Ei, você vive se perguntando “como organizar as minhas finanças pessoais”? Então hoje é o seu dia de sorte, porque nós te trouxemos a solução! Até mesmo aplicativos de finanças estão inclusos por aqui, então continue com a gente!
Afinal, saber como organizar as finanças pode parecer um pouco difícil no começo, mas com os métodos certos as coisas ficam bem mais simples, não é mesmo? É sobre isso que iremos falar hoje. Vamos lá!
Como organizar minhas finanças?
Sim, parece desafiador lidar com tantas informações sobre as nossas finanças. Sem falar que é um detalhe muito importante nas nossas vidas, e é exatamente por isso que nós devemos ficar atentos, não é mesmo?
Contudo, hoje nós separamos algumas dicas que você poderá seguir para melhorar o seu relacionamento com as suas finanças.
Mentalidade: o primeiro passo para organizar as finanças
Antes de tudo, é importante dizer que não adianta seguir planilhas e baixar aplicativos se ainda somos muito tentados a gastar por impulso. Por isso é muito importante se educar financeiramente para evitar gastos por impulso e de forma compulsiva.
Dessa forma, nunca se esqueça desta dica especial: sempre gaste menos do que você ganha. É muito importante levar uma vida um degrau abaixo daquilo que recebemos no nosso salário, porque assim nos preparamos para os imprevistos.
Quantas vezes você não se pegou “duro” no fim do mês e de repente surgiu algum evento importante? Nessas horas, a chance de entrar em dívidas ou simplesmente se dar muito mal por não conseguir resolver os problemas são grandes.
Outro detalhe que pode levar muitas pessoas a comprar de forma compulsiva, ou seja, comprar muito sem pensar duas vezes, é o uso excessivo do cartão de crédito.
Calma, o cartão de crédito não é um vilão! Mas nas mãos erradas pode ser uma arma perigosa. Com ele é possível gastar por impulso e ainda mais do que se ganha, resultando em dívidas muito complicadas depois.
Por isso, opte por usar o seu cartão apenas para emergências e prefira pagar à vista.
Para deixar a ideia ainda mais prática, veja só a próxima dica:
Classificar os gastos e ter prioridades
Certo, agora que você já sabe da importância de gastar menos do que tem para garantir um dinheirinho no final do mês, além de evitar gastar por impulso, como fazer isso na prática?
Além do esforço que muitas pessoas precisam fazer para não gastar de forma descontrolada, é muito importante definir o que você vai gastar antes de gastar.
Dessa forma, as informações ficam menos vagas e você vai conseguir visualizar exatamente o que realmente precisa gastar naquele mês. Sendo assim, você pode dividir os seus gastos em indispensáveis, importantes e dispensáveis.
Os indispensáveis seriam as contas que todos temos que pagar. Sem elas seria difícil sobreviver ao nosso mundo moderno, não é mesmo? Então planeje aquilo que você realmente não pode ficar sem até mesmo para não se dar mal depois.
Os importantes podem ser vistos como aqueles gastos que nós conseguimos ficar sem, mas ainda assim nos ajudam muito no dia a dia. Eles irão depender de realidade para realidade, mas nós podemos colocar em segundo plano alguma assinatura, clube, quem sabe?
Os indispensáveis são aqueles que você talvez precise evitar. Geralmente são as compras por impulso, como doces todos os dias, muitas roupas que talvez nem sejam usadas e assim por diante.
Para que isso fique mais fácil, você poderá classificar os seus gastos em alguns lugares. E é aí que entra a nossa terceira dica de como organizar as finanças:
Organizar os gastos em uma planilha
Para facilitar ainda mais a sua vida, você poderá optar por algumas dessas opções para organizar suas finanças pessoais:
Planilha do Excel
O Excel é por si só uma ferramenta de organização muito boa. Se você tem afinidade com ele, pode ser a melhor opção. Contudo, ele pode parecer um pouco complexo para algumas pessoas. Mas não seja por isso! Ainda existem várias opções.
Notion
Recentemente o Notion, um site e aplicativo de anotações e organização, se tornou o queridinho de muita gente. E não é para menos, é possível colocar a vida toda dentro dele!
Por lá você pode organizar suas finanças inserindo uma tabela com todos os gastos que teve. Caso ele pareça complicado, existem alguns vídeos que podem ser encontrados na internet para te ajudar a lidar com ele. O seu lado positivo é que existem várias possibilidades dentro dele, então você não precisa se limitar a planilhas!
Planner
Se você é mais tradicional e gosta de usar papel e caneta, um caderninho de anotações ou planner podem ser uma boa alternativa.
Um planner geralmente já vem montado, mas se você gosta de usar a sua criatividade na hora de montar as suas planilhas, um caderno de anotações é uma ótima pedida.
Aplicativos de finanças
Se você gosta de ter tudo na palma da mão, um aplicativo de celular certamente irá te ajudar a organizar suas finanças. Hoje em dia existem várias opções de aplicativos de finanças nas lojas de apps e nós vamos selecionar os melhores aqui!
Mobills
No app de finanças Mobills você ficará sempre atualizado das suas movimentações. É um aplicativo muito completo e intuitivo.
Você coloca os seus ganhos e gastos, podendo inclusive separar os seus gastos em categorias. Dessa forma, o aplicativo Mobills deixará claro como está indo as suas finanças, se você gastou mais do que podia e quais foram os seus principais gastos.
Além disso, você poderá criar um objetivo como sair das dívidas ou começar a investir e contar com a ajuda do Mobills para alcançá-lo. Realmente, é uma das opções mais populares para quem deseja organizar finanças pessoais.
Gorila
Assim como o Mobills, o aplicativo de finanças Gorila surgiu para facilitar a vida de quem está por aqui se perguntando “como organizar minhas finanças pessoais”
Nele você também encontrará planilhas e gráficos separados por categorias. Além disso, ficará sempre atualizado sobre investimentos, preços médios de ações e muito mais!
Minhas economias
Outra dica é o app Minhas Economias, sendo muito popular e amado por quem usa para organizar finanças. Ele é simples e funciona de forma semelhante aos demais. Você pode colocar as suas metas e acompanhar a evolução dos seus gastos.
Planejamento e investimentos para organizar a vida financeira
Para terminarmos com chave de ouro: não se esqueça de planejar o seu futuro. Pode ser chato para alguns, mas é necessário. Dessa forma você conseguirá organizar as finanças pessoais muito melhor!
E sim, imprevistos acontecem e às vezes os nossos planos não saem exatamente como a gente queria, mas é assim mesmo.
O mais importante é colocar um objetivo a ser seguido e separá-lo em partes, das mais simples e de curto prazo até as mais difíceis e de longo prazo. Assim você consegue enxergar o seu progresso e ver se está no caminho certo ou não.
Para lidar com o futuro, é sempre bom separarmos um dinheirinho. Por isso, se você tiver condições, invista! Hoje em dia existem vários aplicativos e até mesmo bancos que permitem investimentos a partir de R$ 1,00.
Fazer as finanças pessoais renderem é muito importante para sempre ter um dinheiro a mais para o futuro, que é tão incerto. Pense nisso!
Leia mais: