Conhecer todos os detalhes sobre o empréstimo garantia de veículo para negativado, qual banco faz além do Itaú e todos os benefícios que ele oferece para seus clientes é muito importante antes de pedir o seu.
Isso porque o processo de saber mais sobre empréstimo garantia de veículo para negativado e de qual banco faz essa modalidade além do Itaú, que é referencia no mercado financeiro, abre várias questões na cabeça das pessoas.
Então, pensando em resolver isso, veja ainda nesse artigo informações sobre qual banco faz empréstimo garantia de veículo para negativado além do Itaú, como ele funciona e quais são suas vantagens. Boa leitura!
O que é o empréstimo garantia de veículo para negativado?
Afinal, como funciona o empréstimo garantia de veículo para negativado, qual banco faz esse crédito além do Itaú e quais suas vantagens? Antes de mais nada, o empréstimo com carro como garantia é um tipo de crédito que também é conhecido como refinanciamento de veículos do Itaú.
Sendo assim, nessa modalidade, você pega um crédito e oferece o seu carro como garantia de pagamento. Como o risco de inadimplência é bem pequeno, os bancos conseguem oferecer taxas de juros bem abaixo do mercado, principalmente quando comparamos com o empréstimo pessoal. E por isso é bom saber de qual banco faz empréstimo garantia de veículo para negativado além do Itaú antes de sair por ai aceitando qualquer coisa.
Aliás, o valor total do crédito é calculado com base no valor do seu carro. Dependendo de alguns critérios como marca e tempo de uso, os empréstimos podem variar de 50% a 90% do valor do veículo.
Além disso, é bom ressaltar que o carro deve estar no nome do cliente e ser quitado. Com isso, caso você seja casado(a) e queira contratar um crédito oferecendo o seu carro como garantia, este não poderá estar registrado no nome do seu cônjuge.
Como funciona esse empréstimo?
Por outro lado, é muito importante que saiba como funciona o empréstimo garantia de veículo de fato antes de pedir o seu e também qual banco faz essa modalidade como é com o seguro de carro do Bradesco.
Em resumo, a partir do momento em que o bem é oferecido como forma de garantia, o banco tem mais confiança no cliente e, por este motivo, os juros tendem a reduzidos. Entretanto, ainda assim o score de crédito pode ter influência não só na questão dos juros, mas principalmente na decisão de conceder ou não o crédito.
No entanto, embora tenha a garantia do carro, a comprovação de renda do cliente também costuma ser pedida. Mas fique tranquilo, pois, usar o carro como garantia de empréstimo é mais acessível e, como já foi dito, mesmo com o nome sujo tem grandes chances de aprovação.
No entanto, obviamente, não é apenas o perfil do cliente que será avaliado. As financeiras também avaliam o veículo oferecido por meio de uma vistoria, que considera os seguintes fatores:
- Ano de fabricação;
- Quilometragem;
- Estado de conservação;
- Valor de mercado.
Com isso, quanto mais novo e bem conservado for o seu carro, maior será o valor do empréstimo e menores serão as taxas de juros. Ou seja, quanto mais velho e pouco conservado for o carro, menor será o valor emprestado e maiores serão os juros.
Quais carros são aceitos como garantia no empréstimo?
Logo depois de entender mais sobre como é o empréstimo garantia de veículo para negativado é bom que saiba também quais são os modelos de carros são liberados. A princípio, depende da política de crédito da empresa.
Em geral, são aceitos carros com no máximo 15 anos a partir da data de fabricação. Em relação aos modelos e marcas, não tem muitas restrições. Contudo, é sempre importante verificar antes com a financeira se o seu veículo é contemplado nas exigências.
Mas vale lembrar que alguns bancos também aceitam moto no empréstimo com garantia de veículo, como é o caso da Creditas que possui muitas vantagens que compensa conhecer antes de pedir o seu.
Como pedir o seu?
Antes de qualquer coisa, o passo a passo de como pedir depende dos processos de cada banco. No entanto, em geral, funciona da seguinte forma:
- Primeiramente, acesse o site do banco, como no site oficial do Itaú;
- Selecione a opção de empréstimo com veículo de garantia;
- Faça uma simulação informando seus dados pessoais e os dados do veículo;
- Prossiga com a solicitação, caso tenha gostado da proposta apresentada;
- Envie a documentação solicitada;
- Enfim, espera a análise de crédito e a aprovação.
O que acontece com o carro após a aprovação do empréstimo?
Antes de mais nada, se a sua solicitação de crédito aprovada, o seu carro entra em um processo de alienação fiduciária. Ou seja, ele continua sendo seu. Mas não vendido enquanto o empréstimo não for quitado.
No entanto, caso o empréstimo não seja pago, a Financeira que concedeu o empréstimo tomará o carro, entrando com uma ação de busca e apreensão. Por essa razão, é preciso avaliar com cautela tanto a sua necessidade em relação ao veículo.
Quanto a sua capacidade de pagamento das prestações do empréstimo. Se o seu carro é sua ferramenta de trabalho no caso de motoristas de app, por exemplo, talvez não seja uma boa alternativa oferecê-lo como garantia de empréstimo.
Afinal, vale a pena fazer empréstimo garantia de carro?
Por fim, será que vale a pena investir no empréstimo garantia de veículo? Sim e muito. Isso porque é uma boa opção para quem precisa de um crédito com valores mais altos e pretende pagar juros mais baixos por ele.
Mas, é bom ter um bom planejamento financeiro para que as parcelas sejam devidamente pagas. Afinal, corre-se o risco de perder o bem. Então, nossa dica é que você avalie bem a necessidade do empréstimo, simule muitos cenários com várias financeiras e analise o seu orçamento pessoal.
Sendo assim, a partir disso, veja se tem condições de arcar com os valores das parcelas e só então parta para a contratação do crédito. Mesmo que você esteja precisando de um empréstimo urgente, é bom tirar um tempinho para fazer essas avaliações.
Confira: