inteiro. O risco estava no fato de que o valor de patrocínio era maior que a capacidade de caixa da empresa, o que desagradou seu sócio.

Contudo, o aparecimento da Microlins na TV acabou atraindo muitos investidores para a compra de novas franquias da companhia. O sucesso também fez com que Semenzato pagasse vários outros artistas da televisão ao longo de sua trajetória, fazendo com que a empresa se expandisse rapidamente.

SMZTO

Em contrapartida, a SMZTO é uma holding de franquias que acelera negócios. Assim, a holding deu os seus primeiros passos com o Instituto Embelleze, uma rede de capacitação profissional em beleza.

A companhia fundada por Semenzato e hoje tem mais de 350 unidades, que fez parte da conquista da fortuna que conquistou com o passar dos anos de carreira. Depois da Embelleze, a holding passou a investir em uma clínica chamada OdontoCompany, de São José do Rio Preto.

Hoje a OdontoCompany é uma rede de franquias com mais de 800 unidades. Já no ano de 2015 a SMZTO investiu na Espaçolaser. Mas na época, a empresa tinha 35 unidades, mas hoje ela conta com mais de 560 unidades.

Além disso, a Espaçolaser foi a primeira marca do grupo a fazer a abertura de capital na bolsa de valores. A decisão de investir na Espaçolaser foi uma mudança na estratégia da holding, que decidiu entrar em negócios mais maduros que necessitam de algumas mudanças de governança e estratégia para escalar.

Aliás, é preciso ainda que o EBITDA seja acima de R$ 3 milhões por ano. Com o passar do tempo, a SMZTO passou a captar investimentos externos. Portanto, a empresa criou um Fundo de Investimento em Participações (FIP).

Um tipo de fundo que costuma ser usado por fundos de venture capital e private equity. Sendo que o FIP da SMZTO foi aberto somente para investidores qualificados.

Efeito da Pandemia nas empresas

Antes de qualquer coisa, quando a pandemia chegou, a SMZTO estava capitalizada. Com isso, a empresa conseguiu enfrentar a pandemia mais preparada e pronta para uma eventual perda de caixa.

Aliás, é claro que a empresa sofreu o impacto da pandemia, mas o fato dela estar capitalizada, serviu como um amortecedor. Além disso, as marcas que fazem parte da SMZTO, optaram por praticar mais rápido a transformação digital.

Por exemplo, a Embelleze e o Instituto Gourmet, passaram a dar aulas online e conseguiram reter as mensalidades de cerca de 60% dos alunos. Enfim, no total, a SMZTO é composta por 13 empresas, tais como Oakberry, Casa X, L’Entrecóte de Paris e Espaçolaser.

De acordo com José Carlos Semenzato, a holding de franquias está se tornando uma empresa de private equity, adquirindo capital de outras empresas e atuando com foco em melhorar a gestão dessas companhias.

Shark Tank Brasil

Outro ponto importante da história de José Carlos Semenzato que o tornou muito conhecido e aumentou sua fortuna é que também participa como jurado e “shark” do programa de TV Shark Tank Brasil.

Sendo assim, na atração, empreendedores apresentam seus projetos e recebem investimentos dos jurados. Através do Shark Tank, Semenzato tem a oportunidade de investir em empresas e negócios como pessoa física. Segundo ele, é possível incrementar o modelo de franquias em companhias tecnológicas.

Além disso, as investidas de Semenzato não se restringem ao programa. Sendo assim, a sua holding de franquias, segundo o próprio José Carlos Semenzato, está virando uma empresa de private equity. Assim, adquirindo capital de outras companhias e atuando na melhoria da gestão dessas empresas.

Entretanto, a OdontoCompany, por exemplo, é uma das empresas do Semenzato que se tornou a maior rede de clínicas do mundo, com mais de 1000 unidades e mais de 1 milhão de brasileiros atendidos. No mesmo segmento odontológico, ele possui a Odonto Sin, que vem se expandindo de forma muito relevante.

Como funciona o programa Shark Tank Brasil?

Além de entender mais sobre a história de vida do José Carlos Semenzato, fortuna, empresas e curiosidades é bom que analise também o funcionamento desse programa de TV que vem sendo um grande sucesso.

Primeiramente, o programa traz empreendedores que estão em busca de um investimento para o seu negócio. Nesse momento, eles precisam convencer os tubarões (jurados) de que o seu produto ou serviço é uma boa opção de investimento.

A pessoa que quer participar do programa, estipula um valor que deseja receber, levando em consideração suas necessidades e objetivos. Em troca de uma porcentagem da sua empresa. A principal regra do Shark Tank é que os investidores não podem diminuir o valor pedido, apenas aumentar a sua participação.

Por exemplo: o empreendedor 1 pede o investimento de R$ 200 mil em troca de 5% da empresa dele. O que os jurados fazem nesse momento é oferecer os R$ 200 mil (pois esse valor não pode ser menor) em troca de uma porcentagem maior, como 20% da empresa.

Mas convencê-los não é algo tão fácil assim. Afinal, eles precisam estar seguros de que o investimento trará retornos positivos.

O que é o programa “Formou Estágio: Trabalhando com um Tubarão”?

Além disso, a Estácio, considerada um dos mais respeitados grupos educacionais do país, em parceria com o Canal Sony, lançou um projeto de estágio muito especial de grande credibilidade, o Formou Estágio: Trabalhando com um Tubarão.

Em resumo, o aluno que passar por todas as etapas do programa terá direito a estagiar na empresa de um dos tubarões do Shark Tank Brasil, o Caito Maia, dono da Chilli Beans.

Ou seja, o estágio é uma grande oportunidade para o aluno aumentar seu conhecimento e, inclusive, ver como os processos empresariais devem ocorrer na prática. No caso, os estágios são formas de otimizar o currículo para garantir um futuro profissional de sucesso. Considerando que o porte desse estágio é de alto padrão, as chances de se destacar dos demais candidatos aumentam!

José Carlos Semenzato Fortuna

Por fim, depois de tantos detalhes sobre história e curiosidades da vida de José Carlos Semenzato chegou o momento de conhecer qual a fortuna que ele conquistou com tantas empresas que possui.

Em primeiro lugar, o executivo fundou a Microlins no ano de 1991, aos 22 anos conforme mencionamos no inicio. Na adolescência e no início da vida adulta, ele vendeu coxinhas para complementar a renda da família que morava em Lins, no interior de São Paulo. Também foi operador de fotocopiadora e professor de informática.

Portanto, considerado o “rei das franquias”, Semenzato tem participações em negócios como o Instituto Embelleze e a OdontoCompany. A fortuna estimada do empresário de 53 anos de idade é de R$ 500 milhões.

Aliás, a SMZTO teve um faturamento de R$ 3,5 bilhões no ano de 2020, com a comercialização de 700 franquias durante o ano e lucro de R$ 34 milhões em novos contratos.

Confira:

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.