Publicidade

O que é Sispag? Como funciona o sistema de pagamento em remessas?

Anúncios

O que é SISPAG? Resumindo, Sispag é um tipo de serviço fornecido pelo Banco Itaú com a finalidade de tornar mais ágil e dinâmico a ação de pagamentos a empresas e fornecedores. Entenda como verificar o extrato bancário desse tipo de depósito tanto fornecedores quanto empresas e conheça todas suas vantagens.

Além disso, entender melhor sobre o que é Sispag acaba sendo uma alternativa para conhecer esse novo sistema de pagamento que pequenas, médias e grandes empresa usam atualmente.

Publicidade

Então, se você também quer entender melhor sobre o que é o depósito/pagamento Sispag, acesso ao extrato do banco e benefícios para empresa nos acompanhe nosso artigo!

O que é Sispag e como funciona?

Afinal, como funciona o Sispag e quais as vantagens para a empresa que usa esse tipo de pagamento/depósito com outros fornecedores já com o extrato bancário em mãos?

Anúncios

Em resumo, a empresa que optar pelo meio de pagamento Sispag com seus fornecedores gera um arquivo de remessa com os dados dos títulos e instruções no extrato bancário com muitos benefícios.

O que é Sispag e como funciona
O que é Sispag e como funciona? (Foto: Reprodução)

Logo após a recepção do arquivo pelo banco, a empresa autoriza os pagamentos. Assim, para cada tipo de título, existe um conjunto de informações no ERPFlex.

// DESCUBRA
Descubra Qual é o Cartão Secreto
Descubra Qual é o Cartão Secreto
INTERNACIONAL 100% DIGITAL APROVAÇÃO FÁCIL

Clique abaixo e Descobrir Qual o Cartão Ideal para seu perfil.

Você permanecerá em nosso site*
DESCOBRIR O CARTÃO

O que é ERPFlex?

Contudo, como muitos não sabem o que é Sispag e todos os benefícios da empresa que faz pagamento/depósito nesse sistema, vale conhecer o ERPFlex.

A princípio, é um Sistema de Gestão Empresarial que roda na web e permite o controle das principais operações da sua empresa.

Ou seja, atendendo às áreas de compras, faturamento, estoque e financeiro de maneira totalmente integrada. Portanto, para facilitar ainda mais a gestão da empresa o sistema funciona também através de apps.

Anúncios

Como identificar depósito desconhecido na conta?

Por outro lado, caso você seja um fornecedor de alguma empresa e ainda não conhece o que é esse sistema de pagamento Sispag já com vantagens no extrato, fica difícil identificar os depósitos.

Portanto, a seguir, mostrarmos como agir ao receber algum deposito desconhecido na conta, sendo Sispag ou não, como por exemplo:

Recebi um depósito desconhecido sou obrigado um devolver?

Em resumo, independentemente do valor que cair na conta, se for muito ou pouco dinheiro, não é correto se apropriar da quantia caso saiba que não é para você.

Isso porque o código penal diz em seu artigo 168 que não se deve apropriar-se de coisa alheia móvel, mesmo que se tenha detenção ou posse, sendo crime por apropriação indébita.

Anúncios

Assim, se a transferência aconteceu por um erro do banco ou de outra pessoa, esse dinheiro não é usado de maneira alguma.

Mesmo que você não tenha culpa pela falha cometida, e mesmo que não perceba que gastou parte do dinheiro (em casos de pequenas quantias), você será responsabilizado perante à justiça.

Aliás, seguro o artigo 876 do Código Civil, que trata de pagamento indevido: “todo aquele que recebeu o que lhe não era devido fica obrigado a devolver”.

Anúncios

Portanto, é melhor investigar de onde veio esse depósito, principalmente de fornecedores com extrato bancário Sispag que tem muitas qualidades.

Então, comece perguntando aos seus amigos e parentes se alguém fez o depósito e esqueceu de avisar, e verifique na sua empresa se você recebeu algum bônus.

Mas se o dinheiro não for realmente seu, o melhor a se fazer é procurar o seu banco na hora, para identificar o depósito.

Anúncios

O que fazer para identificar o depósito desconhecido – o que é Sispag?

Entretanto, depois de procurar quem fez o depósito Sispag ou outros e não encontrou, procure o gerente da sua conta ou entre em contato com o seu banco digital e informe o acontecido.

Aliás, se o depósito feito por transferência bancária ele tem condições de descobrir o depositante a partir do CPF ou CNPJ.

Se não tiver nenhuma identificação, peça a ele um termo assinado constando que você procurou descobrir a origem do dinheiro, faça um boletim de ocorrência e leve esses documentos a um advogado.

Seguindo este procedimento, você evita receber um mandado judicial pedindo a devolução da quantia e fica seguro em relação a lavadores de dinheiro.

Como funciona o depósito/pagamento Sispag com Pix e quais seus benefícios

Contudo, antes do pagamento Sispag de fornecedores com muitas vantagens via PIX, vale a pena conhecer melhor as alterações necessárias no extrato bancário.

Em primeiro lugar, importante é solicitar ao banco layout com os seguimentos preparados para o uso do PIX.

Assim, é importante verificar em qual rotina foi desenvolvida seu CNAB atual. Pois apenas o CNAB Modelo 2 de 240 posições está adaptada para pagamentos com PIX.

Portanto, quem usa layout SISPAG e quer pagar com PIX, terá que passar a usar o CNAB modelo 2.

