Primeiramente, aprender como preencher uma promissória é muito importante para aproveitar todas as vantagens que a nota oferece de maneira simples de saber como funciona.
Portanto, pensando nisso, mostraremos detalhes sobre como preencher uma promissória com segurança e como funciona essa nota com muitas vantagens quando preenchida certo. Confira!
Como funciona para preencher uma nota promissória? — passo a passo e vantagens!
Afinal, como preencher uma promissória e como funciona esse processo na nota para aproveitar seus benefícios? A princípio, o preenchimento da nota promissória não é tão complicado como se imagina.
Entretanto, é preciso que se tenha atenção para não entregar um documento com dados inconsistentes ou rasurados. Logo abaixo vamos mostrar duas formas de preencher a nota: No papel e online!
Preenchimento em papel
Em primeiro lugar, mostraremos detalhes de como preencher uma promissória corretamente no papel e como funciona cada lacuna da nota para aproveitar suas vantagens, como por exemplo:
1 – Número da nota promissória
A princípio, o campo ‘número’ é usado para apresentar se o pagamento será feito em apenas uma nota (01/01), ou de forma parcelada, demonstrada como: 01 de 10 ou 01/10.
2 – Data do vencimento
No entanto, este campo precisa ser preenchido com a data que a nota promissória precisa ser quitada. Portanto, é de extrema importância aprender como funciona para preencher uma promissória de forma correta, apresentando o dia, mês e o ano para validar seus benefícios. Mas caso este campo fique em branco, a condição para o pagamento é naquele mesmo dia.
3 – Valor da nota
Além disso, o campo ‘valor’ precisa seguir a mesma lógica dos cheques. Ou seja, apresentar o valor em forma numeral e por extenso, incluindo o símbolo jogo da velha no início e ao final para evitar adulteração.
4 – Nome do credor
Contudo, para entender como funciona para preencher uma nota promissória com segurança, neste campo precisa constar o nome da pessoa que vai receber o valor dela. Portanto, apresente o nome completo e número do CPF ou CNPJ.
5 – Nome e CPF do Emitente/Devedor
Já para este espaço, é preciso apresentar o nome completo do próprio devedor, sem abreviação ou exclusão de sobrenomes. Além disso, é preciso preencher o CPF do mesmo.
6 – Data de Emissão
Assim, a data de emissão simboliza a data de emissão da nota promissória em questão.
7 – Endereço do devedor
Logo depois, essa lacuna apresenta o endereço completo do devedor, sinalizando o nome da rua, número, complemento, cidade e estado.
8 – Assinatura
Por fim, para acabar com o processo de como preencher uma promissória precisa da assinatura do emitente.
Como funciona para preencher uma promissória via internet
Logo depois de entender como funciona para preencher uma nota promissória no papel, vale apena conhecer também o processo via online para aproveitar seus benefícios com diferentes tipos de notas.
Isso porque hoje em dia dá para emitir nota promissória por meio do site oficial. E o ponto positivo para esta forma de emissão é que o formulário não te deixa esquecer de preencher nenhum campo.
Então, você não corre o risco de emitir uma nota com dados ausentes. Caso você tenha alguma dúvida sobre o preenchimento dos dados no formulário online, o site oferece muitas informações sobre o tema em questão.
O que é uma nota promissória?
Em contrapartida, depois de entender como preencher uma promissória e como funciona o processo da nota de diferentes maneiras, mas com os mesmos benefícios. Ainda tem um detalhe importante que ainda falta conhecer: o que é a nota promissória?
Em resumo, em poucas palavras, uma nota promissória é uma promessa de pagamento. Ou seja, a pessoa que assina a nota está garantindo o pagamento da quantia de dinheiro estipulada.
Suponha que você pediu emprestado ao seu amigo um montante de R$ 1000 e fez a promessa de devolver este dinheiro em até 45 dias. Então, para garantir o recebimento desse dinheiro, seu amigo faz a emissão de uma nota promissória.
O qual será o documento legal sobre a promessa de receber este dinheiro no prazo do acordo. Assim, a nota promissória tem valor legal no Brasil. Portanto, o não cumprimento do pagamento pode tornar a situação um pouco complicada já que o amigo pode recorrer à justiça para receber o dinheiro.
Para que serve a nota
Por outro lado, o principal motivo para o uso da nota promissória é a possibilidade de conseguir recursos de uma pessoa física ou jurídica sem grandes burocracias.
Entretanto, ela também usada em transações de compra e venda de produtos ou serviços. Para entender melhor como a nota promissória funciona neste contexto, imagine que você faça uma cirurgia, mas não possui todo dinheiro.
Então, é possível acertar com o profissional de saúde sobre o uso da nota, e na data combinada, seu pagamento devidamente registrado (com o comprovante de uma transferência, por exemplo) vai encerrar a obrigação.
Obviamente que o valor incluído na nota pode vir acrescido dos juros. E é justamente por isso que vale a pena saber como preencher uma promissória certo para não ter problemas em momentos de necessidade!
Principais dúvidas
Além de saber como preencher uma promissória e como funciona os processos de vantagens da nota conheça também mais dúvidas sobre o tema, como por exemplo:
1 – Quem deve ficar com a nota?
Primeiramente, a nota fica até a data de vencimento com o credor. Ela é devolvida ao emitente apenas no dia em que a dívida é quitada.
2 – O que acontece se eu não pagar ela?
Em resumo, o não pagamento da nota promissória gera cobrança judicial. Ou seja, uma situação complicada para qualquer um. Portanto, não deixe de conferir a sua receita e o prazo estipulado pelo credor.
3 – O que preciso para protestar uma nota promissória?
Por fim, é bem simples o protesto de uma nota promissória. Pois basta apresentar a via original no Serviço Central de Protestos de Títulos (SCPT) da sua cidade.
Confira: