Carregando

Publicidade

O que é Empréstimo sobre RMC: Veja Como Funciona e Vantagens!

Publicidade

Aprender mais sobre o que é empréstimo sobre RMC e entender qual a importância dele é muito importante, ainda mais se isso significa para o cliente se compensa ou não o investimento para consignado.

Ou seja, se também quer saber o que é empréstimo sobre RMC, o que significa, qual a importância dele, vantagens e desvantagens, fique até o final desse artigo e aproveite cada detalhe que mencionaremos. Boa leitura!

Publicidade

O que é empréstimo sobre RMC e o que significa?

Afinal, o que é empréstimo sobre RMC e o que significa a sigla em si? Antes de mais nada, no empréstimo consignado, o valor das parcelas é descontado na hora pela folha de salário ou benefício do INSS. Dessa forma, o cliente não tem a preocupação de pagamento.

Publicidade

Em resumo, a sigla RMC significa Reserva de Margem Consignável. Ela pode aparecer na rubrica “Empréstimo sobre a RMC”, que vem justificando um valor que está sendo cobrado do seu salário ou benefício do INSS.

Taxas RMC
Taxas RMC: Como Funciona esse Crédito? (Foto: Reprodução)

Pois, esses pequenos descontos na maioria das vezes não deveriam estar sendo cobrados. Dessa forma, o que é empréstimo sobre RMC e o que significa é um valor que está sendo descontado do pedido de crédito consignado.

Pra que serve a empréstimo RMC?

Por outro lado, a Reserva de Margem Consignável (RMC) é usada para que o cliente do empréstimo consignável tenha uma porcentagem de valor que usada em um cartão de crédito consignável.

A Margem para uma possível contratação de cartão é de 5%, dessa forma os indivíduos contratantes do empréstimo não usam mais do que 35% da sua renda para a contratação do crédito. Sendo então:

Publicidade

  • 30% para o empréstimo consignado;
  • 5% para o cartão de crédito consignado;

Contudo, o valor da RMC só pode ser cobrado do cidadão quando ele pede o cartão de crédito.

Como funciona um empréstimo sobre a RMC?

Além de entender o que é empréstimo sobre RMC e o que significa esse processo, é bom que saiba mais detalhes sobre seu funcionamento também. Em resumo, o crédito de reserva de margem consignável é um direito dos beneficiários do INSS, cujo os bancos podem identificar e conceder no formato de um cartão de crédito. Assim como acontece com empréstimo para beneficiário do INSS ou até mesmo quando fazer prova de vida do Inss.

Não é necessária a anuência explícita do cliente para isso, o que faz com as financeiras simplesmente colocam o serviço na lista de produtos do cliente e façam cobranças mensais.

Publicidade

Além disso, o banco também oferece empréstimo sobre a RMC, e por ter esse nome pode confundir o cliente que acredita estar fazendo a aquisição de um crédito consignado padrão.

Publicidade

Assim, o grande problema é que as cobranças do crédito sobre a reserva de margem consignável pegam até 5% do benefício mensal descontados direto na fonte e não tem limite pré-definido de parcelas.

Publicidade

Ou seja, estamos falando de um empréstimo com taxas de juros absurdas que podem perdurar por muito tempo, principalmente para clientes desavisados.

Será que a cobrança da RMC é uma conduta legalizada?

A princípio, apesar da má conduta de algumas financeiras a prática em si não é ilegal. Isso porque o que não é permitido é atribuir serviços a conta de clientes de forma não transparente. Ou seja, os bancos deveriam informar sobre esse tipo de ação de forma clara.

Na prática sabemos que não acontece como deveria, e muitas vezes o empréstimo sobre a RMC é ofertado como um benefício do banco que vai disponibilizar um cartão de crédito caso o cliente queira usar.

Publicidade

Mas como comentamos acima, o banco pode cobrar o valor da fatura mínima deste cartão, mesmo sem o dono usá-lo ou mesmo desbloqueá-lo.

Como identificar a cobrança?

Primeiramente, a primeira coisa é ficar de olho nos contracheques e extratos do banco, pois o valor é de até 5% do benefício, mas pode começar com cifras baixas, que passa despercebidas ou serem confundidas com outras taxas corriqueiras. O beneficiário pode identificar essas cobranças dependendo da origem do benefício ao entender o que é empréstimo sobre RMC, como por exemplo:

1 – Beneficiário do INSS

Aposentado e pensionista do INSS já pode conferir o seu extrato de pagamentos através do app Meu INSS (Android ou iOS). Na aba extrato, basta procurar o tempo “reserva de margem consignável”.

2 – Servidor público federal (SIAPE)

O servidor público federal pode fazer a consulta direta pelo site ou app SouGov.br e em auto atendimento, selecionar a aba consignação. Se encontrar valores disponíveis é porque a função RMC está ativa.

Como cancelar? – O que é empréstimo sobre RMC

Além disso, para cancelar a cobrança indevida ao entender o que é empréstimo sobre RMC e o que significa, o primeiro passo é identificá-la, como mostramos acima, e na sequência documentar a ilegalidade, recolhendo extratos onde consta a cobrança.

Então, se provada que a cobrança foi errada, você pede o cancelamento das parcelas vindouras e inclusive conseguir reembolso pelas já cobradas. Mas infelizmente tem uma área cinza nesse caso, pois muitas financeiras induzem o cliente a autorizar o empréstimo sobre a RMC.

Nesse caso é possível solicitar o cancelamento das parcelas vindouras, mas é difícil conseguir reembolso. É importante não ter débitos em aberto para solicitar esse cancelamento.

Conclusão

Por último, as financeiras tradicionais agem segundo os próprios interesses e se aproveitam da ingenuidade dos clientes, que desconhecem os processos. E justamente por isso é muito importante que o cliente saiba o que é empréstimo sobre RMC e como ele funciona para saber exatamente o que fazer.

Por isso é importante ter assessoria financeira e apenas pedir empréstimos quando for uma opção viável dentro do orçamento. E sempre procurando as melhores opções do mercado financeiro que realmente supra suas necessidades como cliente.

Então, existem inúmeras opções para conseguir crédito hoje em dia, com taxas de juros bem mais atrativas e que podem ser solicitadas de forma 100% digital. Analise todas as informações que mencionamos e evite problemas com esse tipo de juros escolhendo a financeira certa.

Confira:

// BMG

Cartão de Crédito BMG Card Corinthians: Benefícios exclusivos

Faça uma conta digital BMG do Timão e aproveite para solicitar o cartão de crédito BMG Card Corinthians com múltipla função. Então, você é um torcedor do Corinthians e quer mais exclusividade no cartão de crédito? Aproveite a chance de ter um BMG Card do Timão. O Banco BMG desenvolveu cartões de crédito de times …

O que é Empréstimo sobre RMC: Veja Como Funciona e Vantagens! Leia mais »

CONTINUAR LENDO