Aliás, quem usa CNAB cloud pode baixar o layout do banco Itaú já modificado. Entretanto, a TOTVS ofereceu novas funções para serem usadas nessa adequação do layout do CNAB, são elas:

  1. A princípio, com o parâmetro 1, a função retornará o Tipo de Chave PIX ativa para o fornecedor selecionado para pagamento com Sispag e suas vantagens, o que é importante;
  2. Já com o parâmetro 2, a função retornará a Chave PIX ativa para o fornecedor selecionado;
  3. Enfim, com o parâmetro 3, a função retornará se a transferência será através de conta corrente ou chave PIX.

O que é o CNAB e qual a relação com pagamento/depósito Sispag?

Afinal, o que é CNAB e quais as semelhanças em vantagens no pagamento Sispag de fornecedores e empresa com extrato bancário em mãos?

Primeiramente, a sigla CNAB significa “Centro Nacional de Automação Bancária”. Que criada pela FEBRABAN com o objetivo de agilizar a remessa e retorno de informações entre os clientes e os bancos.

Por outro lado, nos dias de hoje, o CNAB faz os envios de forma online, através de uma padronização de informações definida pela FEBRABAN, com colunas específicas para cada banco.

Além disso, uma das funcionalidades do CNAB manter o banco de dados das empresas (ERP) atualizados. Pois com ele as compensações de pagamento comunicadas automaticamente, diminuindo o trabalho operacional de ter que digitar cada documento para pagamento.

CNAB
CNAB (Foto: Reprodução)

Em contrapartida, o processo geralmente realizado pelo site do banco, no caso de boletos, você emite os seus boletos através de um arquivo de remessa ou a própria financeira emite, depois desse processo o seu cliente realiza o pagamento do boleto.

Logo depois do pagamento você verifica diariamente a compensação e se existem arquivos de retorno. Arquivos esse que usados no seu software financeiro para dar baixa nos boletos pagos.

Ou seja, com pagamento/depósito CNAB ou Sispag fornecedores e empresas possuem muitas vantagens, pois é tudo online, incluindo extrato bancário, o que é muito importante.

Recomendações sobre o processo

Por outro lado, existem algumas recomendações importantes sobre como funciona o pagamento Sispag entre empresas e fornecedores com extrato bancário e muitos benefícios, como por exemplo:

Fornecedores pagos com depósito em conta

Em primeiro lugar, no cadastro do fornecedor Sispag, na aba Financeiro, preencha com os dados da conta para depósito.

Com isso, o ERPFlex sempre irá sugerir esses dados para o Sispag do fornecedor, evitando a redigitação.

Pagamentos com códigos de barras

Entretanto, ao lançar a compra, na aba Pagamento, digite o código de barras ou use o leitor de código de barras para transcrevê-lo.

Portanto, o ERPFlex gravará essa informação e não será preciso preenchê-la no momento da geração do pagamento Sispag o que é uma grande vantagem, incluindo  a facilidade do extrato bancário.

Dúvidas frequentes

A seguir, veja 3 perguntas frequentes sobre recebimento de dinheiro com Sispag e mais informações sobre o depósito, como por exemplo:

1 – Quanto tempo leva para o dinheiro cair na conta?

Além disso, uma grande dúvida sobre depósitos em contas bancárias é sobre quanto tempo leva para o dinheiro cair na conta do fornecedor Sispag.

  • Em caso de depósito com envelope: antes das 16h00 o valor cai imediatamente (D+0) ou depois das 16h00 leva até um dia útil (D+1);
  • Depósito em cheque: antes das 16h00 o valor cai em 72 horas úteis (D+3) ou depois das 16h00 leva até 4 dias para cair.

2 – O que fazer quando faz um depósito e não sai o comprovante?

Conseguir o extrato bancário do pagamento/depósito de alguns fornecedores Sispag ou de outros meios é um problema.

A princípio, compareça à agência do depósito informando a data e hora efetuado o depósito. Isso pois a fim de que tenha providências necessárias para atendimento de sua demanda.

3 – Quanto tempo demora para cair um depósito?

Primeiramente, nos depósitos feitos na boca do caixa o prazo é mais curto:

Depósitos em dinheiro feitos no guichê de atendimento: o valor cai na conta imediatamente (D + 0);

Depósitos em cheque feitos no guichê de atendimento: até 72 horas úteis após a entrega do cheque (D + 3).

Logo depois de entender o que é o pagamento/depósito por empresas e fornecedores Sispag e conheceu as vantagens sobre o extrato bancário em remessas de boletos, fica a dúvida: Vale a pena investir nesse pagamento?

Sim, pois em casos de empresas grandes e com muitos fornecedores o ideal para se manter organizado é um sistema de pagamento de qualidade em remessas. Isso mantem a empresa sem dívidas e sem problemas.

Confira:

// Dicas Financeiras

Como localizar um caixa eletrônico do Banco 24 Horas?

Quem nunca precisou de um Banco 24 Horas fora do horário comercial, não sabe o desespero que é encontrar um. Pensando nisso que decidimos trazer para esse artigo maneira de localizar Banco 24 Horas longe ou mais perto de você, entender como funciona esse banco, o limite de saque disponível e descobrir quais os bancos …

O que é Sispag? Como funciona o sistema de pagamento em remessas? Leia mais »

CONTINUAR LENDO