Carregando...

Publicidade

Como Sustar um Cheque: Veja o que Significa esse Processo!

Anúncios

A princípio, saber detalhes de como funciona para sustar um cheque e todas as vantagens que esse processo oferece para o cliente é muito importante.

Isso porque o processo de como funciona sustar um cheque não é tão comentado, mas tem uma grande importância pelo fato que facilita a vida de pessoas que precisam fazer isso e não sabe as vantagens que oferece. Então, ainda nesse artigo você saberá isso e muito mais!

Publicidade

Como Sustar um Cheque?

Afinal, como sustar um cheque e como funciona esse processo com muitas vantagens? Antes de qualquer coisa, o procedimento para sustar um cheque depende do banco.

Anúncios

Hoje em dia, os bancos autorizam a sustação provisória por telefone. Logo depois disso, o titular da conta confirmará a solicitação apresentando um pedido formal ao banco.

Mas é preciso informar o número do cheque, o que será verificado no canhoto do talão, por isso é importante preencher corretamente. Em caso de perda ou roubo do talão inteiro, é preciso contatar o banco para tentar descobrir os números. A melhor forma de fazer isso é entrando em contato com a Central de Atendimento.

No caso, o conselho é que você seja cauteloso com o uso do cheque e também com a sustação, pois é muito importante saber como funciona para sustar um cheque e suas vantagens antes de qualquer passo.

Anúncios

Assim, esse não será um procedimento leviano, que serve para todas as situações. Aprender como sustar um cheque é algo sério, pois o banco precisa colocar em seu sistema o motivo para o cancelamento. Então, lembre-se que usar provas ou apresentar motivos falsos pode ser considerado como crime.

Como funciona o cheque?

Por outro lado, além de saber como funciona para sustar um cheque, saber detalhes sobre o funcionamento de qualquer modelo em si, também tem grande importância no processo.

Em resumo, o cheque é uma ordem de transferência de depósito de uma pessoa a outra, e funciona como um contrato de pagamento, o qual dá o direito ao seu portador o recebimento da quantia indicada.

Se você recebeu um cheque, está autorizado a sacar o valor determinado na agência do emitente (quem emitiu o documento) ou depositá-lo em sua conta. Mas existem vários meios de pagamento hoje e o cheque é um deles, mesmo que um pouco ultrapassado.

Portanto, mesmo com tantas novidades no mercado financeiro, alguns brasileiros ainda possuem uma forte tradição no uso de cheques, visto que é possível fazer pagamentos à vista ou a prazo (pré-datados). Além de não necessitar de troco. Entretanto, antes de usa-lo, é preciso verificar quais empresas ainda o aceitam como forma de pagamento.

O que é sustar um cheque e em quais situações é permitido fazer?

Em contrapartida, além de saber todas as informações sobre como sustar um cheque, vale a pena entender também como funciona esse processo. Primeiramente, significa basicamente tornar inválido o documento emitido como forma de pagamento.

Anúncios

Ou seja, impedir ou anular a compensação do cheque emitido. Somente o emissor faz a sustação e geralmente é adotada por clientes em situações de roubos ou furtos da folha de cheque. E também quando há suspeita de fraude, desacordo comercial ou oposição ao pagamento.

No entanto, nestas situações, é direito do cliente emissor do cheque pedir junto ao banco responsável a sustação do cheque, e a financeira fará sem questionar os motivos de seu cliente ou limitar seus direitos.

cheque
Cheque (Foto: Reprodução)

Mas, os bancos são autorizados a cobrar tarifas pela sustação. Dessa forma, consulte as tarifas da sua agência bancária antes de executar a ação. Aliás, apenas em situações de furtos, roubos ou extravios, o BC exige a apresentação do B.O., e também libera o pagamento das taxas.

Assim, é importante ressaltar que o beneficiário do valor do cheque recorrerá à justiça para receber o valor anteriormente combinado e por isso vale a pena saber sobre como sustar um cheque e como funciona.

Anúncios

Como sustar um cheque – Cuidados!

Entretanto, antes de sustar um cheque, analise todas as variáveis possíveis e como funciona as vantagens, pois as consequências são maiores do que apenas a suspensão do pagamento. Assim como a inclusão do seu nome em cadastros de negativação de crédito.

Além disso, em casos de furtos ou roubos, faça a sustação e o boletim de ocorrência o quanto antes possível para evitar consequências maiores. No entanto, mesmo se a razão não for esta, é preciso alguns cuidados para não receber surpresas indesejáveis, como por exemplo:

  • Primeiramente, comunique por escrito a empresa que iria receber a quantia do cheque, e explique seus motivos;
  • Ingresse uma ação na justiça para desfazer o contrato;
  • Veja se os motivos pelos quais você pediu a sustação válidos;
  • Acompanhe o processo para garantir um desfecho positivo;
  • Enfim, em casos de desacordo comercial, é aconselhável o registro de provas a respeito do problema com o prestador de serviço, tais como testemunhas, e-mails ou fotos.

Aliás, ressalta-se que a sustação indevida de cheques não são impedida pelo banco, visto que o mesmo não tem como saber que trata-se de algo impróprio. Entretanto, o beneficiário pode recorrer à justiça, visto que é considerado uma ação ilegal.

Um cheque pode ser protestado?

Contudo, um dos pontos de aprender sobre como sustar um cheque e como funciona É completamente legal a solicitação de sustação. No entanto, é possível também fazer o protesto por parte do recebedor do cheque em situações de desacordo comercial. E com isto, o nome do emissor possivelmente inserido nos órgãos protetores de crédito.

Anúncios

Com o intuito de se prevenir antecipadamente, junte provas formalizadas do caso, tais como testemunhas, e-mails e fotos.

Conclusão

Por fim, vale a pena saber como funciona para sustar um cheque e conhecer suas vantagens? A princípio, com a introdução de novos meios de pagamento no mercado financeiro, o cheque está sendo cada vez menos usado. Entretanto, caso você precise usa-lo ou necessite sustá-lo, analise todos os fatores antes e tenha certeza dos seus motivos.

Confira:

// Dicas Financeiras

20 Frases de Motivação Financeira: Inspire-se e Tenha seus Objetivos Alcançados

Quer motivar seus projetos, planos e finanças? Selecionamos Frases de motivacionais com motivação para te fazer refletir sobre suas finanças. Suas finanças estão saindo como planejado? Você está conseguindo atingir seus objetivos? Se a resposta é “falta de motivação”, talvez o que te falta é um pouco mais estimulo é por isso que estamos aqui …

Como Sustar um Cheque: Veja o que Significa esse Processo! Leia mais »

CONTINUAR LENDO